03 dezembro, 2011

COLÉGIOS CATÓLICOS-COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT-BELÉM-PA


BRASÃO DO COLEGIO
As atividades do Colégio Gentil Bittencourt tiveram início em 10 de junho de 1804, por iniciativa do 7° Bispo do Pará, Dom Manuel de Almeida Carvalho. Em 2 de novembro de 1851, com a promulgação da Lei 205, o governo se responsabilizou pela manutenção do asilo coma denominação de "Colégio Nossa Senhora do Amparo". Em 1865 o presidente da província Dr. José Paes de Carvalho decretou a mudança da denominação Colégio Nossa Senhora do Amparo para Instituto "Gentil Bittencourt" em homenagem ao dr. Gentil Augusto de Morais Bittencourt por serviços prestados à causa pública no cargo de vice-governador.
Mais de um século decorrido, ao iniciar o governo, o dr. Augusto Montenegro, vendo que as condições do prédio na rua Santo Antônio eram precárias, resolveu concluir o edifício, já começado, na estrada da Independência, desde 1895, pelo competente construtor dr. Felinto Santoro, arquiteto italiano.
Através da Lei n° 946, de 9 de outubro de 1906 o governador foi autorizado a dar nova organização ao Instituto.
A 21 de novembro de 1905, pelo decreto 1405, o governador aumentou o número de alunos para 200 (podendo ser ampliado se o Congresso assim deliberasse) e entregou a administração interna do Instituto à Congregação das Filhas de Sant'Ana.
Em 1905 o governador dirigiu-se a Sor Ana Pierina Della Valle, provincial do Brasil pedindo as Filhas de Sant'Ana para a direção do Instituto, o que foi aceito pela Madre Geral enviando quatro religiosas acompanhada da Superiora Clemens, que aqui aportaram no dia 22 de dezembro do mesmo ano.
As primeiras religiosas foram: Sor Ana de Jesus Bosio, Sor Ana Modesta Baldeni e Sor Juliana Croci.
A 26 de junho de 1906, após a celebração da Santa Missa, inaugurou-se solenemente o edifício onde funciona o Instituto, sendo o governador o dr. Augusto Montenegro.
Em 1957, o governador Joaquim Cardoso de Magalhães Barata fezver a Superiora Sor Ana Carmelina da Silva Borges e a Diretora Ana Maria Alice de Albuquerque e Mello sua intenção de transferir as educandas pobres para o Orfanato Antônio Lemos, o que se deu a 27 de fevereiro de 1958, por meio de Of. 420.
Em 1963, com o falecimento da Sor Ana Irene Campos, foi designada para Superiora a então Diretora Sor Ana Maria Alice, permanecendo até 1968, quando foi substituída pela Sor Ana Letícia Brochado Caminha. Em 1969 assumiu a irmã Sor Ana Maria Custódia, que permaneceu até 1972.
A partir de 1972 o Colégio ficou sendo misto.
Em 1973 assumiu a direção do Colégio a Irmã Ana Clemens Melo, acumulando as funções de Superiora e Diretora. Em 1986 foi substituída pela irmã Ana Cecília na função de Superiora do Colégio e tendo a irmã Ana Oneide Oliveira Nepomuceno no cargo de Diretora.
Em 1991 a irmã Ana Oneide passa a ser a Diretora e Superiora da Obra Educativa. Efetuou em 1994, conforme resoluções do Conselho Estadual de Educação (CEE), uma reformulação na matriz curricular do Magistério, dando mais ênfase à formação do profissional, tornando o Io ano básico para todas as áreas.
No ano de 1992 teve início a informatização dos serviços de tesouraria, secretaria e modernização de máquinas da mecanografia.
O Colégio Gentil Bittencourt tem se destacado na formação de seus alunos, que adquirem um elevado nível cultural, desportivo e religioso.
Seu corpo docente é constituído de professores de conceituado prestígio no setor educacional.
Tendo em vista a Lei 7.044/82, o Colégio Gentil efetuou uma reformulação em seus currículos de Io e 2° graus.
O Colégio Gentil Bittencourt, como estabelecimento de ensino moderno, possui atualmente os seguintes cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio.
Hoje o Colégio possui um excelente ginásio de esportes, funcionando diariamente com as seguintes modalidades: DANÇA, FUTEBOL, VOLEIBOL, HANDEBOL, BASQUETE, KARATÈ E NATAÇÃO INFANTIL.
A partir de 1996, o Gentil introduziu em sua matriz curricular o curso de Informática. Atualmente o "Jovem Gentil", com os seus 207 anos, continua crescendo em todas as áreas, com tecnologia educacional de última geração, proporcionando aos seus alunos maior integração com os recursos do mundo moderno, contribuindo de maneira significativa para a sua formação.
Em 1999, nova reformulação na estrutura curricular foi realizada em todos os níveis da Educação Básica.
O Gentil caminha sempre junto com as novas tecnologias educacionais
A Rádio e o Jornal internos são exemplos de projetos que têm como objetivo informação e o entretenimento com maior dinamismo e interatividade.
Em 2002 e 2003 o Colégio Gentil Bittencourt recebeu o prêmio de reconhecimento pelo trabalho oferecido à sociedade paraense, o "Prêmio Qualidade Brasil". Ê um prêmio que qualifica as empresas que tiveram destaque em suas atividades no ano anterior à premiação.
Em 2003 o Gentil mais uma vez sai na frente, por ser pioneiro na mais nova tecnologia, "Conecteeducação".
Ao completar 207 anos de história na educação paraense, consolida sua permanência cada vez mais forte, junto às famílias deste estado. Fazer parte do Colégio Gentil é, sem dúvida, fazer parte da história. Milhares de crianças e jovens encontram nesta casa um lugar não apenas de busca pelo conhecimento científico, mas também espaço para crescer para ser cidadão fraterno e solidário. O espírito de família que envolve a atmosfera do Colégio Gentil é traduzido no bem-estar de seus educandos, educadores, pais e colaboradores, num misto de confiança, respeito e amizade.
Duzentos e sete anos não são 207 dias. Passaram-se anos, décadas e séculos e valorizar a pessoa humana foi sempre sua missão. Inspirado no carisma da Beata Ana Rosa Gattorno o Gentil caminha na busca de um fazer pedagógico onde todos que por ele passam sintam a presença constante de Deus em seus corações.
Tecnologia e experiência, são instrumentos que fazem um Colégio bicentenário chegar a excelência em seus serviços, transformando cada dia em uma nova conquista. Sempre à frente de seu tempo o Gentil tornou-se referência em Educação e hoje é reconhecido internacio¬nalmente com uma das melhores instituições de ensino no seu segmento de atuação, ícone da cultura paraense, o qual, nesses duzentos e quatro anos, junto ao povo do Pará, sempre esteve presente como cenário da maior romaria de fé do mundo.


IMAGEM DA IMPONENTE ENTRADA DO COLÉGIO


GUARDA SUÍÇA PONTIFÍCIA


Estandarte da Guarda Suíça no pontificado de Bento XVI
Inicialmente a Guarda Suíça era um conjunto de soldados suíços, que combatiam por diversas potências europeias entre os séculos XV e XIX em troca de pagamento. Hoje só servem o Vaticano.

A Guarda Suíça do Vaticano foi formada em 1506, em atendimento a uma solicitação de proteção feita em 1503 pelo Papa Júlio II aos nobres suíços. Cerca de 150 nobres tidos como os melhores e mais corajosos chegaram a Roma vindos dos cantões de Zurique, Uri, Unterwalden e Lucerna. O seu comandante era o capitão Kaspar von Silenen.

A batalha mais expressiva foi em 6 de maio de 1527, quando as tropas invasoras imperiais de Carlos V de Habsburgo, em guerra com Francisco I, entram em Roma. O exército imperial era composto de cerca de 18000 mercenários. Em frente à Basílica de São Pedro e depois nas imediações do Altar-Mor, a Guarda Suíça lutou contra cerca de 1000 soldados alemães e espanhóis. Combateram ferozmente formando um círculo em volta do Papa Clemente VII visando protegê-lo e levá-lo em segurança ao Castelo de Santo Ângelo. Faleceram 108 guardas, mas em contrapartida 800 dos 1000 mercenários do assalto caíram mortos pelas alabardas dos suíços.

O Papa Pio V (1566-1572) enviou a Guarda Suíça para combater na Batalha de Lepanto, contra os turcos. Com Pio VI a guarda foi dissolvida já que este Papa foi enviado para o exílio por Napoleão. A guarda voltou a formar-se em 1801 e, em 1848, desempenhou um papel decisivo na defesa do Palácio Apostólico frente aos revolucionários nacionalistas italianos.

Quando a Alemanha Nazi ocupou Roma em setembro de 1943, a Guarda Suíça e as outras unidades que na época constituíam as formas armadas papais, como a Guarda Palatina, foram colocadas em estado de alerta. Houve um aumento no número de postos de vigia. Os guardas trocaram as alabardas e espadas por espingardas Mauser 98k, baionetas e cartucheiras com 60 substituições de munição, como medida de precaução. Embora as tropas alemãs patrulhassem o território italiano até à Praça de São Pedro, não houve qualquer tentativa de invasão pela fronteira do Vaticano nem qualquer confronto entre a Guarda Suíça e tropas alemãs. Nessa altura a Guarda tinha apenas 60 homens, pelo que poderia apenas ter feito uma resistência simbólica a qualquer ataque. No próprio dia em que os alemães ocuparam Roma o Papa Pio XII deu ordens que proibiam a Guarda Suíça de derramar sangue em sua defesa.

Em 4 de maio de 1998 o coronel da Guarda Suíça Alois Estermann, a sua mulher Gladys Meza Romero e o vice-cabo Cédric Tornay foram encontrados mortos no apartamento de Estermann. A versão oficial do Vaticano atribuiu a responsabilidade do delito ao vice-cabo Tornay.
Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao corpo de guarda responsável desde 22 de janeiro de 1506 pela segurança do Papa. Hoje constitui também as forças armadas da Cidade do Vaticano. Atualmente a Guarda Suíça é composta por cinco oficiais, 26 sargentos e cabos e 78 soldados. É a única guarda do mundo em que a bandeira é alterada com cada novo chefe de Estado, pois contém o emblema pessoal do Papa.





REPRESENTAÇÃO DO NATAL NO VATICANO SERÁ DEDICADO A MARIA

A representação de Natal a ser feita na Praça São Pedro, no Vaticano, este ano será dedicada a Maria, mãe de Jesus. A inspiração vem da recente beatificação do Papa João Paulo II, profundo devoto de Nossa Senhora.
A esquerda do presépio, que será inaugurado no dia 24 de dezembro, foram reconstruídos um templo e algumas habitações inspiradas em um gênero iconográfico tradicionalmente de ambientes palestinos da época, onde se desenvolveram as cenas da vida de Maria, da Anunciação até o encontro com a prima Isabel, e ainda a apresentação de Jesus ao Templo.
Os personagens da Natividade vêm do presépio criado em 1842 por São Vicente Pallotti para a Basílica de Sant'Andrea della Valle. A árvore de Natal, montada ao lado do obelisco da Praça São Pedro veio da região de Zakarpattya (Transcarpazia), na Ucrânia, medindo 30 metros de altura, pesando quase 5 toneladas, com o tronco de 56 centímetros de diâmetro e com uma coroa de mais de 700 ramos que serão decorado com mais de 2.500 bolas de ouro e prata, e as luzes brancas e amarelas.
Esta árvore é um presente da República da Ucrânia e foi recebida na quinta-feira, 1º, pelos  trabalhadores dos Serviços Técnicos do Governatorato do Estado do Vaticano. Ela será montada na segunda-feira, 5. 
PRESEPIO MONTADO NA PRAÇA DE SÃO PEDRO

   *Nicole Melhado

ARQUIDIOCESE DE RECIFE E OLINDA



BRASÃO DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE
A Arquidiocese de Olinda e Recife (Archidioecesis Olindensis et Recifensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado de Pernambuco. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sede arquiepiscopal está na cidade de Olinda, no estado de Pernambuco, onde se encontra a Catedral Sé de Olinda; contudo, no centro histórico de Recife, localiza-se a Concatedral de São Pedro dos Clérigos.
A Prelazia de Pernambuco foi criada a 15 de julho de 1614 pela Bula Fasti novi orbis do Papa Paulo V. O Papa Urbano VIII com a Bula Romanus Pontifex do dia 6 de julho de 1624 a constituiu sufragânea da então Diocese de São Salvador da Bahia. O Papa Inocêncio XI, no dia 16 de novembro de 1676, pela Bula Ad sacram Beati Petri sedem a elevou como diocese, denominando-se Diocese de Olinda. Em 5 de dezembro de 1910 foi elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana pelo Decreto da Sagrada Congregação Consistorial. Pela Bula Cum urbis Recife do Papa Bento XV de 26 de julho de 1918, passou a denominar-se Arquidiocese de Olinda e Recife.

Bispos e Arcebispos



Nome Período Notas
Arcebispos
Dom Antônio Fernando Saburido, O.S.B. 2009- Atual
Dom Frei José Cardoso Sobrinho, O.Carm. 1985-2009 Arcebispo Emérito
Dom Helder Pessoa Câmara 1964-1985
Dom Carlos Gouveia Coelho 1960-1964
Dom Antônio de Almeida Morais Júnior 1951-1960
Dom Miguel de Lima Valverde 1922-1951
Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra 1916-1921
Dom Luís Raimundo da Silva Brito 1901-1915
BISPOS

Dom Manuel dos Santos Pereira 1893-1900

Dom João Fernando Santiago Esberard 1891-1893

Dom José Pereira da Silva Barros 1881-1891

Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira, OFMCap 1871-1878

Dom Frei Francisco Cardoso Ayres 1867-1870

Dom Manuel do Rêgo Medeiros 1865-1866

Dom Frei João da Purificação Marques Perdigão 1831-1864

Dom Frei Tomaz de Noronha e Brito 1828-1829

Dom Frei Antônio de São José Bastos 1815-1819

Dom Frei José Maria de Araújo 1807-1808

Dom Frei José de Santa Escolástica 1802 transferido antes da ordenação

Dom Frei José Joaquim da Cunha Azeredo Coutinho 1794-1806

Dom Diego de Jesus Jardim 1785-1794

Dom Tomás da Encarnação da Costa e Lima 1774-1784

Dom Francisco da Assunção e Brito 1773 não tomou posse

Dom Francisco Xavier Aranha 1757-1771

Dom Frei Luiz de Santa Teresa 1739-1753

Dom Frei José Fialho 1725-1738

Dom Manuel Álvares da Costa 1710-1715

Dom Frei Francisco de Lima, OCarm 1696-1704

Dom Matias de Figueiredo e Melo 1687-1694

Dom João Duarte do Sacramento 1685 morreu antes de ser ordenado

Dom Estêvão Brioso de Figueiredo 1677-1683


SÉ EPISCOPAL DE OLINDA
ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE DOM ANTÔNIO FERNANDO SABURIDO

02 dezembro, 2011

MUDAR E PRECISO

Formações

Imagem de Destaque

Mudar é preciso

Jesus não quer a perdição de ninguém, mas a mudança

A palavra “mudança” faz parte do calendário do tempo do Advento. Mudar do pior para o melhor, das práticas de morte para aquelas de vida. Este é o sentido verdadeiro do Natal, para o qual estamos caminhando, revigorando forças no perdão de Deus.

O itinerário leva em conta uma vida melhor, que depende de humildade, de testemunho pessoal como grandeza evangélica e de reconhecimento da bondade do Senhor da vida. Jesus nasce no Natal fazendo-se carne para resgatar a humanidade da morte.

Deus não quer a perdição de ninguém, mas diz que “mudar é preciso”. Não quer que estejamos mergulhados no mal. Por isso, o Natal pode transformar-se em tempo de salvação, de enraizamento na vida de Deus e de felicidade verdadeira.

A maior mudança é confirmada com o encorajamento e a renovação da confiança no amor de Deus. Isso ocasiona compromisso sério com o bem e a vida digna. É muito mais do que um Natal apenas de muitas festividades.

O Advento é um tempo de bênção para quem o vivencia. Ele pode nos encaminhar para novos horizontes, ajudar-nos a superar grandes barreiras e dificuldades, porque o Senhor vem ao encontro das pessoas, como o pastor que vai em busca das ovelhas.
Nascendo em Belém de Judá, Jesus resgata vidas ameaçadas e cuida das pessoas enfraquecidas e indefesas, porque Sua vida significa vida do povo. A libertação é para todos, é um Natal sem fronteiras, não só como momento histórico, mas como vida nova.

O nascimento de Jesus dá início a uma nova criação, a um coração e espírito novos e a presença do motivador da paz. Isso exige que celebremos o Natal de forma coerente com a fé cristã. No Menino do Natal a vida toma sentido na história humana.
Celebrar festas natalinas supõe fidelidade aos princípios da fé cristã e da confiança nos planos de Deus. Ele não quer a perdição de ninguém, mas mudança, chegando ao conhecimento da verdade, que é Ele mesmo. Isso supõe viver na santidade e justiça em busca do bem de todos.





REALIZAÇÃO:


ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO


Fundada a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro no ano de 1565, seu território continuou sujeito à jurisdição espiritual do Bispo da Bahia até que, pelo Breve “In superemminenti militantis Ecclesiae”, do Papa Gregório XIII, de 19 de julho de 1575, foi criada a Prelazia.
     Desmembrada do Bispado da Bahia, o território da nova Prelazia estendia-se desde a Capitania de Porto Seguro, até o Rio da Prata. Administraram-na os seguintes Prelados:
1o) Pe. Doutor Bartolomeu Simões Pereira (1578-1603).
2o) Pe. Doutor João da Costa (1603-1606), por carta régia de data ignorada.
3o) Pe. Doutor Mateus da Costa Aborim (1606-1629) por carta régia de 24 de janeiro de 1606 (segundo Mons. Antônio Alves Ferreira dos Santos, houve um prelado nomeado antes do Pe. Doutor Mateus da Costa Aborim, que seria o Pe. Doutor Bartolomeu Lagarto, porém o mesmo não chegou a tomar posse).
Interinos:
-  Frei Máximo de São João Pereira (1629): Abade do Mosteiro de São Bento por Provisão de 13 de julho de 1629;
-  Pe. Pedro Homem Albernaz (1630-1631): escolhido pelo clero do Rio de Janeiro, em 24 de janeiro de 1630.
4o) Pe. Doutor Lourenço de Mendonça (1631-1643) por carta régia de 22 de julho de 163l.
Interino:
-  Pe. Pedro Homem Albernaz (1637-1643). Por delegação de poderes do titular e por mandado régio de 15 de julho de 1641, confirmando a interinidade (Pe. Pedro Homem Albernaz teria sido prelado, não interino, mas titular por carta régia de 2 de setembro de 1639, segundo Mons. Antônio Alves Ferreira dos Santos. No entanto, não há documento comprobatório).
5o) Pe. Doutor Antônio de Mariz Loureiro (1643-1657) por carta régia de 08 de outubro de 1643.
Interino:
-  Pe. José de Castro (1657-1658) nomeado pelo Cabido da Bahia;
6o) Pe. Doutor Manuel de Souza e Almada (1658-1673), por carta régia de 12 de dezembro de 1658.
Interino:
-    Pe. Lic. Francisco da Silveira Dias (1669-1673).
7o) Pe. Doutor Manuel Pessoa de Figueiredo (1673), por carta régia de l5 de fevereiro de 1673. Não tomou posse. Adoeceu na viagem e faleceu em Olinda, em 28 de agosto de 1673.
8o) Pe. Doutor Francisco da Silveira Dias (1673-1681), confirmado em 1673 (este último prelado era nascido no Rio de Janeiro. Recebeu o grau de doutor em Teologia por privilégio apostólico e a ele coube transmitir o governo da diocese ao 2o Bispo, o qual veio a tomar posse a 14 de dezembro de 1681).
DIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO
     Em 16 de novembro de 1676, a Bula do Papa Inocêncio XI “Romani Pontificis pastoralis sollicitudo”, elevou a antiga Prelazia de São Sebastião à categoria de Diocese, como sufragânea da Sé Metropolitana de São Salvador da Bahia, criada na mesma data. A esta ficou também subordinada a Diocese de Olinda.
     Da Diocese do Rio de Janeiro foram posteriormente desmembradas 131 arquidioceses, dioceses, e prelazias.
     Para governar a Diocese do Rio de Janeiro foram nomeados os seguintes Bispos:
1o) D. Frei Manoel Pereira, dominicano, confirmado por Bula de 22 de novembro de 1676, do Papa Inocêncio XI. Não tomou posse;
2o) D. José de Barros Alarcão, secular, de 19.08.1680 a 06.04.1700;
3o) D. Francisco de São Jeronymo, da Congregação de S. João Evangelista, de 06.08.1701 a 07.03.1721;
4o) D. Frei Antônio de Guadalupe, franciscano, de 21.02.1725 a 12.02.1740;
5o) D. Frei João da Cruz, carmelita descalço, de 1740 a 14.10.1745;
6o) D. Frei Antônio do Desterro, beneditino, de 15.12.1745 a 05.12.1773;
7o) D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castello Branco, secular, natural do Rio de Janeiro, de 20.12.1773 a 29.01.1805;
8o) D. José Caetano da Silva Coutinho, secular, de 26.08.1806 a 27.01.1838;
9o) D. Manoel do Monte Rodrigues de Araújo, secular, de 23.12.1839 a 11.06.1863;
10o)    D. Pedro Maria de Lacerda, secular, natural do Rio de Janeiro, de 24.09.1868 a 12.11.1890;
11o)    D. José Pereira da Silva Barros, secular, natural de São Paulo, de 12.05.1891 a 06.01.1894.
ARCEBISPADO
     Pela Bula “Ad universas orbis ecclesias” do Papa Leão XIII, de 27 de abril de 1892, foi reorganizada a hierarquia eclesiástica no Brasil, que até então constava de apenas um arcebispado, em São Salvador da Bahia e de onze bispados sufragâneos. Foram criadas duas Províncias Eclesiásticas, a saber: uma no Norte, com sede em São Salvador da Bahia, e a outra no Sul, sendo o Bispado do Rio de Janeiro elevado à categoria de Sé Metropolitana.
     Foram os seguintes os Arcebispos do Rio de Janeiro:
1o) D. João Esberard, de 12.09.1893 a 22.01.1897;
2o) D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, de 31.08.1897 a 18.04.1930;
3o) D. Sebastião Leme da Silveira Cintra, de 18.04.1930 a 17.10.1942;
4o) D. Jaime de Barros Câmara, de 15.09.1943 a 18.02.1971;
5o) D. Eugenio de Araujo Sales, de 27.03.1971 a 25.07.2001;
6o) D. Eusébio Oscar Scheid, SCJ, desde 22.09.2001.
7°) D. Orani João Tempesta, O. cist
PADROEIROS
     A Arquidiocese tem como padroeiro principal São Sebastião e como padroeira secundária Sant’Ana, cujas estátuas, esculpidas em granito pelo escultor Humberto Cozzo, estão  na Catedral Metropolitana.

SÉ EPISCOPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
DOM ORANI JOÃO TEMPESTA ARCEBISPO DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO

CARDEAL TARCISIO BERTONE 77 ANOS DE PURO AMOR E DEDICAÇÃO À IGREJA DE ROMA

 Hoje a Igreja nos apresenta São Cromácio, Bispo de Aquiléia (Itália). Esta cidade da Europa, por um tempo foi muito importante para o Império Romano, que a tinha como centro político e principalmente para o Cristianismo, pois São Jerônimo a chamou: "Comunidade de santos.
Como Bispo, foi santo e sábio pastor, culto, enérgico na defesa da doutrina e incansável na evangelização dos povos, o próprio São Cromácio se destacou como pregador e escritor, além de cooperar para que São Jerônimo e Rufino trabalhassem cada um na sua tradução das Sagradas Escrituras.
É que o nosso cardeal TARCISIO BERTONE, seja no futuro um santo dos nossos tempos dentro de nossa igreja, que Deus onipotente, lhe guie, nesta grande caminhada, e que ele seja mais um instrumento para a paz mundial para um futuro próximo.
Tarcisio Bertone SDB (Romano Canavese, 2 de dezembro de 1934) é um cardeal italiano e secretário de Estado do Vaticano.
Ingressou na Sociedade de São Francisco de Sales de São João Bosco, os Salesianos. Seus estudos médios foram realizados no Oratorio de Valdocco. Continuou no noviciado salesiano de Monte Oliveto, em Pinerolo. Sua profissão religiosa ocorreu aos 3 de dezembro de 1950. Mais tarde, obtém sua licenciatura em teologia (com uma dissertação sobre tolerância e liberdade religiosa) na Faculdade Salesiana de Teologia em Turin. Logo consegue sua licenciatura em teologia e um doutorado em direito canônico no Pontifício Ateneu Salesiano após sua dissertação sobre: O Governo da Igreja no pensamento de Bento XIV – Papa Lambertini (1740 – 1758).
Foi ordenado sacerdote em Ivea em 1 de julho de 1960, por Albino Mensa, Bispo de Ivrea.
Foi eleito arcebispo de Vercelli em 4 de junho de 1991. Ordenado bispo em 1 de agosto de 1991, em Vercelli, por Albino Mensa, arcebispo emérito de Vercelli. Renunciou ao governo pastoral da arquidiocese em 13 de junho de 1995, quando foi nomeado secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. Foi encarregado pelo Papa João Paulo II da divulgação da terceira parte do “segredo” de Fátima.
Em 10 de dezembro de 2002 foi nomeado arcebispo metropolitano de Génova. Foi criado cardeal no consistório de 21 de outubro de 2003. Recebeu o barrete cardinalício, com o título da Igreja de Santa Maria Ausiliatrice in via Tuscolana e seu diaconato foi elevado a pro hac vice ao título cardinalício, em 21 de outubro de 2003.
Aos 15 de setembro de 2006, o Papa Bento XVI, o nomeou secretário de estado do Vaticano. No dia 4 de Abril de 2007 foi nomeado Camerlengo. O mesmo Papa nomeou-o Cardeal-bispo de Frascati em 10 de Maio de 2008.












01 dezembro, 2011

DOM ESMERALDO BARRETO DE FARIAS

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, IP (Santo Antônio de Jesus, 4 de Julho de 1949) é o arcebispo nomeado para a Arquidiocese de Porto Velho. A diocese de santarém está com sua sede vacante desde a nomeação do bispo.
Foi ordenado sacerdote em 9 de Janeiro de 1977, na Diocese de Amargosa. Em 2000, o papa João Paulo II o nomeou bispo titular da Diocese de Paulo Afonso, na Bahia. Em 28 de Fevereiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou bispo titular da Diocese de Santarém, deixando a diocese de Paulo Afonso com sede vacante até 12 de Março do ano seguinte, quando foi nomeado o bispo Dom Guido Zendron.

CARDEAL TARCISIO BERTONE

 BRASÃO DE SUA EMINENCIA SECRETARIO DE ESTADO E CARMELENGO DA SANTA IGREJA ROMA CARDEAL Priest de Santa Maria Auxiliadora na Via Tuscolana TARSICIO BERTONE
Em fevereiro de 2010 o cardeal Bertone foi concedido um doutoramento honoris causa pela Pontifícia Faculdade Teológica de Wroclaw, na Polônia, conferido pelo reitor da instituição, Waldemar Irek, em uma cerimônia celebrada na noite de 11 de Fevereiro 2009 . Ao mesmo tempo, o presidente Lech Kaczynski da Polônia atribuídas à cardeal a mais alta condecoração do país, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Polônia "pelos méritos adquiridos elevados no desenvolvimento da colaboração entre a República da Polónia e da Santa Sé e para o trabalho realizado em favor da Igreja na Polônia. "

REGIONAL NORTE II-CNBB

Arquidiocese de Belém
Arcebispo de Belém – PA
Dom Alberto Taveira  Corrêa
DOM201
Nascimento: 26/05/1950 Local: Nova Lima - MG / Brasil

Ordenação Presbiteral: 15/08/1973 Local: Nova Lima - MG / Brasil


Nomeação Episcopal: 24/04/1991


Ordenação Episcopal: 06/07/1991 Local: Nova Lima - MG

No cargo desde: 25/03/2010

Lema: “Pro Mundi Vita” (Para a vida do Mundo)


Arcebispo Emérito de Belém - PA
Dom Vicente Joaquim Zico
Dom-vicente-Zico-BelmNascimento: 27/01/1927                     Local: Luz - MG
Profissão Religiosa: 19/03/1945
Ordenação Presbiteral: 22/10/1950  Local: Petrópolis - RJ
Nomeação Episcopal: 05/12/1980
Ordenação Episcopal: 06/01/1981    Local: Roma - Itália
 
Data da Renúncia: 13/10/2004
Lema: “Cum Mariae Matre Iesu”. (Com Maria, Mãe de Jesus).


Diocese de Abaetetuba
Dom Flávio Giovenale

Dom_Flvio_GiovenaleNascimento 05/06/1954   Local: Murello, Itália

Profissão religiosa 08/09/1971

Ordenação Presbiteral: 20/12/1981   Local: Murello / Itália

Nomeação Episcopal: 08/12/1997

Ordenação Episcopal: 08/10/1997  Local: Manaus-AM

No cargo desde: 21/12/1997
Lema: "Sentiant omnes dilecti a Deo" (Que todos se sintam amados por Deus).

Diocese de Bragança
Bispo de Bragança
Dom Luis Ferrando
Dom_Lus_FerrandoNascimento: 22/01/1941 Local: Agazzano / Itália
Ordenação Presbiteral: 01/05/1965 Local: Piacenza / Itália
Nomeação Episcopal: 14/04/1996
Ordenação Episcopal: 05/05/1996   Local: Cortemaggiore / Itália
No cargo desde: 09/06/1996






Diocese de Castanhal
Bispo de Castanhal-PA
Dom Carlos Verzeletti
Dom_Carlos_Verzeletti
Nascimento: 08/09/1950 Local: Trezano / Itália
Ordenação Presbiteral: 12/6/1976 Local: Brescia / Itália
Nomeação Episcopal: 15/05/1996
Ordenação Episcopal: 28/07/1996 Local: Belém-PA 
No cargo desde: 29/12/2004





Diocese de Macapá
Bispo Diocesano de Macapá - PA
Dom Pedro José Conti
Dom_Pedro_Jos_ContiNascimento: 10/10/1949 Local: Brescia / Itália    braso-p-web
Ordenação Presbiteral: 12/06/1976 Local: Brescia / Itália
Nomeação Episcopal: 27/12/1995
Ordenação Episcopal: 18/02/1996 Local: Conceição do Araguaia - PA
 No cargo desde: 29/12/2004
Lema: "Domine, tu scis quia amo te" ( Senhor, tu sabes que eu te amo).


Diocese de Marabá
Bispo de Marabá-PA
Bispo Diocesano de Marabá
Dom José Foralosso, SDB
DOM202
Nascimento: 15/03/1938 Local: Cervarese Santa Croce - Padova / Itália
Ordenação Presbiteral: 22/12/1965 Local: Roma / Itália
Nomeação Episcopal: 20/1/1991
Ordenação Episcopal: 15/02/1992 Local: Campo Grande - MS
No cargo desde: 27/02/2000.
Lema: "Ut vitam habeant" (para que tenham vida)



 Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia
Bispo de Santíssima Conceição do Araguaia – PA
Dom Dominique Marie Jean Denis You
Dom_Dominique-P-web
Nascimento: 03/07/1955   Local: Gassin / França
Ordenação Presbiteral:23/07/1951Local: Lourdes-França
Nomeação Episcopal: 11/12/2002
Ordenação Episcopal: 10/02/2003   Local: Salvador -BA
No cargo desde: 08/02/2006






 Prelazia de Ponta de Pedras
 Bispo de Ponta de Pedras – PA
Dom Alessio Saccardo
Dom_Alessio_SaccardoNascimento: 21/09/1940 Local: Marano Vicentino, Vicenza / Itália
Profissão Religiosa: 02/10/1961
Ordenação Presbiteral: 05/09/1970 Local: São Vito de Leguzzano
Nomeação Episcopal: 16/01/2002
Ordenação Episcopal: 06/04/2002 Local: Terezinha- PI
No cargo desde: 20/04/2002
 Bispo Emérito de Ponta de Pedras - PA
D. Ângelo Maria Rivato
Nascimento: 03/12/1924  Local: San Giovanni Iparione – Verona - Itália
Profissão Religiosa: 01/01/1951
Ordenação Presbiteral: 29/06/1951 Local: Vicenza - Itália
Nomeação Episcopal: 13/06/1967
Ordenação Episcopal: 06/08/1967   Local: Ponta de Pedras - PA
Data da Renúncia: 16/02/2002
LEMA: “Ubi caritas ibi Deus”. (Onde está o amor, aí está Deus)

 Diocese de Santarém
Bispo de Santarém – PA
Dom Esmeraldo Barreto de Farias
Dom_Esmeraldo_Barreto_de_FariasNascimento: 04/07/1949     Local: Santo Antonio de Jesus / Bahia
 Ordenação Presbiteral: 09/01/1977  Local: Santo Antonio de Jesus-BA
Nomeação Episcopal: 22/03/2000
Ordenação Episcopal: 11/06/2002    Local: Santo Antonio de Jesus-BA
No cargo desde: 28/02/2007



 Prelazia de Cametá

Bispo Prelado de Cametá -PA
 Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces
 Dom_Jesus_Maria_Cizaurre_Berdonces2Nascimento: 06/01/1952  Local: Valtierra - Navarra / Espanha
Profissão Religiosa: 10/09/1972
Ordenação Presbiteral: 26/06/1976 Local: Granada /  Espanha
Nomeação Episcopal: 23/02/2000
Ordenação Episcopal: 07/05/2000   Local: Cametá - PA
No cargo desde: 07/05/2000
Lema: "Pax et Fides"  (Paz e Fidelidade).





 Prelazia de Itaituba
Bispo Prelado de Itaituba – PA
Dom Wilmar Santin
domWilmarItaitubaNascimento: 21/10/1952 Local: Nova Londrina (PR) / registrado em Paranavaí
Nomeação Episcopal: 08/12/2010
Ordenação Episcopal: 19/03/2011 Local: Paranavaí (PR).
No cargo desde: 02/10/1988

 
 
 
Bispo Emérito de Itaituba – PA
Dom Capistrano Francisco Heim
Dom_Capristano_Francisco_HeinNascimento: 21/01/1934 Local: Catskill – New York / EUA
Ordenação Presbiteral: 18/12/1965 Local: New York / EUA
Nomeação Episcopal: 06/07/1988
Ordenação Episcopal: 17/09/1988 Local: Anápolis - GO
No cargo desde: 02/10/1988
Lema: "Vocatus ut Evangelizarem" (chamado para evangelizar).




 Prelazia do Marajó


 Bispo Prelado de Marajó-Pa
Dom José Luís Azcona Hermoso
Dom_Jos_Lus_Azcona_Hermoso
Nascimento: 28/03/1940 Local: Pamplona / Espanha
Ordenação Presbiterial: 21/12/1963 Local: Roma / Itália
Nomeação Episcopal: 25/2/1987
Ordenação Episcopal: 05/04/1987    Local: Belém / Pará
No cargo desde: 05/04/1987






Prelazia de Óbidos
Bispo Prelado de Óbidos
Dom Bernardo Johannes Bahlmann

Dom_Bernardo_Johannes_Bahlmann_OFMNascimento: 10/12/1960  Local: Visbek - Munster / Alemanha
Profissão Religiosa: 04/10/1991
Ordenação Presbiterial: 12/07/1997Local: Visbek / Alemanha
Ordenação Episcopal:09/05/2009 Local: Visbek / Alemanha 
No cargo desde:23 /05 2009




Bispo Emérito de Óbidos - PA
Dom Frei Martinho Lammers, OFM
Nascimento: 22/12/1939 Nienborg, Alemanha
Nomeação: 02/08/1979
Ordenação episcopal: 04/10/1979 Óbidos, PA 
Ordenação presbiteral: 22/07/1967 Salvador, BA
Renúncia: 28/01/2009




 Prelazia do Xingu
Bispo Prelado – Prelazia de Xingu
Dom Erwin Krautler - Prelazia de Xingu PA
Dom_Erwin_KrutlerNascimento: 12/07/1939 Local: Koblach / Áustria
Profissão Religiosa: 06/01/1964
Ordenação Presbiteral: 03/07/1965 Local: Salzburg / Áustria
Nomeação Episcopal: 07/11/1980
Ordenação Episcopal: 25/01/1981 Local: Altamira - PA
No cargo desde: 02/09/1981
Lema: “Servu Christi Jesu” (Servo de Cristo Jesus)