19 dezembro, 2011

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO - PALÁCIO SÃO JOAQUIM

O Palácio São Joaquim ou Palácio da Mitra Arquiepiscopal, localizado na Rua da Glória 446, é um prédio em Estilo Eclético, construído em 1912, para ser a residência do  Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro: D. Joaquim Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque.
O terreno no qual foi erigido o Palácio São Joaquim havia sido antes local do palacete construído por Manuel Lopes Pereira Baía, Barão e Visconde de Meriti
Os bailes que nele dava o Visconde, que era sogro do Marquês de Abrantes, marcaram época nas crônicas do Segundo Império Brasileiro, sob o reinado de Dom Pedro II. Dom Pedro II e Dona Tereza Christina Maria costumavam freqüentá-los, após os festejos em louvor a Nossa Senhora da Glória, no dia 15 de agosto de cada ano. Foi num dos bailes nessa casa do Visconde de Meriti que pela primeira vez que  o SORVETE apareceu numa reunião familiar, servido no ano de 1835.
Ao final da missa solene e festiva de N. Sra. da Glória, suas Majestades, D. Pedro II e D. Tereza desciam a ladeira da Igreja da Glória, dirigindo-se ao palacete Meriti, bem perto da dita Igreja, para tomar parte nos esplendorosos bailes oferecidos pelo dono da mansão, o rico Visconde de Meriti.


ENTRADA PRINCIPAL DO PALÁCIO SÃO JOAQUIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário