Com uma missa campal realizada neste Sábado (21), as 18h, na Praça de Sant´Ana, onde reuniu centenas de pessoas, foi oficializada a Diocese de Óbidos, a mais nova diocese da Igreja Católica do Brasil, decisão tomada em novembro do ano passado, pelo Papa Bento XVI, ocasião em que nomeou seu primeiro bispo, dom frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM.
O movimento de pessoas na Praça de Sant´Ana começou por volta das 17h, tudo para presenciarem uma das mais importantes cerimônia religiosa do município nos últimos anos, que foi a elevação da Prelazia de Óbidos (desmembramento da prelazia de Santarém, a pedido de dom João Floriano Loewenau, em 10 de abril de 1957) em Diocese de Óbidos.
Durante a cerimônia foi lido o documento que instituiu a Diocese e dá todas as diretrizes relativas a nova entidade, e dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico, conferiu a elevação de Prelazia em Diocese de Óbidos.
Há mais de trinta anos o povo católico esperava por este momento, pois, segundo D. Bernardo já tinha
Dom Bernardo Bahlmann explicou que, sendo uma prelazia, a igreja estava ligada juridicamente à Ordem dos Franciscanos, responsáveis pela coordenação dos trabalhos lá realizados, e que esta emancipação é vista como um incentivo a mais pelos religiosos locais para continuar a evangelizar e anunciar a palavra de Deus, motivação que já se pode notar no lema da nova diocese: 'Uma Diocese Missionária no coração da Amazônia'.
Diocese de Óbidos
A nova Diocese de Óbidos está localizada na Região Oeste do Pará, no centro da Amazônia Brasileira, fazendo limite territorial com a Guiana Inglesa, Suriname, Roraima (RR) e Amazonas. Limita-se com as áreas diocesanas de Santarém, Roraima (RR), Parintins (AM) e Itacoatiara (AM). A Diocese herdará um território que tem uma extensão de 182 mil km², quase o tamanho do estado do Paraná. Sua população é de 250 mil habitantes, dos quais 80 % confessam a religião católica. Há sete municípios/paróquias - Óbidos, Alenquer, Curuá, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti – que atendem em torno de 600 comunidades. Neste vasto território, 22 padres - seis diocesanos incardinados, quatro padres Fidei-Donum de Juiz de Fora e da Alemanha, três franciscanos e nove missionários do Verbo Divino - e 18 religiosas franciscanas de três Congregações, além de 8 seminaristas -, garantem esta grande obra evangelizadora, conforme o lema da nova diocese: “Uma Diocese Missionária no coração da Amazônia”.
Além dos bispos, a presença missionária franciscana é forte nesta região, graças à Ordem dos Frades Menores, e às congregações como a do Verbo Divino, das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, das Franciscanas de Maristela; das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral e das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, que irão iniciar uma nova missão no dia 20 de novembro.
JULIO CESAR DE ALMEIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário