A Arquidiocese de São Luís do Maranhão (Archidioecesis Sancti Ludovici in Maragnano) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado do Maranhão. É a Sé Metropolitana da Província Eclesiástica de São Luís do Maranhão. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, na cidade de São Luís, no estado do Maranhão.
A atual arquidiocese iniciou como administração eclesiástica dependente da Prelazia de Pernambuco, constituída a 15 de julho de 1614, pela bula In super eminente militantis Ecclesiae do Papa Paulo V.
A Diocese de São Luís do Maranhão foi ereta pelo Papa Inocêncio XI, no dia 30 de agosto de 1677, por meio da bula Super universas orbis Ecclesias, como sufragânea do Patriarcado de Lisboa, abrangendo toda a Amazônia. No dia 11 de julho de 1679 tomou posse o primeiro bispo do Maranhão, Dom Gregório dos Anjos.
No dia 5 de junho de 1828 tornou-se, juntamente com a Diocese do Pará, sufragânea da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, por meio da bula Romanorum Pontificum vigilantia, de Leão XII. No dia 1º de maio de 1906, pela bula Sempiternum Humani Generis, de São Pio X, a Diocese do Pará é elevada a arcebispado. As dioceses do Amazonas, Piauí, Maranhão e Prelazia de Santarém deixam de ser sufragâneas da Arquidiocese de Salvador para serem da nova Arquidiocese de Belém do Pará.
No dia 2 de dezembro de 1921, por meio de decreto da Sagrada Congregação Consistorial, foi elevada a Arquidiocese e a 10 de fevereiro de 1922, pela bulaRationi congruit de Pio XI, a sede metropolitana.
SÉ EPISCOPAL DE SÃO LUIZ DO MARANHÃO |
DOM JOSE BELISARIO ARCEBISPO DE SÃO LUIZ - MARANHÃO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário