30 novembro, 2011

OS PRINCIPES DA IGREJA PELO MUNDO

BARRETE CARDINALICIO


Um cardeal é um alto dignitário da Igreja Católica, que assiste o Papa em diversas competências. Os cardeais, agrupados no Colégio dos Cardeais, são também chamados de purpurados, pela cor vermelho-carmesim da sua indumentária. Eles são considerados, na diplomacia, como "príncipes da Igreja". A etimologia do termo cardeal encontra-se no latim cardo/cardinis, em português gonzo ou eixo, algo que gira, neste caso em torno do Papa
O número de cardeais eleitores é limitado a 120, mas não há limite para o total do Colégio de Cardeais, que tem 203. cardeais.
Os cardeais reunidos em consistório assistem o Papa nas suas decisões. Os consistórios podem ser:
  • ordinários: reúnem os cardeais presentes em Roma.
  • extraordinários: reúnem todos os cardeais.
Os cardeais podem ter responsabilidades na Cúria Romana, a administração da Igreja. Os cardeais da Cúria devem residir em Roma. Os cardeais com menos de oitenta anos são os eleitores para Papa (ver conclave sobre a eleição do Papa).
No dia 30 de abril de 2005, o recém-eleito Papa Bento XVI confirmou o Cardeal Sodano no cargo de Secretário de Estado e aprovou sua eleição a decano do Colégio Cardinalício, sendo elevado no título cardinalício da Sé Suburbicária de Ostia. No dia 15 de setembro de 2006, entregou o cargo de secretário de Estado do Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário