24 dezembro, 2011

FELIZ NATAL PARA TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

missa do galo - Papa preside este sábado Santa Missa da Noite de Natal

Cidade do Vaticano (RV) - Esta noite, às 22h locais (19h do horário brasileiro de verão), Bento XVI presidirá, na Basílica de São Pedro, a santa missa da noite de Natal, também chamada Missa do Galo.
A Rádio Vaticano transmitirá a celebração ao vivo, via-satélite, para todo o Brasil e demais países de língua portuguesa – cujas emissoras nos retransmitem –, a partir das 18h50 do horário brasileiro de verão.
Esta tarde, tarde de música e oração na Praça São Pedro, onde às 16h45 locais se realiza a cerimônia de inauguração do Presépio vaticano, uma tradição iniciada em 1982 por vontade de João Paulo II e confiada ao Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.
No ano da Beatificação de Karol Wojtyla, o Papa do "Totus Tuus", a grande Natividade, em seus quadros laterais, se inspira em particular na vida de Maria e em seu patrocínio sobre a Igreja nascente.


A cerimônia se conclui com uma oração conduzida pelo Vigário do Papa para o Estado da Cidade do Vaticano e Arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Angelo Comastri, e às 18h locais o Papa acenderá a luz da paz colocada na janela de seus aposentos – janela que dá para a Praça São Pedro.
A cerimônia da tarde na Praça São Pedro é acompanhada de uma homenagem musical intitulada "A clara estrela", oferecida pela orquestra popular do Auditorium Parque da música de Roma: mais de cem vozes, dentre as quais 60 de crianças, acompanhadas por instrumentos tradicionais da Itália e do mundo numa resenha de melodias populares natalinas. (RL).





FONTE DE INFORMAÇÃO:


23 dezembro, 2011

Papa faz balanço dos eventos de 2011

O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta quinta-feira, na Sala Clementina, os Cardeais e membros da Cúria Romana para as felicitações de Natal.  Fazendo um balanço dos principais eventos que marcaram a vida da Igreja neste ano de 2011, Bento XVI escolheu uma única temática que, segundo ele, expressa o verdadeiro desafio que a Igreja é chamada a enfrentar hoje e também no futuro: a evangelização. Como anunciar hoje o Evangelho? Como pode a fé, enquanto força viva e vital, tornar-se realidade hoje?

Os fiéis, e não só eles, notam que as pessoas que frequentam regularmente a Igreja se tornam sempre mais idosas e o seu número diminui continuamente; há uma estagnação nas vocações ao sacerdócio; crescem o ceticismo e a descrença. Como, então, reverter essa tendência? 

Para o Pontífice, o cerne da crise da Igreja na Europa é a crise da fé. Se não encontrarmos uma resposta para esta crise, ou seja, se a fé não ganhar de novo vitalidade, tornando-se uma convicção profunda e uma força real graças ao encontro com Jesus Cristo, permanecerão ineficazes todas as tentativas para reanimá-la.

Neste sentido, afirmou o Papa, o encontro com a jubilosa paixão pela fé na África foi um grande encorajamento. "Lá não se sentia qualquer indício desta lassidão da fé, tão difusa entre nós, não havia nada deste tédio de ser cristão que se constata sempre no meio de nós. Apesar de todos os problemas, de todos os sofrimentos e penas que existem, sem dúvida, precisamente na África, sempre se palpava a alegria de ser cristão, de pertencer à Igreja". 

Um remédio contra a lassidão do crer, segundo Bento XVI, foi a experiência da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, na Espanha, que ele definiu "magnífica". Um remédio que o Papa dividiu em cinco "doses". 

Em primeiro lugar, nesses eventos, há uma nova experiência da catolicidade, da universalidade da Igreja. Falamos línguas diferentes e possuímos costumes de vida diversos e formas culturais diversas; e no entanto nos sentimos imediatamente unidos como uma grande família. 

Em segundo lugar, a Jornada favorece um novo modo de ser homem, de ser cristão, através do voluntariado. Cerca de 20 mil jovens fizeram o bem simplesmente porque é bom fazer o bem, é bom servir os outros. "É preciso apenas ousar o salto", afirmou o Papa. 

O mesmo comportamento Bento também encontrou na África, por exemplo nas Irmãs de Madre Teresa que se prodigalizam pelas crianças abandonadas, doentes, pobres e atribuladas, sem se importarem consigo mesmas, tornando-se, precisamente assim, interiormente ricas e livres. Este é o comportamento propriamente cristão. 

O terceiro elemento que faz parte das Jornadas Mundiais da Juventude é a adoração. Em Cristo ressuscitado, está presente Deus feito homem, que sofreu por nós porque nos ama. "Entramos nesta certeza do amor corpóreo de Deus por nós, e fazemo-lo amando com Ele. Isto é adoração. E só assim posso celebrar convenientemente a Eucaristia e receber devidamente o Corpo do Senhor." 

Outro elemento importante das Jornadas Mundiais da Juventude é a presença do sacramento da Penitência. Deste modo, reconhecemos que necessitamos continuamente de perdão e que perdão significa responsabilidade. 

Por fim, outra característica das Jornadas é a alegria, que brota da certeza de ser amado por Deus. Só a fé me dá esta certeza: É bom que eu exista; é bom existir como pessoa humana, mesmo em tempos difíceis. A fé nos faz felizes a partir de dentro. "Esta é uma das maravilhosas experiências das Jornadas Mundiais da Juventude."

O Papa então se dirigiu aos seus colaboradores da Cúria: "Queria agradecer do íntimo do coração a todos vocês pelo apoio que prestam para levar adiante a missão que o Senhor nos confiou como testemunhas da sua verdade, e desejo a todos vocês a alegria que Deus nos quis dar na encarnação do seu Filho. Um santo Natal!".
 
fonte de informação:

Dom Fernando Saburido divulga carta-convite para o Dia Mundial dos Enfermos 2012


Através de uma carta assinada pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido, que é bispo referencial da Pastoral da Saúde do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e por Vandson Holanda, coordenador regional da entidade, o Regional Nordeste 2 inicia os preparativos para o 20º Dia Mundial dos Enfermos, que acontecer no próximo dia 11 de fevereiro.
No texto da carta, dom Fernando e Vandson convidam todas as dioceses, paróquias e organizações da saúde da região a realizar atividades nas comunidades e hospitais tendo a preocupação com o doente em destaque. “Será uma grande oportunidade para refletirmos a atenção dada aos nossos irmãos fragilizados. Aquele que está enfermo deve estar no centro da nossa atenção para que nenhum deles se sinta esquecido ou marginalizado” completa texto.
Foi enviado às dioceses, paróquias e hospitais do regional, o cartaz que traz uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e espaço para as comunidades incluírem suas atividades locais. Apóiam a iniciativa a Santa Casa de Misericórdia de Recife e as Edições Paulinas.
Outras informações sobre o Dia Mundial do Enfermo 2012 podem ser conferidas nos sites: www.pastoraldasaudene2.org.br ou www.cnbbne2.org.br.
Dia Mundial dos Enfermos
A data foi instituída em 1992 pelo papa João Paulo II por ocasião da solenidade da Virgem de Lourdes. Para o papa “a pessoa doente, além de cuidados terapêuticos, deve receber também cuidados humanos que rompem a solidão e oferecem ao enfermo força para viver uma situação de grande dificuldade".
Confira na íntegra a mensagem de Natal de dom Fernando Saburido:
"Queridos irmãos e irmãs,
O Natal é a festa da Palavra. Nós, cristãos, acreditamos que uma Palavra revelou: o mundo está ‘grávido’ de Deus. O nascimento de Jesus é a manifestação desse mistério da presença divina na história. Atualmente, nossa sociedade está inflacionada por muitas palavras e imagens. Tende a tornar a comunicação uma mera publicidade comercial. Por isso, mais do que nunca, nós que cremos que a Palavra Divina se fez carne somos chamados/as a testemunhar a importância e a centralidade desta Palavra em nossas vidas e na nossa fé.
O mundo atual se debate em uma grave crise econômica, ética e cultural. Em vários países, setores da juventude têm ido às ruas e praças para pedir outra forma de organizar o mundo que não seja a partir do mercado e do lucro privado de minorias, ao custo do desemprego e do sofrimento de multidões. É uma situação de escuro, na qual não se vislumbra um futuro promissor. Como na noite do Êxodo bíblico da qual fala o livro da Sabedoria e a noite na qual nasceu Jesus em Belém, a Palavra de Deus pode ser luz e servir de orientação para que o mundo resolva seus conflitos no diálogo e no respeito ao direito de todos.
Hoje, o Natal vai além da sua importante dimensão religiosa. Serve também de ocasião para que as pessoas se confraternizem e expressem umas às outras o seu bem-querer. Isso é bom e humano. Mesmo como festejo popular e simplesmente civil, o Natal pode ser uma feliz ocasião de vivermos um encontro com as outras pessoas e isso está dentro do espírito da celebração. Afinal, damos presentes uns aos outros porque recebemos de Deus o primeiro e maior presente. Podemos viver essa troca de presentes e de cartões desejando feliz Natal sem ceder ao comercialismo que tenta fazer da festa mera ocasião de mais lucro e consumismo. O Natal pode ser uma excelente contribuição do cristianismo para toda a humanidade, se esta festa puder ser ocasião para se celebrar o diálogo e a amizade humana, sinais privilegiados de que, em cada pessoa humana, há uma dimensão divina.
Celebramos este Natal de 2011, às vésperas do início das comemorações do 50º aniversário do Concílio Vaticano II que trouxe à Igreja e ao mundo, como disse o papa João XXIII, um novo Pentecostes. Neste cinquentenário do Concílio, a nossa arquidiocese está vivendo um momento novo e fecundo. Os seis Vicariatos e as doze Comissões Arquidiocesanas de Pastoral estão elaborando para nossa Igreja particular um novo Plano de Pastoral que aplicará à nossa região as diretrizes pastorais da CNBB (DGAE) e nos ajudará a sermos cada vez mais uma Igreja discípula de Jesus e missionária, no testemunho do reino de Deus no mundo. O objetivo desse plano é assegurar que nossa palavra seja expressão da Palavra Divina que nos foi dada no Natal. O Plano de Pastoral deve fazer com que a nossa palavra seja, como diz o Evangelho, acompanhada pelos sinais concretos que realizamos (Cf. Mc 16, 20).
A encarnação de Jesus em nosso mundo aparecerá hoje se nos tornarmos, cada vez mais humanos e capazes de dialogar e de viver em comunhão. O mundo reconhecerá essa presença de Jesus no meio de nós se nossas vidas se tornarem sempre mais a serviço da humanidade. Assim, testemunharemos que, dentro de nós mesmos e nesse mundo que jaz na escuridão, há um presépio, no qual descansa não mais o menino Jesus e sim o Cristo ressuscitado, na forma dos rostos concretos das pessoas com as quais convivemos e que encontramos no hoje de nossas vidas.
Que a luz do amor divino rompa todas as escuridões, de nossos corações e das estruturas do mundo. Com este desejo imenso de viver o idioma do diálogo como cântico universal do Natal, saúdo de coração a todos os fiéis da nossa arquidiocese, a todos os irmãos e irmãs de outras Igrejas cristãs que, conosco celebram que o Verbo Divino se fez carne e a todas as pessoas de boa vontade.
A todos/as, desejo um Feliz Natal!"
fonte de informação:

Dom Severino Clasen deseja a todos um Natal abençoado

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Frei Severino Clasen, saúda todos os fieis e deseja a todos um Natal abençoado e espera que o ano vindouro, “seja de união e muita fé”. Na carta, dom Severino ressalta o real sentido do Natal e a “mágica noite em Belém”, aonde o Menino Jesus nasceu.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Severino Clasen:
É Natal,
A salvação nasce dentro de um lar!
Feliz e Santo Natal ao Povo de Deus em todo o Brasil!
Pastores de Belém foram surpreendidos por uma mensagem celeste anunciando que nascera o salvador da humanidade. Anjos cantando, estrelas no céu brilhando nos olhos daquela gente humilde e simples, que ficaram tomados de admiração, pois, a humanidade foi envolvida pela glória do Senhor, nosso Deus.
Já se passaram mais de dois mil anos e a humanidade deseja celebrar a festa do nascimento do Menino de Belém. As cidades estão enfeitadas, o poder público e privado enfeitam as ruas, praças e cidades. Agitações dentro dos lares para dar um tom novo e diferente do cotidiano.
As pessoas se programam para compras, festas, passeios e comemorações. Até parece um novo tempo, tudo parece resolvido! Vivemos “novos céus e nova terra”. Os ateus se unem aos crentes, os corruptos se aproximam dos inocentes, os autores de projetos que caçam os símbolos religiosos nas repartições públicas encenam conversão. Todos se tornaram cristãos? Os defensores da cultura da morte, que insistem em legislar o aborto, fazem uma trégua e admiram o menino recém-nascido, festejando a vida que nasceu. Talvez o fato do menino ter sido deitado sobre as palhas, numa estrebaria, seria muito insignificante para abortar. Parece que os problemas da humanidade estão resolvidos. Nos departamentos onde se defendem projetos que destroem a natureza e roubam o direito de tantos cidadãos viverem com dignidade, distribuem presentes, oferecem jantares e divertem-se de papai Noel. O natal está fazendo milagres? Resplandece a caricatura de um novo céu e uma nova terra. Mais uma mentirinha no natal do Senhor, jantares, saudações, almoços, trocas de presentes. Continua o mistério!
O nascimento do Menino continua secreto. Aonde ele vai nascer? Aonde encontrá-Lo? O mundo todo festeja, sem saber quem é o festejado, porque não importa saber quem é de fato o Menino Deus. Mas, onde ele está? Continua secreto, escondido, ausente, distante, misterioso. Falta mais um decreto, proibir festejar o Natal, pois o nosso Estado é um Estado laico... Vejam como o Menino “continua secreto,” anos luz” de distância de tantos lares.
Que impacto provocar para que o Menino seja reconhecido e anunciado? Ele não vem de família rica. Ele não faz shows, nem sensibiliza a grande imprensa, não dá lucro e nem agita as massas. Ele continua secreto, pois é contra a infidelidade, contra a droga, contra a promiscuidade, contra a libertinagem, contra o egoísmo, contra a corrupção, contra a falsidade, contra a concentração do lucro e contra a religião de consumo. Como está difícil de encontrar o Menino que continua secreto e quer se apresentar na noite de natal.
Perguntamo-nos: somos capazes de repensar à busca do sentido do natal como aconteceu naquela noite estupenda em Belém, que agitou os pastores, gente humilde e simples? Sim, podemos celebrar o natal do Senhor.
Tantos cristãos ocupados com as coisas de Deus, anunciando um novo mundo, edificando a paz e a justiça, leigos e leigas testemunhando um amor fiel a Nosso Senhor, movimentos, associações de leigos, pastorais, comunidades de vida, as CEBs, grupos de reflexão, círculos Bíblicos, grupos de novenas, os Conselhos de Leigos espalhados neste imenso Brasil, enfim, leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, missionários, sacerdotes e bispos. Todos se ocupando com a evangelização celebram o verdadeiro Natal do Senhor. Isso nos encoraja para que os dias festivos se estendam o máximo possível para experimentarmos por uns bons instantes a verdadeira paz que o Natal nos proporciona. Descobrimos que o Menino se instala dentro do nosso coração quando estivermos cobertos pela justiça e pela paz verdadeira. Esse é o Natal desejado para todos os cristãos de boa vontade.
Como Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, quero desejar a todos os cristãos um “Feliz e Santo Natal”! Ao mesmo tempo pedir coragem, empenho, constância para que o Laicato se firme como uma força enorme na evangelização da Igreja no Brasil.
Bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas sintam-se todos abraçados e juntamente com os leigos, sujeitos da Evangelização, somar forças para implantar o Reino de Deus em nossa Pátria amada. Que no ano de 2012, ano da Fé, unamo-nos cada vez mais para acolhermos a todos na nossa querida Igreja Católica Apostólica Romana. Que todos os batizados, inspirados pelo Espírito Santo, cada um na sua função, na sua missão e no modo próprio de ser Igreja, seja um elemento forte na divulgação do Evangelho de Jesus Cristo. Que Maria, a Mãe do Menino Deus, com sua ternura de mãe, nos aponte o caminho para seguirmos Jesus Cristo.
Fraternalmente,

domseverinoclasencacador
Dom Frei Severino Clasen
Bispo de Caçador e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato

fonte de informação:

O SANTO DO DIA 23 DE DEZEMBRO

23 de Dezembro

São João Câncio

São João Câncio
João nasceu em Kety, na diocese de Cracóvia, Polônia, em 1390; estudou na Cracóvia e foi ordenado sacerdote. Durante muitos anos foi professor da Universidade de Cracóvia; depois foi pároco de Ilkus. À fé que ensinava uniu grandes virtudes, sobretudo a piedade e a caridade para com o próximo, tornando-se um modelo insigne para seus colegas e discípulos.

Enquanto nas regiões vizinhas pululavam as heresias e os cismas, o bem-aventurado João ensinava na Universidade de Cracóvia a doutrina haurida da mais pura fonte, e explicava ao povo com muito empenho, em seus sermões, o caminho da santidade, confirmando a pregação com o exemplo da sua humildade, castidade, misericórdia, penitência e todas as outras virtudes próprias de um santo sacerdote e de um zeloso ministro do Senhor. Ao longo do dia, uma vez cumprido o seu dever de ensinar, dirigia-se diretamente à igreja, onde durante muito tempo se entregava à oração e à contemplação diante de Cristo na Eucaristia.

Tanto nas pequenas como nas grandes adversidades, João teve sempre em mente algo de bem superior ao prestígio, à carreira e ao bem-estar materiais: "Mais para o alto!" repetia sempre. Em todas as circunstâncias, só tinha Deus no seu coração, só tinha Deus na sua boca. 

FONTE DE INFORMAÇÃO:



21 dezembro, 2011

Dom Jaime Lucas Ortega y Alamino



Dom Jaime Lucas Ortega y Alamino (Jagüey Grande18 de outubro de 1936) é um cardeal cubano, arcebispo de San Cristóbal de la Habana desde 21 de novembro de 1981.
Recebeu a ordenação presbiteral no dia 2 de agosto de 1964, pelas mãos de Dom José Maximino Eusebio Domínguez y Rodríguez. Foi ordenado bispo no dia 14 de janeiro de 1979, pelas mãos de Dom Mario Tagliaferri, Dom Francisco Ricardo Oves Fernández e Dom José Maximino Eusebio Domínguez y Rodríguez.
Foi criado cardeal no consistório de 26 de novembro de 1994, presidido por João Paulo II, recebendo o título de Cardeal Presbítero dos Santos Aquila e Priscila.

FONTE DE INFORMAÇÕES:

O SANTO DO DIA 21 DE DEZEMBRO

21 de Dezembro

São Pedro Canísio

São Pedro Canísio
São Pedro Canísio nasceu em Nimega, atual Holanda, mas então parte da Alemanha naquele tempo. Isto no ano de 1521. Canísio é a latinização de Kanijs. Seu pai foi prefeito de Nimega e encaminhou seu filho para estudar Direito.

Cursou estudos em Colônia e Lovaina para formar-se como advogado sem, no entanto, descuidar de sua espiritualidade (tendo em vista suas frequentes visitas ao Mosteiro dos Cartuxos). Descobrindo o seu chamado com o auxílio de um padre jesuíta, Pedro Canísio tornou-se o primeiro jesuíta alemão, tendo entrado na Companhia de Jesus em 1543. Recebeu a ordenação sacerdotal três anos mais tarde. Nesse mesmo ano publicou as obras de S. Cirilo de Alexandria, sendo o primeiro livro mandado imprimir por um jesuíta. Foi teólogo do Concílio de Trento e um grande pregador e professor. Exerceu a sua docência sobretudo em Inglostad, Viena, Augsburgo, Innsbruk e Munique. Organizou a sua Ordem na Alemanha, fazendo dela o instrumento valioso para a reforma católica contra o protestantismo. Foi um dos iniciadores da imprensa católica.

Profundo devoto da Santíssima Virgem, Pedro Canísio foi conselheiro de Príncipes, Núncios e Papas. Das 36 obras que compôs, as mais célebres são os seus três Catecismos (1555-1556 e 1558), largamente difundidos por toda a cristandade até o século XIX. O denominado "Catecismo Mayor", em 221 perguntas e respostas, alcançou pelo menos 130 edições. O Papa Leão XIII chamou-lhe mesmo o "segundo Apóstolo da Alemanha, depois de S. Bonifácio".

Faleceu em Friburgo, na Suíça, a 21 de dezembro de 1597. O Papa Pio XI canonizou-o a 21 de maio de 1925, declarando-o ao mesmo tempo Doutor da Igreja.


São Pedro Canísio, rogai por nós!


FONTE DE INFORMAÇÕES:

Bento XVI nomeia três novos bispos auxiliares para o Brasil

domjustinoFreiRubensVladimir
NOVOS MEMBROS DO EPISCOPADO BRASILEIRO

O papa Bento XVI nomeou como bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), o monsenhor João Justino de Medeiros Silva. E como bispos auxiliares de Vitória (ES): padre Joaquim Waldimir Lopes Dias, atualmente Vigário Geral da Diocese de Jundiaí (SP) e o frei Rubens Sevilha, atualmente Provincial dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil.
Em Belo Horizonte (MG), chega monsenhor João Justino de Medeiros Silva. Filho da cidade de Juiz de Fora, ingressou no Seminário em 1984. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo CES/JF. Foi ordenado presbítero em 13 de dezembro de 1992. Continuou sua formação teológica na Universidade Gregoriana em Roma onde obteve, em 1997, o título de Mestre e, em 2003, de Doutor em Teologia. Na arquidiocese de Juiz de Fora (MG) fez o seguinte itinerário: exerceu o ministério de pároco-solidário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica e da paróquia Bom Pastor. Desde 2004 é vigário paroquial da paróquia São Pedro e exerceu três mandatos como vigário da forania Santo Antonio. Foi formador no Centro Vocacional Nossa Senhora da Conceição, professor do Curso de Teologia do CES/ITASA, vice-reitor e reitor do Seminário Arquidiocesano. Em 2010, foi nomeado Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude. Além de membro secretário do Colégio dos Consultores, Monsenhor João Justino trabalhou como assessor da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB e desde 2007 é membro do grupo de teólogos peritos da referida Comissão. Foi secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do regional Leste II da CNBB. É professor visitante do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Caratinga (MG).
Em Vitória (ES), chegam os monsenhores Joaquim Waldimir Lopes Dias e Rubens Sevilha. Monsenhor Joaquim nasceu em Cafelândia (SP), estudou em sua cidade e em Bauru (SP) antes de ir para a Faculdade em Jundiaí (SP), aonde cursou administração de empresas. Estudou teologia em São Paulo e foi ordenado no dia 12 de dezembro de 1997, em Jundiai. Co-diretor do Cursilho de Cristandade por um ano e diretor até os dias atuais. Foi vigário das paróquias São Sebastião, em Itupeva (SP) e Nova Jerusalém, em Jundiai. Pároco da paróquia São Francisco de Assis em Campo Limpo Paulista (SP), da paróquia Nossa Senhora da Piedade em Várzea Paulista (SP) e da paróquia São Roque em Jundiai. Foi presbítero a serviço da Diaconia Territorial Santo Antonio em Campo Limpo Paulista e vice-reitor e reitor do Seminário de Filosofia e Teologia Nossa Senhora do Desterro, em Jundiai. Monsenhor Joaquim Waldimir também foi Administrador Diocesano e Vigário geral da diocese de Jundiai.
Monsenhor Rubens Sevilha é membro da Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD). Nascido em Taraby (SP), cursou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira dos Jesuítas em São Paulo e Teologia no Colégio Teológico Internacional do Teresianum em Roma. Foi ordenado em 19 de outubro de 1985 e exerceu as seguintes atividades: Mestre dos postulantes, em Caratinga (MG); Mestre de noviços, em São Roque(SP); Provincial dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil em 1996. Assistente Espiritual da Associação Santa Teresa das Monjas Carmelitas Descalças; conselheiro da província e pároco da paróquia Santa Terezinha de Higienópolis, em São Paulo; reitor da Basílica de Santa Teresinha no Rio de Janeiro e, novamente, provincial dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil.
FONTE DE INFORMAÇÕES:

Santo Padre nomeia novo arcebispo de Natal


DOM JAIME VIEIRA
Nesta quarta-feira, 21 de dezembro, o papa Bento XVI nomeou arcebispo de Natal (RN), dom Jaime Vieira Rocha, transferindo-o da diocese de Campina Grande (PB), acolhendo o pedido de renúncia apresentado por dom Matias Patrício de Macêdo.
Dom Jaime Vieira que já foi bispo de Caicó (RN) de 1996 a 2005 quando foi transferido para Campina Grande (PB). Ele foi bispo referencial da Comissão Episcopal Regional para Vida e Família; administrador apostólico de Guarabira (PA) e bispo referencial da comissão episcopal regional para os ministério ordenados e a vida consagrada. Dom Jaime também é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do norte.


FONTE DE INFORMAÇÕES:

20 dezembro, 2011

PAPA DE NÚMERO 256º - S.S. LEÃO XXIII

Venerável Leão XIII, O.F.S.
256º papa
Lumen in caelo
Nome de nascimento Gioacchino Vincenzo Raffaele Luigi Pecci
Nascimento Carpineto Romano, 2 de Março de 1810
Eleição 20 de Fevereiro de 1878
Entronização 3 de Março de 1878
Fim do pontificado 20 de julho de 1903 (93 anos)
Antecessor Pio IX
Sucessor Pio X


FONTE DE INFORMAÇÃO:




PAPA DE NÚMERO 259º - S.S. PIO X

São Pio X, O.F.S.
257º papa
Instaurare omnia in Christo
Brasão pontifical de São Pio X, O.F.S.
Nome de nascimento Giuseppe Melchiorre Sarto
Nascimento Riese, Itália,
2 de Junho de 1835
Eleição 4 de Agosto de 1903
Entronização 9 de Agosto de 1903
Fim do pontificado 20 de agosto de 1914 (79 anos)
Antecessor Leão XIII
Sucessor Bento XV


FONTE DE INFORMAÇÃO:

PAPA DE NÚMERO 258º - S.S. BENTO XV

Bento XV
258º papa
Bento XV.
In te domine speravi non confvndar in aeternvm
Nome de nascimento Giacomo della Chiesa
Nascimento Génova, Itália,
21 de Novembro de 1854
Eleição 3 de Setembro de 1914
Entronização 6 de Setembro de 1914
Fim do pontificado 22 de janeiro de 1922 (67 anos)
Antecessor Pio X
Sucessor Pio XI


FONTE DE INFORMAÇÃO:

PAPA DE NÚMERO 259º - S.S. PIO XI

Pio XI
259º papa
Pio XI.
Raptim Transit
Nome de nascimento Achille Ratti
Nascimento Desio, Itália,
31 de Maio de 1857
Eleição 6 de Fevereiro de 1922
Entronização 12 de Fevereiro de 1922
Fim do pontificado 10 de fevereiro de 1939 (81 anos)
Antecessor Bento XV
Sucessor Pio XII


FONTE DE INFORMAÇÃO:

PAPA DE NÚMERO 260º - S.S. PIO XII

Venerável Pio XII, O.P.
260º papa
Opus iustitiae pax
Nome de nascimento Eugenio Pacelli
Nascimento Roma, Itália,
2 de Março de 1876
Eleição 2 de Março de 1939
Entronização 12 de Março de 1939
Fim do pontificado 9 de outubro de 1958 (82 anos)
Antecessor Pio XI
Sucessor João XXIII


FONTE DE INFORMAÇÃO: