PARA LEMBRAR |
A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani Tempesta, que foi assistido pelos bispos Gilberto Pastana de Imperatriz (MA) e Esmeraldo Farias de Santarém. Os bispos Erwin Kräutler de Altamira, Capistrano Francisco de Itaituba, e Vicente Zico, bispo emérito de Belém, também ajudaram na realização da cerimônia. Além de religiosos, autoridades políticas marcaram presença na missa de corpo presente: a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, o vice-governador Odair Corrêa, o deputado estadual Alexandre Von (PSDB) e vários vereadores.
O corpo de dom Lino Vommbomel será sepultado na mesma cripta dos ex-bispos de Santarém dom Tiago Ryan e dom Amando Bahlman. Dom Lino Vommbomel faleceu no inicio da tarde de segunda-feira, 6, após ter sido vítima de um ACV (Acidente Vascular Cerebral) no último sábado.
Pela manhã, o corpo do religioso percorreu em carreata, em cima de um carro
aberto do Corpo de Bombeiros, as principais ruas da cidade até o seminário São Pio X, onde residiu por vários anos de sua vida.
A governadora do estado, Ana Júlia Carepa, divulgou à imprensa uma nota de pesar em que exalta solidariedade ao povo de Santarém pela perda do religioso. 'Uno-me ao povo da diocese de Santarém que está entristecido com a morte de dom Lino Vombomel. A Igreja do Pará perde um homem simples e caridoso, sensível e amigo de todos. Que a obra deste grande bispo, que trabalhou mais de 20 anos em terras santarenas, seja continuada com esmero, coragem e dedicação', externou a nota.
Vindo de Teresópolis, Em Santa Catarina, Dom Lino foi bispo diocesano por 26 anos em Santarém. O religioso havia pedido sua aposentadoria por problemas de saúde. No último dia 22 de abril, Dom Lino passou a função ao seu sucessor, Dom Esmeraldo Barreto, que veio de Paulo Afonso na Bahia. Dom Lino nasceu em 24 de julho de 1934. Assumiu a profissão religiosa em 31 de dezembro de 1960. Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 15 de dezembro de 1962, em Petrópolis (RJ), e a ordenação episcopal, em agosto de 1981, em Santarém.
Segundo a Pastoral de Comunicação da diocese de Santarém, Dom Lino Vommmbomel foi durante o episcopado membro da Diretoria Nacional do Movimento de Educação de Base, assistente das Pastorais da Regional Norte 2: Pastoral dos Pescadores, bispo auxiliar de Santarém (1981) e coadjutor de Santarém (1983-1985). Antes disso, foi missionário da Pastoral Nipo-Brasileira, membro do Conselho da Província, Vice-Provincial (SP) e pároco de São Francisco (1968-1971). Formado em Teologia e Filosofia, fez especialização no Rio de Janeiro e em Tóquio, Japão.