22 junho, 2012

Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior




A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, no final da tarde desta quinta-feira, 21 de junho, nota de pesar pelo falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano Lima Júnior. Depois de três meses enfrentando a luta contra o câncer, o arcebispo faleceu hoje, e seu corpo será velado nesta sexta-feira, na Catedral São Sebastião. O sepultamento está previsto para a manhã do próximo sábado.

A seguir, a íntegra da nota da CNBB:

Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pelo falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior, SSS. Apesar da tristeza da notícia, renovamos a nossa fé no Cristo Ressuscitado, no qual depositamos a nossa certeza e esperança.

Mineiro de Uberaba, dom Joviano era membro da Congregação do Santíssimo Sacramento, na qual ingressou em 1964. Teve uma atuação ministerial bastante profícua em diversas outras cidades do Brasil e do exterior. Como conselheiro e vigário geral, foi, por diversos anos, responsável pelas regiões da Congregação na Ásia e na África.

Nomeado bispo em 1995, foi enviado para a diocese de São Carlos, e em 2006 foi transferido para a arquidiocese de Ribeirão Preto. Nestas duas dioceses, desempenhou um serviço animando a pastoral, sempre com a marca de seu dinamismo missionário.

Na Conferência Episcopal, dom Joviano foi uma presença importante e produtiva. Foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, membro do Conselho Econômico da CNBB e presidente da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.

Como bispo delegado da CNBB para os Congressos Eucarísticos Internacionais, esteve no Canadá em 2008, e também na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008 em Roma.

“Deus está conosco”: que este lema episcopal de dom Joviano ilumine nesta hora o Povo de Deus da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e sirva de inspiração também em seu dinamismo e ardor apostólico. Nosso abraço fraterno também aos familiares e aos Religiosos Sacramentinos.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB


SANTARÉM 351 ANOS DE FUNDAÇÃO



HINO DE SANTARÉM


Santarém do meu coração!
Terra mimosa, de paz e de sonhos de amor.
Santarém do meu coração!
Lindo jardim, vivaz canteiro do Céu todo em flor.
Santarém, princesa da luz,
De praias alvas e campinas verdes, rio de anil,
Onde flutuam iáras mil,
Loucas, ao léu na onda azul.
Santarém, meu jardim, meu Pará, meu Brasil.

Flor das margens virentes,
Formosas, ridentes,
Do meu Tapajós azul
- Azul como o Céu -
Quero cantar meu torrão, Santarém,
Terra de encantos, de amor e de luz,
Onde o Cruzeiro sem véu
Espelha a sombra da Cruz
No Céu.



BANDEIRA DE SANTARÉM








BRASÃO DE SANTARÉM



Cardeal Scherer discursa na Rio+20

No Rio de Janeiro para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, o cardeal dom Odilo Scherer, legado pontifício e chefe da Delegação da Santa Sé, discursou nesta terça-feira, 19 de junho, em um evento paralelo à Rio+20, sobre Agricultura e Sociedades sustentáveis: segurança alimentar, terra e solidariedade.


O evento foi uma iniciativa da Cáritas Internacional, CIDSE e organização Franciscana Internacional. Também participaram do evento o arcebispo de Dioulasso, em Burkina Fasso, dom Paul Yembuado Ouédraogo, e o observador permanente da Santa Sé na ONU, arcebispo Francis Chullikatt.


Em seu discurso, o cardeal ressaltou que “a centralidade da pessoa humana no Princípio 1º da Conferência de 1992 é um lembrete de que o desenvolvimento sustentável não é alcançado através do desenvolvimento econômico, ambiental ou político isoladamente, mas antes, e acima de tudo, deve ser medido pela sua capacidade de promover e salvaguardar a dignidade da pessoa humana”.


Dom Odilo recordou a responsabilidade da sociedade para com o meio ambiente e ressaltou, porém, que não se pode tirar a dignidade humana e nem deixar de lado o direito a vida “a centralidade da pessoa humana requer que a sociedade meça o progresso econômico sobretudo pela capacidade de promover a pessoa humana. Isso requer que a ética não seja separada das tomadas de decisões econômicas, mas sim que seja reconhecida”.


Ao finalizar seu discurso, o arcebispo reforçou que a Santa Sé tem procurado “promover um desfecho que respeite a dignidade da pessoa humana”, e que o maior recurso do planeta é o ser humano. E este está “no centro do desenvolvimento sustentável”.


Leia a íntegra do discurso, em tradução cedida pela Arquidiocese de São Paulo.


Pontos de discussão de Sua Eminência, Cardeal Scherer
AGRICULTURA & SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS: Segurança alimentar, Terra e Solidariedade




Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Rio de Janeiro
Centro de Conferência



Excelências, Senhoras e Senhores,


É uma honra e um grande prazer estar aqui hoje como enviado Especial de Sua Santidade o Papa Bento XVI à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Primeiramente, gostaria de agradecer Sua Excelência Arcebispo Francis Chullikatt por sua dedicação permanente, tanto nas Nações Unidas, quanto nesta Conferência.


Ainda, gostaria de agradecer Sua Excelência Arcebispo Paul Ouedraogo, Senhora Gisele Henriques, Senhora Cristina Dos Anjoys e Senhora Maria Elena Aradas por terem se juntado a nós neste dia. O trabalho, a nível base, da CARITAS Internationalis, CIDSE e da  Franciscans International, é uma grande contribuição para a promoção do ser humano centrado no desenvolvimento sustentável.


Vinte anos atrás, líderes do mundo vieram para o Rio de Janeiro para estabelecer um novo modelo e estrutura para promoção do desenvolvimento sustentável. Nessa reunião, eles reconheceram que, na da promoção de uma nova e mais justa parceria para o desenvolvimento sustentável, o princípio básico que deve orientar o desenvolvimento global exige colocar a pessoa humana no centro das preocupações para o desenvolvimento sustentável. A centralidade da pessoa humana no Princípio 1 da Conferência de 1992 é um lembrete de que o desenvolvimento sustentável não é alcançado através do desenvolvimento econômico, ambiental ou político isoladamente, mas antes, e acima de tudo, deve ser medido pela sua capacidade de promover e salvaguardar a dignidade da pessoa humana.


Agora, vinte anos depois, nós continuamos a ver as consequências para o desenvolvimento humano quando a pessoa humana não é colocada no centro desenvolvimento político, ambiental ou social, mas é bastante colocado à sua mercê. A contínua promoção das abordagens neo-malthusianas para o desenvolvimento, que veem o ser humano como obstáculo para o desenvolvimento, em vez de um benefício para este, levou à adoção de programas que promovem a destruição da vida humana e desenvolveu uma cultura hostil à vida. Os efeitos de uma abordagem não centrada no ser humano pode ser verificada no envelhecimento de comunidades ao redor do mundo hoje e nos milhões de órfãos que nunca tiveram a aportunidade de nascer e cujas contribuições graduais para o nosso planeta, portanto, ficarão para sempre em falta.


A centralidade da pessoa humana requer que a sociedade meça o progresso econômico sobretudo pela capacidade de promover a pessoa humana. Isso requer que a ética não seja separada das tomadas de decisões econômicas, mas sim que seja reconhecida. A ética da justiça e da solidariedade serve como a fundação de uma eficiência social e econômica, crucial para reparar injustiças e reformar instituições fundadas para perpetuar a pobreza, o subdesenvolvimento e a degradação ambiental, permitindo a todos o direito de participar na vida econômica para o progresso de suas comunidades e sociedades. Quando a dimensão ética é negligenciada na elaboração de políticas econômicas, podemos facilmente ver os efeitos desumanizantes e desestabilizantes resultantes de um crescimento econômico realizado à custa do detrimento dos seres humanos.


A atual crise financeira e econômica atesta os perigos do desenvolvimento econômico que desdenha imperativos éticos e morais e demonstra que o interesse próprio e a ganância apenas fomentam o agravamento da desigualdade social e da divisão. A consequência de uma ordem econômica ambivalente com os imperativos morais e éticos pode ser visto nos rostos das mulheres e homens desempregados que lutam para sustentar suas famílias, na agitação política crescente que assola o mundo, enquanto os líderes políticos tentam estabilizar a sistemas econômicos, na brutalmente verificada nas vidas dos mais pobres da sociedade, cujos filhos morrem de fome ou sucumbidos por doenças facilmente tratáveis e controladas. Estas realidades emergem onde as políticas econômicas não conseguem reconhecer o vínculo essencial entre a moralidade e a vida econômica.


A centralidade da pessoa humana no desenvolvimento sustentável deve orientar não só o trabalho dos gestores políticos, mas também do setor privado. Embora o desenvolvimento da riqueza seja um objetivo da economia, a criação de riqueza deve se concentrar no progresso em qualidade e da moralidade, e não apenas na quantidade de riqueza gerada. Quando a acumulação de riqueza for valorizada como um bem social em si, ciclos insustentáveis de produção e consumo vão continuar a provocar o esgotamento inexorável de recursos, deixando as pessoas e as comunidades ansiosas por uma felicidade autêntica. O que é necessário, antes, é o meio para a promoção do desenvolvimento humano integral, que reconhece que o real desenvolvimento solicita mais que o simples desenvolvimento econômico, social ou políticos, mas exige, acima de tudo, que o desenvolvimento da pessoa humana seja mantido na frente e no centro de tudo.


A encíclica do Papa Bento XVI, Caritas in veritate, elabora as necessidades da promoção do desenvolvimento integral, a fim de estimular o verdadeiro desenvolvimento humano e, portanto, o desenvolvimento sustentável. Tal desenvolvimento integral requer o reconhecimento que abordagens puramente institucionais para o desenvolvimento não podem ser suficientes para o genuíno desenvolvimento, mas que cada membro individual da sociedade é dotado de uma atitude vocacional que livremente assume a responsabilidade, na genuína solidariedade para com o outro e toda criação.


O reconhecimento de uma dimensão ética para o desenvolvimento não se limita apenas à criação de riqueza, mas também é relevante para o nosso papel como administradores da criação. Nós não somos chamados para subjugar e dominar a criação (cf. Gn 1:28) sem referência a quaisquer critérios determinados . Em vez disso, estamos a exercer este mandato numa gestão responsável da criação para o florescimento da geração atual e as futuras gerações. Isso requer o reconhecimento de uma responsabilidade primordial para com o meio ambiente para a melhora de o nosso futuro e que de todo o planeta.


A gestão adequada da criação reconhece a importante contribuição que a ciência e a tecnologia trazem para a proteção ambiental e fornece os recursos necessários para a sobrevivência humana. No entanto, os avanços tecnológicos e científicos devem ser sempre prudentes e responsáveis, para que seus reais objetivos sejam servir toda a humanidade. Os avanços científicos e tecnológicos não podem, portanto, tornarem-se um novo meio para a criação de barreiras para os pobres, nem podem ser permitir provocar novos, longos e duradouros detrimentos que ferem o delicado equilíbrio de vários ecossistemas nossos.


O direito à alimentação e à água potável continua a ser dois dos mais elementares direitos humanos que ainda não foram cumpridos em tantas partes do nosso planeta. Os avanços científicos e tecnológicos certamente tornaram possíveis que toda a comunidade internacional pudesse se beneficiar da generosidade de criação para o bem de toda a humanidade, mas milhões de pessoas ainda vivem sem esses direitos mais básicos. Uma ordem internacional mais eficaz requer mais solidariedade e maior responsabilização perante os nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados. As crianças que passam fome e morrem de disenteria são nossas crianças: isso não é problema local, mas é um problema que requer que toda a comunidade internacional se una para trabalhar para cumprir o mais básico dos direitos humanos.


O progresso tecnológico, científico e humano tornou-se de vital importância se quisermos abordar a segurança alimentar e a promoção de produtos agrícolas saudáveis e boa gestão da terra.  Como o Papa Bento XVI tem sublinhado recentemente, “a fome não é muito dependente da falta de coisas materiais como na escassez de recursos sociais”. Para resolver esta falta de recursos sociais é imperativo máximo que os líderes da sociedade tomem as medidas necessárias para resolver as causas estruturais da insegurança alimentar e promovam um maior investimento no desenvolvimento agrícola nos países pobres.


Com o acesso maior e mais equitativo às mercadorias e às tecnologias agrárias, como a irrigação e o eficiente armazenamento e transporte de mercadorias e de transporte e a remoção de programas do mercado distorcidos, podemos fazer uma contribuição substancial para a resolução da segurança alimentar  e erradicação da pobreza.


No desenvolvimento de tais políticas, temos de assegurar que a cooperação, em conformidade com o princípio da subsidiariedade, oriente nossos esforços para garantir estas escolhas das comunidades locais e precisam ser tratadas de forma adequada e tidas em consideração. Assim, a agricultura, a assistência ao desenvolvimento e os programas de reforma agrária não deveriam ser implementados de cima para baixo, mas deveriam sim ativamente ser levados em consideração e cooperar com as comunidades locais.


Um dos primeiros passos a serem tomados no tratamento a reforma agrária é resolver a falta de direitos de terra e propriedade por marginalizados dentro da sociedade. A crescente concentração da propriedade da terra e produção agrícola por poucos apresentam uma obrigação moral para os líderes políticos e sociais para encontrar meios equitativos e justos para uma reforma agrária em longo prazo. Em particular, maiores investimentos em agricultura familiar e pequenas propriedade proporcionam uma oportunidade única, tanto para apoiar a família e quanto para apoiar um futuro mais sustentável para a agricultura em longo prazo.


O destino universal dos bens da terra também se aplica à água, esse elemento vital, essencial para nossa sobrevivência e para a agricultura. A Sagrada Escritura tem também a água como um símbolo de vida, sustento e purificação. Por sua própria natureza, a água nunca pode ser tratada como mais uma mercadoria, mas deve sim ser reconhecida como um direito inalienável de ser compartilhada em solidariedade e generosidade com os outros. A água é um bem público, o que significa que é da responsabilidade da liderança política garantir que todas as pessoas tenham acesso à água potável, especialmente os pobres. O descumprimento de obrigações tais resultados em sofrimento, conflitos e doenças e, portanto, prejudica o direito inerente à vida.


Ao redor do mundo, graves problemas ecológicos e humanos exigem uma mudança fundamental no estilo de vida se quisermos ser melhores administradores da criação e promover uma mais justa comunhão econômica internacional. Métodos de produção de alimentos, portanto, demandam análise atenta para garantir o direito a alimentos suficientes, saudável e nutritiva e água, e para alcançar esse direito, de forma a reconhecer as nossas obrigações de proteger o meio ambiente como uma herança compartilhada para as gerações atuais e futuras.


Isto exige romper com o longo ciclo de mais de consumo e produção, de pobreza e de degradação ambiental. Aqui, devemos reconhecer que todas as decisões econômicas têm implicações morais que exigem de nós redescobrir os valores de longa data da sobriedade, da temperança e auto-disciplina. Um mundo no qual os ricos consomem uma percentagem esmagadora de recursos humanos e naturais é escandaloso e chama para uma renovada disposição para se tornar mais consciente da interdependência de todos os habitantes da terra. A autêntica solidariedade global deve motivar indivíduos e líderes políticos a reavaliar suas escolhas de estilo de vida, a fim de fazer escolhas que promovam a dignidade humana e a solidariedade global. A este respeito, devemos reconhecer o papel fundamental que a família desempenha na aprendizagem e ensino dos valores necessários para se formarem cidadãos responsáveis que fazem escolher responsáveis de estilo de vida.


Antes de concluir, eu gostaria de tocar em algumas das preocupações constantes da Santa Sé no processo de negociações. Enquanto a Santa Sé tem procurado promover um desfecho que respeite a dignidade da pessoa humana, nós continuamos a ver algumas delegações tentando promover estas questões como "dinâmica populacional" ou "direitos reprodutivos", como uma forma de desenvolvimento sustentável. Estas propostas são baseadas em uma noção errada de que o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental só podem ser alcançados através da garantia de que haja menos pessoas em nosso planeta. Sublinhada por uma hermenêutica da suspeita que fere profundamente a solidariedade humana, tal ideologia levou a um alarmante destruição na família e, fundamentalmente, priva o planeta de seu maior recurso, a pessoa humana, que está no centro do desenvolvimento sustentável.


Além disso, um grande volume de trabalho continua em busca um olhar para o futuro consciente, ciente que o documento resultante é de responsabilidade de todos os países. Os esforços para assegurar que os países em desenvolvimento tenham acesso à tão necessária amigável tecnologia ecológica, e financeira para a transição para um futuro mais sustentável são apenas dois dos muitos exemplos em que uma maior solidariedade entre países em desenvolvimento e nas economias desenvolvidas é necessária, se quisermos fazer uma diferença duradoura no mundo. Da mesma forma, maior solidariedade é necessária para promover o acesso a empregos decentes e cuidados básicos de saúde, bem como os direitos dos migrantes. Essa é a nossa esperança, que o texto final do documento seja satisfatório na abordagem destas questões para que possa ser dito de contribuir para o bem-estar material e espiritual de todas as pessoas, suas famílias e suas comunidades.


Obrigado.


Cardeal Odilo Scherer
Arcebispo de São Paulo
Legado Pontifício para a Conferência Rio+20

CIDADE DE SANTARÉM DO PARÁ COMEMORA 351 ANOS


BERLINDA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PADROEIRA DA CIDADE DE SANTARÉM -PARÁ




CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SANTARÉM DO PARÁ,
SÉ APOSTÓLICA DA DIOCESE DE SANTARÉM

PARABÉNS SANTARÉM PELOS SEUS 351 ANOS DE FUNDAÇÃO

21 junho, 2012

Morre o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior


A arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) acaba de informar o falecimento de dom Joviano de Lima Júnior, aos 70 anos. Dom Joviano estava internado no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto, desde o dia 10 de junho. Nos últimos três anos o arcebispo enfrentou a batalha contra o câncer no intestino.
“Nesta hora de tristeza, anima-nos a certeza da promessa do Cristo que disse: ‘Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá’ (Jo 11,25). Agradecemos a Deus pelo dedicado e frutuoso ministério de dom Joviano, em 06 anos de pastoreio à frente da arquidiocese de Ribeirão Preto”, diz um trecho da nota de falecimento da arquidiocese.
O velório será na Catedral Metropolitana de São Sebastião, logo após a chegada do corpo, na noite de hoje, 21 de junho.
A Celebração Exequial, seguida do sepultamento, será no sábado, 23 de junho, às 10h, na Catedral.
Dom Joviano era mineiro de Uberaba e trabalhou na CNBB como Delegado junto ao Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais (2003-2009); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia (2007 – 2011) e presidente da Comissão para os Textos Litúrgicos (CETEL) (2007 – 2011).

Fiéis se despedem de arcebispo em missa de corpo presente em Botucatu


Missa de 'corpo presente' foi celebrada em Botucatu (Foto: Reprodução/TV Tem)
A missa solene de corpo presente do arcebispo emérito de Botucatu (SP), Dom Aloysio Leal Penna. O corpo será levado ao Rio de Janeiro onde ele será sepultado. A catedral da cidade ficou cheia de fiéis que foram acompanhar a última homenagem ao arcebispo.
Missas foram celebradas de duas em duas horas. Dom Aloysio morreu aos 79 anos na manhã de terça-feira (19), em um hospital de Belo Horizonte, vítima de falência múltipla dos órgãos. O enterro está previsto para as 16h desta sexta-feira (22), no cemitério São João Batista, em Botafogo.

20 junho, 2012

CAVALEIROS DE SANTARÉM-PA







DECRETO PONTIFÍCIO.
"PIO PAPA X. AMADO FILHO( MANOEL VALENTIM DE OLIVEIRA DA PAZ), SAUDAÇÃO E BENÇÃO APOSTÓLICA.
TENDO NÓS SIDO INFORMADO E RECONHECENDO NÓS POR DOCUMENTO IMPORTANTÍSSIMO DO ANTISTITE TITULAR DE ARGOS, O PRELADO NULLUS DE SANTARÉM, SERES TU PESSOA HONRADA DE PRECLARES VIRTUDES E QUE ASSIDUAMENTE EMPREGAS TODO O ZELO E TRABALHO NO CARGO DE PRESIDENTE DA CONFERENCIA DOS VICENTINOS, QUE EXERCITA A CARIDADE PARA COM OS POBRES, DEVERAS TE ACHAMOS DIGNO DE NÓS HONRAMOS COM O TITULO HONORIFICO E PRÉMIO. PORTANTO, POR ESTAS LETRAS TE FAZEMOS,CONSTITUÍMOS E PROCLAMAMOS CAVALEIRO DA ORDEM EQUESTRE DE SÃO SILVESTRE PAPA, ALISTANDO-TE NAS FILEIRAS DESTES CAVALEIROS DISTINTISSIMOS. CONCEDEMOS COM ESTE INTENTO A TI, AMADO FILHO, QUE, QUE POSSAS LIVRE E LICITAMENTE POR A FARDA PRÓPRIA DESSA ORDEM EQUESTRE COMO TAMBÉM TRAZER A RESPECTIVA INSÍGNIA A SABER: A CRUZ ÁUREA, OCTÓGONO, EM CUJA ALVA SUPERFÍCIE HÁ NO CENTRO A EFÍGIE DE SÃO SILVESTRE PAPA, PENDENTE EM FITA DE SEDA BICOLOR VERMELHA E PRETA, SENDO VERMELHA NAS ORLAS, NO LADO ESQUERDO DO PEITO, COMO USAM OS OUTROS CAVALEIROS. MAS PARA QUE NÃO HAJA DIFERENÇA, QUER NO TRAJE,QUE NA MANEIRA DE TRAZER A DITA CRUZ, MANDAMOS QUE A TI SE ENTREGUE O FIGURINO ANEXO. DADO EM ROMA, JUNTO A SÃO PEDRO, SOB O ANEL DO PESCADOR, NO DIA 05 DE JULHO DE 1910, SÉTIMO ANO DO NOSSO PONTIFICADO.
RAPHAEL CARDEAL MERRY DE VAL
secretário de estado  

Nota de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Aloysio Jose Leal Penna


CONFERêNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
cnbb
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifestou pesar pela morte de dom Aloysio José Leal Penna, arcebispo emérito de Botucatu (SP), ocorrido na manhã da terça-feira, 19 de junho. Dom Aloysio faleceu aos 79 anos de idade por falência múltipla de orgãos, em Belo Horizonte (MG).
Leia a Nota:

Nota de condolências pelo falecimento de dom Aloysio José Leal Penna



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pelo falecimento de Aloysio José Leal Penna, bispo emérito de Botocatu (SP). A morte desse nosso irmão nos entristece, mas renova em nosso coração a esperança jubilosa da ressurreição em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Dom Aloysio foi um entusiasta dedicado ao serviço da Família e da Juventude, além de intrépido educador tanto no meio do povo quanto na colaboração generosa com a formação dos padres, especialmente no período em que colaborou com o Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Colaborou, com particular zelo, com o Conselho Episcopal Latino-Americano e com a nossa Conferência, especialmente na animação da Pastoral da Criança.
“Vim para servir” foi o lema escolhido por dom Aloysio para seu ministério como bispo. Desse versículo da palavra do Senhor, contido no evangelho de São Mateus, encontramos a substancial marca da espiritualidade que moveu a vida de um homem de fé robusta, de  abnegado serviço em frentes desafiadoras da ação evangelizadora no mundo dos nossos tempos e de cristalina entrega ao Reino de Deus.
Estamos unidos aos familiares de dom Aloysio, a dom Maurício Grotto e a todo o povo de Botocatu nesse momento de ação de graças e de profundo mergulho na experiência de confiança e de fé nas promessas do ressuscitado.




Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB

Morre o arcebispo emérito de Botucatu




Faleceu na manhã de hoje, 19 de junho, o arcebispo emérito de Botucatu (SP), dom Aloysio José Leal Penna, de 79 anos. Ele estava internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), em coma induzido, com falência múltipla de órgãos, respirando com ajuda de aparelhos, mas não resistiu e faleceu no início da manhã desta terça-feira.
O horário do velório ainda não foi divulgado, mas será realizado na Catedral Metropolitana de Botucatu. A arquidiocese aguarda a liberação do corpo do Hospital de Belo Horizonte, para que seja feito o translado.
Em Botucatu, será realizada missa de corpo presente e o velório. Após a homenagem, o corpo de dom Aloysio será levado ao Rio de Janeiro, onde será o enterro do religioso.
Dom Aloysio foi bispo diocesano de Bauru (SP), entre os anos de 1990 a 2000, quando foi nomeado arcebispo de Botucatu.
Trajetória

Dom Aloysio José Leal Penna nasceu em 7 de fevereiro de 1933 na cidade de Piquete (SP). Religioso jesuíta, foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963 e bispo no dia 22 de julho de 1984. Esteve à frente da diocese de Paulo Afonso (BA) por dois anos e foi transferido para diocese de Bauru como bispo coadjutor em 10 de abril de 1988, ao lado de dom Cândido Padin, durante dois anos. No dia 4 de setembro de 1990 foi nomeado o 3º bispo diocesano de Bauru, função que exerceu até agosto do ano 2000. Em 27 de agosto de 2000 tomou posse como arcebispo de Botucatu. Sua renúncia se deu 19 de novembro de 2008, por ter completado 75 anos, idade limite para o exercício do episcopado.
Nota da arquidiocese de Botucatu
“Com imenso pesar, a Arquidiocese de SANT’ANA de Botucatu comunica que o Exmo. e Revmo. Dom Aloysio José Leal Penna, SJ, Arcebispo Emérito de Botucatu, aos setenta e nove anos de idade, faleceu santamente no Hospital Madre Teresa, Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, na cidade de Belo Horizonte, na manhã de hoje, dezenove de junho de dois mil e doze.
Seu lema episcopal “Vim para servir” era de fato a síntese de sua vida e a Arquidiocese de Botucatu agradece a Deus por nos ter dado um tão magnânimo e fiel servidor do Reino de Cristo!
Rogamos a todos que orem pelos familiares para que sintam o conforto do Divino Espírito Santo e aos padres pedimos que ofereçam missas em sufrágio de nosso amado Dom Aloysio.
Detalhes sobre horário de velório e celebrações de Santas Missas serão dadas logo em seguida.”
Dom Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo de Botucatu (SP)
Nota de falecimento de Dom Aloysio José Leal Penna
É com profundo pesar e em comunhão de fé e esperança no Cristo Ressuscitado, que a Diocese de Bauru comunica o falecimento de DOM ALOYSIO JOSÉ LEAL PENNA, SJ, 3º Bispo Diocesano (1990-2000), ocorrido na manhã de hoje, 19 de junho de 2012, às 07h45, na UTI do Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), em decorrência de falência múltipla de órgãos.
Comunicamos que o corpo estará sendo velado na Catedral da Arquidiocese de Botucatu, onde será celebrada Missa de Corpo Presente.
Em seguida, haverá o translado do corpo para a cidade do Rio de Janeiro, onde também será velado e com celebração de Missa e Exéquias. O sepultamento dar-se a no Cemitério São João Batista de Botafogo (RJ).
Pedimos que Celebrações Eucarísticas sejam realizadas, nas paróquias de nossa Diocese, em sufrágio da alma do Pastor que serviu esta família diocesana por mais de 10 anos.
Novas informações serão apresentadas ao longo do dia, através de nossos boletins e pelo site da Diocese e demais veículos da Igreja local.
Em Cristo Ressuscitado,
Diocese de Bauru, 19 de junho de 2012.
Dom Frei Caetano Ferrari
Bispo de Bauru

DIOCESE DE SANTARÉM-PA


GALERIA DOS BISPOS QUE GOVERNARAM A DIOCESE DE SANTARÉM

Dom Esmeraldo Barreto de Farias
2007 - 2011
Dom Severino França, OFM cap
2004 - 2009
Dom Lino Vombömmel
1985 - 2007
Dom Tiago Miguel Ryan, OFM
1958 - 1985
Dom Floreano Lowenau, OFM
1950 - 1957
Dom Anselmo Pietrulla
1947 - 1949
Dom Eduardo Herberhold, OFM
1928 - 1931
Dom Amando Bahlmann, OFM
1907 -1939
Dom Frederico Benício de Sousa Costa
1904 - 1907
DURANTE 109 ANOS DA IGREJA PARTICULAR DE SANTARÉM NOVE BISPOS DERAM RUMOS A PRELAZIA E DIOCESE DE SANTARÉM, SENDO QUE, TRÊS DELES FORAM AXILIARES E SOMENTE UM TEVE DIREITO A SUCESSÃO EPISCOPAL.

19 junho, 2012

BISPOS DE SANTARÉM-PA


 DOM ESMERALDO BARRETO DE FARIAS


3°BISPO DIOCESANO DE SANTARÉM (2007-2011)
DOM ESMERALDO BARRETO DE FARIAS, NASCEU EM SANTO ANTONIO DE JESUS-BA, A 04 DE JULHO DE 1949.
FOI ORDENADO SACERDOTE EM 09 DE JANEIRO DE 1977, NA DIOCESE DE AMARGASA.
EM 2000 O PAPA JOÃO PAULO II O NOMEOU BISPO TITULAR DA DIOCESE DE PAULO AFONSO-BA.
O PAPA BENTO 16 NOMEOU BISPO TITULAR DA DIOCESE DE SANTAREM-PA, A 28 DE FEVEREIRO DE 2007.
EM CONCELEBRAÇÃO EUCARISTICA REALIZADA NA IGREJA DO SANTISSIMO SACRAMENTO TOMA POSSE COMO 3°BISPO DIOCESANO DE SANTAREM DOM ESMERALDO BARRETO DE FARIAS,A 22 DE ABRIL DE 2007. 
TRANSFERIDO PARA ASSUMIR  A ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO EM 30 DE NOVEMBRO DE 2011.

BISPOS DE SANTARÉM-PA


 DOM SEVERINO BATISTA DE FRANÇA


3°BISPO AUXILIAR DE SANTARÉM (2004-2007)GOVERNO DOM LINO VOMBOMMEL
DOM SEVERINO BATISTA DE FRANÇA,NASEU EM BEZERROS-PE,A 29 DE JANEIRO DE 1945
EMITIU VOTOS PERPETUOS EM 12 DE DEZEMBRO DE 1967.
ORDENAÇÃO PREBISTERAL EM BEZERROS-PE, POR DOM JOSÉ LAMARTINE SOARES, BISPO AUXILIAR DE OLINDA E RECIFE, A 08 DE DEZEMBRO DE 1972.
ESTUDOU TEOLOGIA ESPIRITUAL, COM ESPECIALIZAÇÕA EM FRANCISCANISMO, NO PONTIFICIO ATENEU ANTONINO DE ROMA.
FOI ELEITO BISPO TITULAR DE GERPINIANA E AUXILIAR DO BISPO DE SANTARÉM,PELO PAPA JOÃO PAULO II, Á 04 DE AGOSTO DE 2004.
ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM SEVERINO BATISTA DE FRANÇA EM MACEIÓ-AL, A 07 DE OUTUBRO DE 2004.
DOM SEVERINO BATISTA DE FRANÇA TOMA POSSE, EM CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA NA IGREJA DO SATISSIMO SACRAMENTO COMO 3° BISPO AUXILIAR DE SANTARÉM, A 31 DE OUTUBRO DE 2004.
DOM SEVERINO BATISTA DE FRANÇA E NOMEADO BISPO DIOCESANO DE NAZARÉ DA MATA-PE POR SUA SANTIDADE O PAPA BENTO 16, A 07 DE MARÇO DE 2007. 

BISPOS DE SANTARÉM-PA


 DOM LINO VOMBOMMEL


2°BISPO AUXILIA DE SANTARÉM (1981-1985) GOVERNO DOM TIAGO RYAN.
2°BISPO DIOCESANO DE SANTARÉM (1985-2007)
NASCEU EM TERESÓPOLIS, ESTADO DE SANTA CATARINA, A 24 DE JULHO DE 1934.
INGRESSOU NA ORDEM DOS FRADES MENORES(OFM)NA PROVÍNCIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO A 23 DE DEZEMBRO DE 1957.
ORDENADO SACERDOTE EM PETRÓPOLIS(RJ), A 15 DE DEZEMBRO DE 1962.
COORDENADO DO SETOR EPISCOPAL SUL DE SÃO PAULO, DE 1970 A 1971.
SECRETÁRIO-GERAL DA PASTORAL E DOS SETORES DE ATIVIDADES DA PROVÍNCIA,1972 A 1973.
PRESIDENTE NACIONAL DA PASTORAL NIPO-BRASILEIRA, DE 1976 A 1981.
DEFINIDOR DA PROVÍNCIA DE 1974 A 1979 E VICE-PROVINCIAL DE 1979 A 1981.
SAGRADO BISPO EM SANTARÉM, A 15 DE AGOSTO DE 1981.
DESIGNADO BISPO COADJUNTOR DE SANTARÉM COM DIREITO A SUCESSÃO DE DOM TIAGO, EM 15 DE JUNHO DE 1983.
ELEITO BISPO DIOCESANO DE SANTARÉM, A 27 DE NOVEMBRO DE 1985.
O PAPA BENTO 16 ACEITA A RENÚNCIA DE DOM LINO AO GOVERNO PASTORAL DA DIOCESE DE SANTARÉM E NOMEIA COMO ADMINISTRADOR DIOCESANO, A 28 DE FEVEREIRO DE 2007.
FALECE, ÁS 14 H. NA UTI DO HOSPITAL MUNICIPAL, EM SANTARÉM,DOM LINO VOMBOMMEL,BISPO EMÉRITO DA DIOCESE, A 06 DE AGOSTO DE 2007.
APÓS UM COMOVENTE VELÓRIO, E CELEBRAÇÃO EXEQUIAL, FOI SEPULTADO NO INTERIOR DA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, A 07 DE AGOSTO DE 2007. 

BISPOS DE SANTARÉM-PA


 DOM TIAGO M. RYAN


5°BISPO PRELADO E 1°BISPO DIOCESANO DE SANTARÉM.
NASCEU EM CHICAGO(ESTADOS UNIDOS), A 17 DE NOVEMBRO DE 1912.
INGRESSOU NA ORDEM DOS FRADES MENORES, A 19 DE AGOSTO DE 1931.
ORDENADO EM TEUTÓPOLIS, A 24 DE JUNHO DE 1938.
CHEGOU A PRELAZIA, A 25 DE JUNHO DE 1943.
NOMEADO DELEGADO PROVINCIAL DOS PP. FRANCISCANOS, EM 1954.
NOMEADO VIGÁRIO-GERAL DA PRELAZIA, 27 DE SETEMBRO DE 1957.
NOMEADO BISPO TITULAR DE MARGO E PRELADO DE SANTARÉM, A 31 DE JANEIRO DE 1958.
SAGRADO BISPO EM CHICAGO, A 09 DE ABRIL DE 1958.
TOMOU POSSE DA PRELAZIA , A 09 DE JULHO DE 1958.
ELEITO PELO PAPA PAULO VI PARA DELEGADO DA II ASSEMBLÉIA ESPISCOPAL LATINO-AMERICANA MEDELLÍM, 1968.
MEMBRO DO DIRETÓRIO DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE.
ELEITO BISPO DIOCESANO DE SANTARÉM, A 04 DE DEZEMBRO DE 1979.
BISPO EMÉRITO DA DIOCESE DE SANTARÉM, A 27 DE NOVEMBRO DE 1985.
FALECEU EM CHICAGO (EUA), A 12 DE JULHO DE 2002.
APÓS SER VELADO NOS ESTADOS UNIDOS, FOI TRANSLADADO PARA SANTARÉM-PA EM 19 DE JULHO E SEPULTADO NA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM 20 DE JULHO DE 2002. 

BISPOS DE SANTARÉM-PA


 DOM FLORIANO LOEWENAU


4°BISPO PRELADO DE SANTARÉM (1950-1957).
NASCEU EM SNOPKEN(ALEMANHA), A 24 DE MAIO DE 1912.
INGRESSOU NA ORDEM DOS FRADES MENORES, A 31 DE MARÇO DE 1931.
ORDENADO EM SALVADOR, A 22 DE MAIO DE 1937.
CHEGOU A PRELAZIA EM JULHO DE 1938.
NOMEADO COMISSÁRIO DOS PP. FRANCISCANOS NA PRELAZIA, A 19 DE OUTUBRO DE 1944.
NOMEADO BISPO TITULAR DE DRIVASTO E PRELADO DE SANTARÉM, A 08 DE SETEMBRO DE 1950.
TOMOU POSSE DA PRELAZIA, A 08 DE DEZEMBRO DE 1950.
TRANSFERIDO PARA A PRELAZIA DE ÓBIDOS(PA), A 11 DE OUTUBRO DE 1957.
TOMOU POSSE COMO PRIMEIRO PRELADO DE ÓBIDOS EM 02 DE FEVEREIRO DE 1958.
RENUNCIOU AO GOVERNO DA PRELAZIA DE ÓBIDOS A 07 DE DEZEMBRO DE 1972.
ASSUMIU A CAPELANIA DO HOSPITAL DA CARIDADE EM FLORIANÓPOLIS(SC), A 20 DE JANEIRO DE 1973.
FALECEU EM SÃO PAULO (SP) E FOI TRANSLADADO PARA FLORIANÓPOLIS,A 04 DE JUNHO DE 1979.
TRANSLADADO E SEPULTADO NA CATEDRAL DE ÓBIDOS, A 04 DE JUNHO DE 1986. 

BISPOS DE SANTARÉM-PA


 DOM ANSELMO PIETRULA


3°BISPO PRELADO DE SANTARÉM(1941-1949)
NASCEU EM KNUROW(POLÔNIA), A 12 DE SETEMBRO DE 1906.
INGRESSOU NA ORDEM DOS FRADES MENORES, A 30 DE ABRIL DE 1926.
ORDENADO EM SALVADOR, BAHIA, A 21 DE MAIO DE 1932.
NOMEADO ADMINISTRADOS APOSTÓLICO DA PRELAZIA DE SANTARÉM,A 16 DE AGOSTO DE 1941.
TOMOU POSSE DA PRELAZIA, A 08 DE DEZEMBRO DE 1941.
NOMEADO BISPO TITULAR DE CONAN, A 16 DE DEZEMBRO DE 1947.
SAGRADO BISPO EM SALVADOR-BAHIA, A 08 DE FEVEREIRO DE 1948.
TRANSFERIDO PARA A DIOCESE DE CAMPINA GRANDE(PB), A 08 DE MAIO DE 1949.
NOMEADO BISPO PARA A DIOCESE DE TUBARÃO(SC), A 08 DE MAIO DE 1955.
RENUNCIOU O GOVERNO DA DIOCESE DE TUBARÃO EM 02 DE MARÇO DE 1980.
FALECEU E FOI SEPULTADO EM TUBARÃO(SC) A 25 DE MAIO DE 1992. 

BISPOS DE SANTARÉM-PA


 DOM EDUARDO HERBERHOLD



1°BISPO AUXILIAR DE SANTARÉM-(1928-1931) GOVERNO DE DOM AMANDO BAHLMANN
NASCEU EM LIPPSTADT,ALEMANHA, A 28 DE JUNHO DE 19872.
INGRESSOU NA ORDEM DOS FRADES MENORES, A 04 DE MAIO DE 1890.
CHEGOU AO BRASIL(RECIFE-PE),A 10 DE JULHO DE 1894.
ORDENADO EM SALVADOR, BAHIA, A 18 DE AGOSTO DE 1895.
ELEITO MINISTRO PROVINCIAL, A PRIMEIRA VEZ EM 1913, A 2° 1926.
NOMEADO BISPO TITULAR DE HERMÓPOLIS-MAIOR E AUXILIAR DO PRELADO DE SANTARÉM, A 07 DE JANEIRO DE 1928.SAGRADO BISPO EM SALVADOR, 06 DE MAIO DE 1928.
TOMUOU POSSE COMO BISPO AUILIAR, EM SANTARÉM, A10 DE SETEMBRO DE 1928.
TRASFERIDO PARA A DIOCESE DE ILHÉUS, A 30 DE JANEIRO DE 1931.
FALECEU EM SALVADOR, BAHIA , EM 24 DE JUNHO DE 1939.
FOI SEPULTADO EM ILHÉUS, BAHIA, NA CATEDRAL CONTRUÍDA SOB SEU GOVERNO. 

BISPOS DE SANTARÉM-PA


 DOM AMANDO BAHLMANN



2°BISPO PRELADO DE SANTARÉM (1907-1939)

NASCEU EM BERTHMANSHOLTE,ESSEN,ALEMANHA,A 08 DE MAIO DE 1862.
INGRESSOU NA ORDEM DOS FRADES MENORES,A 21 DE AGOSTO DE 1879.
ORDENADO SACERDOTE NA BASÍLICA DE LATRÃO, EM ROMA, A 02 DE SETEMBRO DE 1988.
CHEGOU AO BRASIL(BAHIA),A 21 DE JUNHO DE 1981.
NOMEADO COMISSÁRIO PARA RESTAURAR A PROVÍNCIA DE SANTO ANTÔNIO, EM 1892.
NOMEADO PRELADO DE SANTARÉM,A 10 DE JANEIRO DE 1907.
TOMOU POSSE DA PRELAZIA, EM 04 DE AGOSTO DE 1907.
NOMEADO BISPO EM TÍTULAR DE ARGOS, A 10 DE JULHO 1908.
SAGRADO BISPO, NA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO, EM ROMA, A DE 19 DE JULHO 1908.
FALECEU NO HOSPITAL DE GRAUEM SCHWESTER, EM NÁPOLES(ITÁLIA), A 05 DE MARÇO DE 1939.
SEU CORPO FOI TRANSLADADO PARA SANTARÉM EM 16 DE ABRIL DE 1952.
ESTÁ SEPULTADO NA CATEDRAL DE NOSSA
SENHORA DA CONCEIÇÃO, SANTAREM-PA

BISPOS DE SANTARÉM-PA


 DOM FREDERICO BENÍCIO DA COSTA


1°-BISPO PRELADO DE SANTARÉM(1904-1907)               




NASCEU NA VILA DE BOIM, MUNICÍPIO DE SANTARÉM(PA), A 15 DE OUTUBRO DE 1875.
ORDENADO SACERDOTE EM ROMA, A 1°DE ABRIL DE 1899.
NOMEADO CÔNEGO DA CATEDRAL DE BELÉM,A 18 DE OUTUBRO DE 1902.
NOMEADO PRELADO DE SANTARÉM, A 16 DE MARÇO DE 1904.
NOMEADO PROTONOTÁRIO APOSTÓLICO, A 12 DE ABRIL DE 1904.
TOMOU POSSE DA PRELAZIA, A 29 DE SETEMBRO DE 1904.
NOMEADO BISPO DIOCESANO DE MANAUS(AM), A 08 DE JANEIRO DE 1907.
SAGRADO BISPO EM ROMA, A 19 DE MARÇO DE 1907.
RENUNCIOU A DIOCESE DE MANAUS EM NOVEMBRO DE 1913.
NOMEADO BISPO DE TUBUNA, A 14 DE ABRIL DE 1914.
INGRESSOU NA ORDEM DOS MONGES CAMALDULENSES EM 1914, COM O NOME
DE FREI ARSÊNIO.SAIU DA MESMA ORDEM EM 1929 E INGRESSOU NA ORDEM
DOS CARMELITAS DESCALÇOS.
CHEGOU EM BARCELONA A 14 DE JUNHO DE 1934.

FALECEU EM BARCELONA, ESPANHA, EM 26 DE MARÇO DE 1948, ONDE ESTÁ SEPULTADO.

CÍRIO DE NAZARÉ


Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

CÍRIO DE NAZARÉ


O CÍRIO QUE MAIS DEMOROU NUM TRAJETO DE 3KM E 600 METROS, FOI O CÍRIO DO DIA 10 DE OUTUBRO DO ANO DE 2004.E FOI REALIZADO NUM TEMPO DE 9 HORAS E 15 MINUTOS.



 

ORAÇÃO DE SÃO JOÃO BATISTA


 Oração a São João Batista


Glorioso S. João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima, e canonizado ainda em vida, pelo mesmo Jesus Cristo, que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulheres nenhuma maior do que vós; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos do seu divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como Messias e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunhos da verdade e sela-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, degolado iniquamente por ordem de um rei cruel e sensual, cujos desmandos e caprichos havíeis justamente verberado.
Abençoai esta vossa casa e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Assim seja.