25 agosto, 2012

Missa do Mandato do Círio de Nazaré

Mais de três mil fiéis participaram da Missa do Mandato 2012, do Círio de Nazaré (Foto: William Serique / Divulgação)Mais de três mil fiéis participaram da Missa do Mandato 2012, do Círio de Nazaré
Mais de três mil fiéis participaram da Missa do Mandato realizada na noite desta quinta-feira (23) na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. A celebração dá início as novenas nos lares católicos paraenses antes do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Imagens que serão usadas nas peregrinações religiosas foram abençoadas pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Mendes.
Os fiéis representavam as 73 paróquias a Arquidiocese de Belém e se emocionaram em ter o primeiro encontro oficial com Nossa Senhora no Círio 2012. Angelita Cunha, de 67 anos, é uma das coordenadoras das peregrinações em Belém e diz que participar da festa nazarena é uma honra. "É uma bênção visitar tantas famílias carents me dá”, considera.
Segundo o bispo Dom Teodoro Mendes a Missa marca um momento único de evangelização. "A celebração é muito importante porque marca a preparação espiritual para o Círio de Nazaré, nos permitindo refletir sobre Nossa Senhor
es, que sofrem com doenças físicas e espirituais. Tudo o que eu fizer é pouco para agradecer o que Deua e sobre nossa missão de evangelização. Receber a Virgem em casa é uma alegria muito grande, uma graça especial", define.
Já o diretor coordenador do Círio 2012, Kléber Vieira, lembra que a Missa do Mandato é o momento em que os fiéis recebem a benção e autorização do bispo para evangelizar em nome de Maria. "As imagens, os livros, os cartazes, serão abençoados. A partir do dia 24 de agosto todos estes kits estarão disponíveis no Lírio Mimoso e começam as grandes peregrinações. Serão inicialmente 5 mil e 500 imagens, 100 mil cartazes e 75 mil livros, no primeiro momento. A previsão é de 110 mil lares visitados”, explica.
Bispo Dom Teodoro Mendes abençoou as imagens que irão ser usadas nas peregrinações. (Foto: Reprodução/TV Liberal)
BISPO Dom Teodoro Mendes abençoou as imagens que irão ser usadas nas peregrinações.
É uma preparação que inicia muito antes. Há mais de dois meses fiéis já se preparam e recebem orientações sobre como usar os livros de peregrinações. Eles irão guiar as visitas. Nosso objetivo, missão e sonho é chegar até mais de cem mil casas. Jesus precisa chegar a todos os lares, moradores e famílias", aponta Carlos Sérgio, diretor de evangelização do Círio de Nazaré.
De acordo com pesquisa realizada pela Diretoria da Festa de Nazaré e Departamento de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese/PA), foram confeccionadas 5,5 mil Imagens da Virgem de Nazaré, que serão entregues junto com os livros das peregrinações e cartazes do Círio 2012. Os itens farão parte dos kits de evangelização que serão utilizados nas romarias realizadas nos lares dos católicos.
A estimativa é de que a imagem da virgem peregrina visite, até o Círio, cerca de 110 mil lares paraenses. Cada imagem visita em torno de 20 residências, o que gera uma participação estimada em cerca de 1,7 milhões de fieis.

Vaticano confirma viagem do Papa Bento XVI ao Líbano



 

A viagem do Papa Bento XVI ao Líbano no mês que vem acontecerá como planejado, informou o Vaticano na segunda-feira, mesmo com os confrontos na Síria.
A visita do pontífice ao Líbano está marcada para 14 a 16 de setembro. Mas a escalada da violência na Síria e as tensões sectárias no Líbano levaram à especulação na semana passada de que o papa pudesse ser forçado a adiar a viagem.
"Os preparativos para a visita prosseguirão sem qualquer incerteza por parte do Vaticano", disse a jornalistas Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé.
Lombardi afirmou que um dos carros especialmente projetados para o papa - o chamado papamóvel blindado - já está a caminho de Beirute.
A visita do Líbano será a segunda viagem do papa de 85 anos ao exterior este ano, depois de um tour por México e Cuba em março.
Bento XVI deverá se encontrar com o presidente Michel Suleiman e o primeiro-ministro Najib Mikati em 15 de setembro e celebrar uma missa a céu aberto no centro de Beirute no dia seguinte.

Começa Festividade de Santa Maria de Belém

DOM ALBERTO TAVEIRA


ARQUIDIOCESE DE BELEM DO PARÁ
PROGRAMAÇÃO: 
24/08
Jantar dançante da Festividade no Pólo Joalheiro São José Liberto, na Praça Amazonas, às 20 horas.
26/08
07h00 - Missa
08h00 - Carreata pelas ruas de Belém
19h00 - Missa Solene de Abertura
20h00 - Arraial na praça com várias atrações culturais, barracas de comidas, brincadeiras e muito mais. Atração cultural: Banda da Guarda Municipal de Belém e Jessé da Sanfona
27/08
05h30 - Terço da Alvorada
12h00 - Missa
18h30 - Consagração à Santa Maria
19h00 - Missa de Cura e Libertação
20h00 - Arraial na praça - Noite das Novas Comunidades
Atração cultural: Schola Cantorum e Adelaide Matos
28/08
05h30 - Terço da Alvorada
12h00 - Missa
18h30 - Consagração à Santa Maria
19h00 - Missa
20h00 - Arraial na praça - Noite do Regional Norte II da CNBB
Atração cultural: Vaguinho DB
29/08
05h30 - Terço da Alvorada
12h00 - Missa
18h30 - Consagração à Santa Maria
19h00 - Missa
20h00 - Arraial na praça - Noite das Regiões Menino Deus e São Vicente
Atração cultural: Cleide Moraes e Nelsinho Rodrigues
30/08
05h30 - Terço da Alvorada
12h00 - Missa
18h30 - Consagração à Santa Maria
19h00 - Missa
20h00 - Arraial na praça - Noite das Regiões São João Batista e Santa Cruz
Atração cultural: Jorginho Gomes e Trio Cristo Dance
31/08
05h30 - Terço da Alvorada
12h00 - Missa
18h30 - Consagração à Santa Maria
19h00 - Missa
20h00 - Arraial na praça - Noite das Regiões Sant’Ana e Sta. Maria Goretti
Atração cultural: Banda Antônio Malato, Grupo Nuaruaque  e Banda Plantão Extra
01/09  - Dia de Santa Maria de Belém
05h30 - Terço
08h00 - Missa
18h30 - Consagração
19h00 - Missa Solene
20h00 - Arraial na praça - Noite do CAP, Religiosas e Diáconos permanentes
Atração cultural: FB Mania e Alcyr Guimarães
02/09
07h00 - Missa
08h00 - Procissão das crianças
08h00 – Café da Festividade, às 08 horas, na Catedral de Belém
09h00 - Missa
17h00 - Vésperas Solenes
18h00 - Procissão
19h00 - Missa Solene de encerramento
20h00 - Arraial na praça - Noite dos Movimentos Eclesiais
Atração cultural: Jeanne Darwich, Banda Som da Graça e Trio Cristo Dance
Encerramento com queima de fogos.



22 agosto, 2012

Começa Festividade de Santa Maria de Belém

SANTA MARIA DE BELEM.


Santa Maria de Belém, padroeira da capital paraense, será homenageada a partir do dia 26 de agosto com uma festividade celebrada pela Catedral Metropolitana de Belém. Com o tema “Maria, Serva e Mulher de Fé”, o evento pretende reunir as famílias com uma programação religiosa, cultural e social. As homenagens antecedem as comemorações pelo dia da padroeira, celebrado em 1º de setembro.  

Para a programação deste ano estão prevista carreatas, missas, procissões, além dos shows com artistas locais. A imagem peregrina visitou vários locais da cidade com o objetivo de divulgar o evento. O diretor da festividade, Evaldo Pinto da Silva, conta que na edição deste ano foram incluídos mais dois locais de visitação. “A imagem também visitou a Assembleia Legislativa do Estado do Pará e a Câmara Municipal de Belém. Nosso objetivo é consolidar a data da padroeira da cidade no calendário religioso municipal”, afirmou o diretor.

Para Evaldo, a realização da Festividade é importante para levar ao conhecimento da população o dia dedicado à Santa Maria de Belém. “São poucas as pessoas que conhecem a padroeira da cidade, então estamos fazendo um grande trabalho de divulgação. Fomos aos shoppings fazer exposição, produzimos folder informativos com o hino, a história e o terço da Santa. Com isso, percebemos que a cada ano a repercussão na imprensa aumenta”, explicou o diretor do evento.

A festividade terá início com o tradicional jantar dançante no Pólo Joalheiro São José Liberto, às 20 horas, para arrecadar recursos para a festa da padroeira. No dia 26 começa a programação religiosa com a celebração de uma missa e em seguida será realizada uma carreata pelas ruas de Belém. Após as missas das 19 horas, os fiéis poderão participar da programação cultural da festividade que, além dos shows, também terá barracas de comidas típicas, brincadeiras e muito mais. Entre os artistas que irão se apresentar estão: Cleide Moraes, Adelaide Matos, Alcyr Guimarães, Jeanne Darwich, entre outros. No dia 02 de setembro, para marcar o encerramento da festividade, será realizada uma queima de fogos.




ARQUIDIOCESE DE BELÉM DO PARÁ


Falece o arcebispo emérito de Marabá (PA) dom José Foralosso .



Em coma há mais de dois meses, hoje, 22 de agosto, falece o arcebispo emérito de Marabá (PA) dom José Foralosso.
No dia 05 de junho, dom Foralosso, que tinha 74 anos, celebrava no púlpito do altar, quando caiu e bateu com a cabeça, sendo levado às pressas ao Hospital Regional Geraldo Veloso, em Marabá (PA). No hospital foi constatado o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Após todos esses dias em coma, o arcebispo veio a falecer hoje.
Dom José Foralosso pertencia à congregação dos Salesianos, e foi ordenado bispo no ano de 1992, em campo Grande (MS). Também atuou como bispo de Guiratinga (MT), no período de 1991 a 2000. Ateriormente, o arcebispo exerceu a função de pároco por vinte anos

Vida em plenitude

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

LUZIA SANTIAGO

“Tenho escrito a todas as Igrejas e a todas elas faço saber que morro por Deus com alegria, desde que vós não me impeçais. Suplico-vos: não demonstreis por mim uma benevolência inoportuna. Deixai-me ser alimento das feras; por elas pode-se alcançar a Deus. Sou trigo de Deus, serei triturado pelos dentes das feras para tornar-me o puro pão de Cristo. Rogai a Cristo por mim, para que por este meio me torne sacrifício para Deus.
Nem as delícias do mundo nem os reinos terrestres são vantagens para mim. Mais me aproveita morrer em Cristo Jesus, do que imperar até os confins da terra. Procuro-O, a Ele que morreu por nós; quero-O, a Ele que por nossa causa ressuscitou. Que não me entregueis ao mundo nem me fascineis com o que é material. Concedei-me, ser imitador da paixão de meu Deus”! (Santo Inácio de Antioquia).
O nosso conceito de vida é muito limitado. Quando aceitamos Jesus como Senhor de nossas vidas, experimentamos, de fato, a vida em plenitude, e a alegria passa ser a nossa companheira inseparável. De forma que descobrimos o verdadeiro tesouro, que é Jesus, e tudo ganha um novo sentido e um novo brilho.
Jesus, eu confio em Vós!