26 janeiro, 2012

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE BRASILIA - DIOCESE DE URUAÇU



IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PADROEIRA DA DIOCESE
A Diocese de Uruaçu (Dioecesis Uruassuensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, é sufragânea da Arquidiocese de Brasília.
diocese de Uuruaçu foi criada pelo Papa Pio XII, no dia 26 de março de1956, por meio da bula Cum territorium. A diocese foi criada a partir de território desmembrado da extinta Prelazia de São José do Alto Tocantins. A maior cidade da Diocese é Niquelândia,contando com 03 paróquias ( São José,Nossa Senhora da Abadia e São Francisco )para atender uma população de cerca de 46.000 pessoas. Niquelândia sediava a então Prelazia de São José do Alto Tocantins,onde a Igreja de São José serviu como catedral.Em Niquelândia é realizada a maior festa de devoção à Virgem Maria do Centro Oeste,Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém,com mais de 260 anos de história.

 Dom Messias dos Reis Silveira Bispo Diocesano desde 2007


FONTE DE INFORMAÇÃO:

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE BRASILIA - DIOCESE DE LUZIÂNIA

NOSSA SENHORA DA EVANGELIZAÇÃO PADROEIRA DA DIOCESE



A Diocese de Luziânia (Dioecesis Lucianiensis), é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana, criada no dia 20 de Marçode 1989. É presidida por Dom Afonso FiorezeCP
diocese foi criada no em 20 de Março de 1989 através da Bula Pastoralis Prudentia do Papa João Paulo II, desmembrando dos territórios das dioceses de AnápolisIpameri e Uruaçu.




Dom Afonso Fioreze Bispo Diocesano desde  2004





FONTE DE INFORMAÇÃO:

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE BRASÍLIA - DIOCESE DE FORMOSA


NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PADROEIRA DA DIOCESE



A diocese de Formosa (Dioecesis Formosensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, é sufragânea da Arquidiocese de Brasília.
prelazia de Formosa foi criada pelo Papa Pio XII, no dia 26 de março de1956, por meio da bula Ad facilius et fructuosius. A prelazia foi criada a partir de território desmembrado da extinta Prelazia de São José do Alto Tocantins e da então Arquidiocese de Goiás.
Papa João Paulo II elevou a prelazia à categoria de diocese no dia 16 de outubro de 1979, pela Bula Cum Praelatura.
Dom Paulo Roberto Beloto Bispo Diocesano De Formosa  desde 2005
 fonte de informação:

PRELAZIA DE BORBA - AMAZONAS



MATRIZ DA SÉ EPISCOPAL DE BORBA



Prelazia de Borba (Territorialis Praelatura Borbensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Manaus e ao Conselho Episcopal Regional Norte I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Manaus. A prelatícia está na Catedral Basílica Santo Antônio de Pádua, na cidade deBorba, no estado do Amazonas.
A Prelazia de Borba foi erigida a 13 de julho de 1963,pelo Papa Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de Manaus e da Prelazia de Parintins.


Bispos

NomePeríodoNotas
Bispos Prelados
Dom Elói Róggia2006-Atual
Dom José Afonso Ribeiro1988-2006
Dom Adriano Jaime Miriam Veigle1964-1988

23 janeiro, 2012

VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA BENTO XVI A CUBA

HAVANA, 21 JAN (ANSA) - Uma delegação do Vaticano está hoje em Cuba para continuar os preparativos da visita que o papa Bento XVI fará ao país em março, anunciou a Chancelaria cubana.

O Pontífice chegará em 26 de março a Santiago de Cuba para uma viagem que terminará em Havana, no dia 28.

De acordo com uma nota publicada no site do Ministério das Relações Exteriores, o coordenador de Viagens Apostólicas, Alberto Gasbarri, lidera a delegação.

Em sua segunda viagem pela América Latina, o Papa também visitará o México. A primeira vez que Bento XVI esteve no subcontinente foi em 2007 para participar da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada no Brasil. 



                 

CUBA E VATICANO  JUNTOS COMO NUNCA



FONTE DE INFORMAÇÃO:




JMJ e Jornal Vaticano premiados na Espanha





Madri (RV) – “Bravo!” é o nome do Prêmio entregue anualmente pela Comissão Episcopal Espanhola para as Comunicações Sociais. Ele homenageia comunicadores e empresas de comunicação de diversos setores, e, este ano, foi dedicado também à Jornada Mundial da Juventude e ao jornal Vaticano L’Osservatore Romano.

“A JMJ – lê-se nas motivações para o prêmio – colocou em evidência a fecunda vitalidade da Igreja em todos os âmbitos da comunicação”. Quanto à mídia impressa, o jornal Vaticano teve destaque justamente em 2011, quando completou seus 150 anos de fundação. Desde 1969 que o periódico publica uma edição semanal em espanhol. As motivações para esta última premiação foram que “ a publicação apresenta a dimensão universal da Igreja, encontro entre fé e razão, debate cultural e diálogo interreligioso”.

No cinema, o homenageado foi o diretor Xavier Beauvois, com o filme “Homens de Deus”. Nas novas tecnologias, foi o site www.rezandovoy.org, idealizado pela Companhia de Jesus de Valladolid, em colaboração com um grupo de leigos.

A cerimônia de entrega será na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, às 12h30, na sede da Conferência Episcopal Espanhola em Madri. (ED) 





FONTE DE INFORMAÇÃO:









Papa em Cuba: Rádio Vaticano entrevista o Embaixador do país junto à Santa Sé




Cidade do Vaticano (RV) – Estamos a poucas semanas da viagem pastoral de Bento XVI a Cuba, que se realizará de 26 a 28 de março. Por essa ocasião, o Vaticano conversou com o Embaixador de Cuba junto à Santa Sé, Eduardo Delgado, com quem recordou os 14 anos da visita histórica de João Paulo II.

O Embaixador destacou a importância e os resultados daquela visita, como o restabelecimento do Natal como festa nacional e a abertura de um diálogo permanente com a Igreja Católica no país sobre diversas questões pastorais. “Nós cubanos nutrimos um grande afeto, ousaria dizer amor, pelo beato João Paulo II”, disse Delgado.

Questionado sobre a existência de uma continuidade entre a visita de Karol Wojtyla e a de Bento XVI, o representante cubano confirmou essa relação, e assinalou um aprofundamento nas relações bilaterais.

Sobre a anistia consentida pelo Governo aos quase três mil presos, no último 28 de dezembro, o Embaixador disse que o ato teve um duplo caráter: foi um gesto soberano e, ao mesmo tempo, humanitário (principalmente para com os presos de muita idade ou gravemente doentes). Então ressaltou que as anistias, em Cuba, são de praxe, sendo realizadas, mais ou menos, uma vez por ano. Complementou que o fato de isso ter sido feito nas vésperas da visita do Papa à Ilha pôs ainda mais peso ao caráter humanitário.

“Em qualquer situação – declarou o Embaixador – a visita do Papa é sempre acolhida com grande simpatia e grande expectativa, com manifestações de afeto e de respeito”. Relembrou ainda que essa visita coincide com o final da peregrinação nacional da Nossa Senhora do Cobre, cuja imagem, no final de agosto, terá atravessado toda a Ilha. Acrescentou que essa peregrinação criou um clima particular de espera pela chegada do Papa.

A entrevista concluiu-se com uma análise da relação entre os dois Estados por parte do Embaixador: “As nossas relações já duram 76 anos ininterruptos. No plano internacional, a Santa Sé sempre declarou-se contrária ao bloqueio comercial contra a Ilha e esteve próxima em situações de calamidades naturais.” “A palavra do Papa – afirmou – influencia positivamente as pessoas e o desenvolvimento da sociedade, e assim o será também nessa visita”.





FONTE DE INFORMAÇÃO:




Preparativos de visita do Papa a Cuba estão adiantados







Os preparativos para a visita papal a Cuba, em março, estão "muito adiantados", disse à AFP o monsenhor José Félix Pérez, secretário-executivo da Conferência Episcopal, que fez uma revisão, concluída neste domingo, com representantes do Vaticano e autoridades cubanas.
O monsenhor Pérez integra a Comissão Central preparatória que, formada por representantes do Vaticano, liderados por Alberto Gasbarri, e autoridades do governo e da Igreja local, se reuniu na sexta-feira, em Havana, e percorreu Santiago de Cuba e o Santuário do Cobre (960km a sudeste da capital), no sábado.
"A impressão que tenho e que compartilhei com outros membros da Comissão é que tudo está muito avançado (...), primeiro em saber o que se deve preparar, e se tem clara consciência do que é preciso preparar", afirmou.
Segundo a fonte, os temas dos preparativos são "muito amplos" porque "a logística vai desde o transporte dos peregrinos até a celebração da liturgia".
"Há uma vontade de todos os que têm a ver com a preparação, uma vontade muito clara e muito consistente", afirmou.
"Fizemos um trajeto em Santiago de Cuba (aonde o Papa chegará, vindo do México, em 26 de março), o Cobre e os lugares por onde o Santo Padre vai passar, os locais onde vai celebrar a santa missa e pernoitar", detalhou.
Bento XVI será recebido no aeroporto de Santiago de Cuba pelo presidente Raúl Castro e bispos cubanos, segundo o programa provisório, divulgado pela Igreja.
Está previsto que na manhã de 27 de março celebre nesta cidade uma missa pelos 400 anos do aparecimento, em Cuba, da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira nacional.
Em seguida, seguirá para Havana, onde se reunirá na tarde do dia 27 com Raúl Castro, que em 2006 sucedeu no comando do país ao irmão, Fidel, com quem o Papa também se reunirá, segundo fontes do Vaticano.
Na manhã do dia 28, Bento XVI deverá celebrar uma missa na Praça da Revolução, na capital cubana, no mesmo lugar escolhido para o culto pelo papa João Paulo II, em janeiro de 1998, em uma visita que marcou o fim do congelamento das relações entre a Igreja e o governo comunista.
"O programa oficial será divulgado nos próximos dias pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé", afirmou o monsenhor Pérez, informando que a comissão do Vaticano, presidida por Gasbarri, deixará Cuba na noite deste domingo.


fonte de informação:
AFP

Campanha da Fraternidade 1985


Campanha da Fraternidade 1985

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Pão para quem tem fome
Objetivo Geral:
Contribuir para motivar a comunidade cristã a assumir sua responsabilidade ante a situação de fome que existe no Brasil.




FONTE DE  INFORMAÇÃO:


Campanha da Fraternidade 1984


Campanha da Fraternidade 1984

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Para que todos tenham vida
Objetivo Geral:
Pretende reunir e mobilizar os cristãos e todas as pessoas de boa vontade, em clima fraterno e aberto de campanha, para refletir (e agir) sobre todos os aspectos da vida, na sua unidade espiritual, moral, intelectual, psicológica e física. Quer ser um sinal de esperança para as comunidades cristãs e para todo o povo brasileiro a fim de que dentro de um panorama de sombras e de atentados à vida, sintam a luz de Cristo, que vence o egoísmo, o pecado e a própria morte.




FONTE DE INFORMAÇÃO:

Campanha da Fraternidade 1983


Campanha da Fraternidade 1983

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Fraternidade Sim Violência Não
Objetivo Geral:
Mostras como a fraternidade está necessariamente ligada à vitória sobre a violência. A CF 83 pretende levar a comunidade cristã a refletir sobre a seguinte questão: o que se pode e se deve fazer diante da atual escalada da violência nas suas diversas formas?




FONTE DE INFORMAÇÃO:

Campanha da Fraternidade 1982


Campanha da Fraternidade 1982

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: A verdade vos libertará
Objetivo Geral:
Criar condições para a prática de uma educação libertadora, a serviço da construção de uma sociedade fraterna




FONTE DE  INFORMAÇÃO:

Campanha da Fraternidade 1981


Campanha da Fraternidade 1981

Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Saúde para todos
Objetivo Geral:
Todo empenho na melhoria das condições de saúde do povo, que se pode traduzir em múltiplas e generosas ações pessoais e comunitárias de pequeno ou grande alcance, deve estar orientado para:

  1. Aprimoramento da organização política do país com o objetivo de permitir a livre expressão dos interesses e necessidades de todos os grupos sociais;
  2. A distribuição eqüitativa dos benefícios econômicos decorrentes do desenvolvimento do país;
  3. A melhora das condições de vida e trabalho, compreendendo-se aqui, em primeiro lugar, o atendimento às necessidades básicas de alimentação, habitação, vestuário, educação, higiene, transporte e segurança;
  4. A ampliação dos serviços de saúde e a correção de suas distorções, no sentido de uma adaptação às necessidades prioritárias da maioria da população. Para tanto, são indispensáveis: participação real do povo – segundo as formas convenientes e as instâncias devidas – no planejamento, administração e execução das políticas oficiais de saúde em nível nacional, estadual e municipal; a valorização efetiva dos recursos locais disponíveis na busca de solução para os problemas de saúde das comunidades; a hierarquização mais racional e justa na destinação dos recursos públicos para a saúde, privilegiando a assistência preventiva sobre a curativa;a reorientação da Central de Medicamentos, visando a uma solução para o problema dos remédios necessários à grande maioria do povo.  




FONTE  DE INFORMAÇÃO: