09 dezembro, 2011

BELÉM, MOMENTOS HISTÓRICOS DOM ORANI JOÃO TEMPESTA


No dia 13 de outubro de 2004, foi nomeado Arcebispo de Belém, no Estado do Pará,Brasil, onde tomou posse solenemente durante missa campal em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Graça, situada à Praça Frei Caetano Brandão no dia 8 de dezembro de  2004, na Solenidade da Imaculada Conceição.
Dom Orani recebeu o pálio, como Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, das mãos do Papa Bento XVI, no dia 29 de junho de 2005. Foi o único arcebispo que não entrou oficialmente na catedral metropolitana de Belém, e nem assentou em sua cátedra.
A cerimônia de ordenação do novo arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani Tempesta, começou cedo ontem. Às 7 horas, o cortejo saiu da “Residência dos Bispos”, à avenida Doutor Moraes, no bairro de Nazaré.

Durante o trajeto foram feitas várias homenagens. Em frente à Igreja da Trindade mais de 500 mil fogos foram queimados. A procissão percorreu as principais ruas do Centro de Belém. Dom Orani levou a imagem de Nossa Senhora de Belém, a padroeira da Arquidiocese, durante toda a procissão. 

Fiéis e autoridades da igreja e do Estado acompanharam o cortejo que foi guiado pela Banda da Vigia, a mais antiga do Estado. Durante o cortejo, dom Orani trocava palavras de afeto com dom Vicente Zico, que deixava o cargo. “Desejo que ele se sinta feliz servindo esta Igreja”, disse dom Zico. “Vou levar adiante a missão de dom Zico”, garantiu dom Orani. 

A ordenação de dom Orani durou mais de três horas e aconteceu num palco montado em frente à Igreja da Sé. Antes de começar, o novo arcebispo trocou a batina pela túnica. Em seguida, dom Zico passou o báculo (espécie de cajado) a dom Orani. O pergaminho assinado pelo papa João Paulo II foi lido. 
Depois de saudar os presentes, dom Orani recebeu um por um todos os padres presentes, que faziam questão de receber as bênçãos também de dom Zico. 

A cerimônia foi cercada de rituais. Em um deles, dom Orani recebeu doze cestas com flores e frutas, entre elas o açaí, trazido por representantes da comunidade. Em seguida, aconteceu o rito da coroação, quando o novo arcebispo recebeu a coroa das mãos de uma criança vestida de anjo e colocou-a sobre a cabeça de Nossa Senhora. 

A todo momento, dom Orani era aplaudido pelos presentes. O novo arcebispo metropolitano de Belém foi nomeado no dia 14 de outubro deste ano pelo papa João Paulo II e assumiu o lugar de dom Zico, que este ano, completou 75 anos, idade máxima para desempenhar a função de bispo, de acordo com o Código de Direito Canônico. Ele passa a ser bispo emérito da cidade. O novo arcebispo vai assumir uma arquidiocese composta por 83 paróquias localizadas em 29 municípios, com uma população estimada em 2.734.842 milhões de pessoas.

Depois da cerimônia, dom Orani recebeu os cumprimentos na Igreja de Santo Alexandre. Em seguida, os religiosos foram para um almoço na Barraca da Santa em homenagem ao novo arcebispo.


VEJA AGORA ALGUMAS FOTOS DO ARCEBISPO DOM ORANI JOÃO TEMPESTA, MUITO  AMANDO  E  BEM  QUISTO POR  TODA ARQUIDIOCESE DE  BELÉM  DO  PARÁ






Nenhum comentário:

Postar um comentário