01 maio, 2012

Mensagem da CNBB aos trabalhadores e trabalhadoras


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, no ensejo das comemorações do Dia Mundial do Trabalho, neste 1º de Maio, dirige sua mensagem de solidariedade e apoio a todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A celebração desta data nos sugere, antes de tudo, um agradecimento a Deus pelo ser humano que, com criatividade e sabedoria, constrói o mundo e vive do trabalho de suas mãos.


O trabalho não é um mero apêndice na vida humana, mas uma dimensão fundamental de sua existência na terra. Por meio dele, o homem e a mulher “participam na obra do próprio Deus, seu Criador” e se realizam como seres humanos. O próprio Jesus viveu a realidade do trabalho a ponto de ser identificado como “o Filho do Carpinteiro” (Mt 13,55).


A busca do desenvolvimento a todo custo, no entanto, colocando o capital e o lucro acima da pessoa humana, tem transformado o trabalho em peso e castigo para milhares de trabalhadores e trabalhadoras no país. Isso contradiz a vocação humana ao trabalho e fere sua dignidade. Temos a missão resgatar a centralidade da pessoa humana para que o trabalho, “chave essencial de toda a questão social”, cumpra seu fim que é a realização do ser humano.


A Igreja, que “considera sua tarefa fazer com que sejam sempre tidos presentes a dignidade e os direitos dos homens do trabalho” (Laborem Exercens 1), se une, portanto, neste 1º de Maio, aos trabalhadores/as em suas justas reivindicações quais sejam a garantia de seus direitos e a defesa de sua dignidade.


Com eles denuncia as desigualdades sociais, que a distribuição de renda não consegue erradicar, o baixo salário, o desemprego e o subemprego, que condena inúmeras famílias a condições indignas de filhos e filhas de Deus. Repudia, igualmente, o trabalho escravo e infantil, chaga de nossa sociedade, bem como toda discriminação que possa existir no mundo do trabalho por idade, etnia, gênero.


Somos todos responsáveis pela construção da sociedade nova, justa e fraterna, sonhada por Deus para seus filhos e filhas. A garantia da justiça nas relações do trabalho é condição para atingirmos esse fim.


Que o carpinteiro São José, pai adotivo de Jesus, abençoe os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.


Brasília, 1º de Maio de 2012
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis do Maranhão
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB




 FONTE DE INFORMAÇÃO:



30 abril, 2012

PALÁCIO APOSTÓLICO




O Palácio Apostólico (em italianoPalazzo Apostolico), também conhecido como Palácio Papal, Palácio Sagrado ou Palácio do Vaticano, é a residência oficial do Papa naCidade do Vaticano.
É um complexo de construções situadas ao lado da Basílica de São Pedro, que compreende hoje cerca de onze mil e 500 aposentos e 20 pátios: os Apartamentos Papais(escritórios de governo da Igreja Católica Romana), o Museu do Vaticano e a Biblioteca Apostólica Vaticana. No conjunto existem mais de mil salas (em italianostanze). Entre as mais famosas inclui-se a Capela Sistina, e seus afrescos admiráveis, a Sala Régia e as Stanze di Raffaello.

DOM RAYMUNDO DAMASCENO

  No dia 20 de outubro de 2010 foi anunciada a sua criação como cardeal pelo Papa Bento XVI, no consistório de 20 de novembro. Com a eleição de Dom Raymundo Damasceno, o Brasil passa a dispor de 9 cardeais, dos quais 6 são eméritos. Passou a usar o titulus deCardeal-padre da Imaculada em Tiburtino, da qual tomou posse no dia 3 de abril de 2011.
Cardeal
Berretta cardinalizia.png
Raymundo Cardeal Damasceno Assis

da Igreja Católica
Imagem de Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo Metropolitano de Aparecida e
Presidente da CNBB
título
Cardeal-presbítero da Imaculada em Tiburtino
Brasão de Raymundo Cardeal Damasceno Assis
IN GAUDIUM DOMINI
Na alegria do Senhor
Nascido emBrasilCapela Nova15 de fevereirode 1937 (75 anos)
Ordenado
sacerdote
19 de março de 1968, emConselheiro Lafaiete
Consagrado
bispo
15 de setembro de 1986, comobispo-auxiliar de Brasília
Elevado
arcebispo
28 de janeiro de 2004, emAparecida
Proclamado
cardeal
20 de novembro de 2010 porBento XVI

Presidente da CNBB: "corrupção envergonha o país"


DOM RAYMUNDO DAMASCENO

O jornal "Folha de São Paulo" enviou repórter à Aparecida (SP) para cobrir a abertura e o encerramento da 50a. Assembleia geral da CNBB. O último registro destacou entrevista com o Cardeal Raymundo Damasceno que falou sobre a necessidade de moralização na política.
A matéria da Folha tratou da última sessão da assembleia na qual foi lançada a Mensagem sobre as eleições. Dom Damasceno atendeu ao repórter do jornal: "que a Lei da Ficha Limpa também seja considerada para o preenchimento de cargos comissionados nas prefeituras". Segundo o presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, "há um desejo de toda a população de que a Ficha Limpa não seja aplicada só aos políticos, só aos candidatos a prefeito e vereador, mas a todos aqueles que vão ocupar um cargo". Conclui o jornal: "Para a entidade, com a expansão da lei também, 'dá-se importante passo para colocar fim à corrupção, que ainda envergonha nosso país'. Os bispos disseram ainda que os eleitores devem acompanhar a atuação dos eleitos".

Guarda Suíça Pontifícia






Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao corpo de guarda responsável desde 22 de janeiro de 1506 pela segurança do Papa. Hoje constitui também as forças armadas da Cidade do Vaticano. Atualmente a Guarda Suíça é composta por cinco oficiais, 26 sargentos e cabos e 78 soldados. É a única guarda do mundo em que a bandeira é alterada com cada novo chefe de Estado, pois contém o emblema pessoal do Papa.

APRESENTAÇÃO DA GUARDA SUÍÇA PONTIFÍCIA




BANDEIRA DA GUARDA SUÍÇA







CARDEAL ERSILIO TONINI


Cardeal Ersilio Tonini

Ersilio Cardeal Tonini (San Giorgio Piacentino, 20 de julho de 1914) é um cardeal italiano e Arcebispo Emérito de Ravenna-Cervia. É o cardeal mais velho do Colégio Cardinalício.
Foi criado cardeal pelas mãos de João Paulo II em 26 de novembro de 1994 com o título do Santissimo Redentore a Val Melaina, e desde 30 de abril de 2010 é o cardeal vivente mais idoso do mundo.

File:BISHOP.erislio.tonini.JPG
DECANO DO COLÉGIO DOS CARDEAIS