18 outubro, 2012

Lançado CD com o Hino da CF 2013

CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATENIDADE 2013

Já está disponível nas livrarias católicas do Brasil o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade de 2013 e os cantos para a quaresma do ano C. Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), o CD traz o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a cada ano.
A Campanha da Fraternidade 2013, que tem por tema “Fraternidade e Juventude”, e lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8) , teve seu hino escolhido a partir de concurso aberto para todos que desejassem participar. A canção foi composta para servir durante encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão. O CD contém outras faixas inéditas para as celebrações da quaresma do ano C, além de músicas para o trabalho de evangelização com a juventude.
O assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bipos do Brasil (CNBB), padre José Carlos Sala afirma que, de acordo com suas potencialidades, “as equipes de canto e música escolherão o melhor meio para apropriar-se desse rico repertório quaresmal que aparece no CD e no Hinário Litúrgico da CNBB e ajudar os fiéis na assimilação dos cantos próprios deste tempo”.
“Que o hino da Campanha da Fraternidade e os cantos próprios para o trabalho de evangelização com os jovens ajudem no processo de reflexão da realidade da juventude no Brasil e sejam sinal de alegria e comunhão eclesial”, disse o assessor.

ORDENAÇÕA E POSSE DO NOVO BISPO DE MARABÁ-PA




No último dia 10 de outubro, o papa Bento XVI nomeou o monsenhor Vital Corbellini bispo de Marabá (PA). O monsenhor será ordenado no próximo dia 30 de novembro, no santuário diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS).
A posse do novo bispo está marcada para o dia 21 de dezembro, às 19h, na catedral diocesana de Marabá.

Participação dos bispos brasileiros no Sínodo

Prosseguem no Vaticano os trabalhos do Sínodo dos Bispos com o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. O encontro, que começou no dia 7 de outubro, só termina no próximo dia 28. Do Brasil, participam os delegados da CNBB: cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (SP); dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG); dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF); dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB; e dom Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena (SP), nomeado pelo Papa.

Os trabalhos do Sínodo começaram com a escolha dos nomes para compor a comissão que vai redigir a mensagem final. O presidente, Cardeal Giuseppe Betori, arcebispo de Florência (Itália), e o vice-presidente, dom Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas) foram nomeados pelo papa Bento XVI. Os outros dez membros eleitos pelos sinodais foram conhecidos na sessão sinodal do dia 12 de outubro, e entre eles está dom Sérgio da Rocha.

Alguns dos delegados brasileiros já realizaram alguma intervenção no Sínodo. No dia 10, o arcebispo de Brasília recordou aos padres sinodais que os catequistas ocupam um lugar especialmente importante no dever de transmitir a fé e educar à vida cristã. Segundo dom Sérgio, necessitamos desenvolver com maior esforço a iniciação cristã como autêntico processo evangelizador. Segundo o resumo das intervenções publicado no site da Santa Sé, dom Sérgio recordou o Instrumentum laboris, ao dizer que à luz do Magistério pós-Conciliar, é importante “configurar para o catequista um ministério estável e instituído dentro da Igreja”.

No dia 13, dois brasileiros realizaram intervenções na aula sinodal. O cardeal Odilo Scherer destacou que a nova evangelização necessita de novos evangelizadores, muito mais que de novos métodos e recursos técnicos. E caracterizou estes evangelizadores como pessoas de profunda experiência de fé, alimentada na comunhão com Deus.

Na mesma sessão, o secretário geral da CNBB fez referência aos sujeitos da transformação da fé. Dom Leonardo recordou que a nova evangelização deveria considerar os jovens como “novos agentes”. De acordo com o bispo, os jovens devem ser preparados na catequese, mediante a participação na vida da comunidade de fé e as experiências missionárias, para poderem atuar na comunidade e na sociedade, especialmente no mundo da instrução, os meios de comunicação, internet, a arte e outros.

No dia 16, foi a vez de dom Geraldo Lyrio, que afirmou que a Nova Evangelização deve levar as pessoas à experiência profunda do encontro com Jesus Cristo vivo. O arcebispo recordou que a Sagrada Liturgia é um dos lugares privilegiados para este encontro. Com base nos documentos conciliares, afirmou que a liturgia é fonte e lugar de evangelização, pois nela Deus fala a seu povo e Cristo anuncia seu Evangelho. Concluiu sua predica afirmando que a nova evangelização depende da capacidade de fazer da liturgia a fonte da vida espiritual.
(Colaborou na tradução: Marcus Túlio - Arquidiocese de Vitória/ES)
 
INFORMAÇÕES DO SITE:

programação da Quinzena Nazarena

Depois da grande procissão do Círio de Nazaré, a quinzena Nazarena foi aberta no domingo,14, com uma missa celebrada pelo cardeal Dom Cláudio Hummes, na Basílica Santuário. Nos próximos dias, a Basílica Santuário tem mudança nos horários de missa e são realizadas outras celebrações diárias, além das missas diárias, às 18h, com os bispos pregadores. A quinzena Nazarena é encerrada na segunda-feira, 29, quando a imagem peregrina volta para o Colégio Gentil, onde fica durante o ano inteiro até o próximo Círio, e quando a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré sobe para o Glória do Altar-Mor.
Ainda faltam cinco procissões até o término da quinzena nazarena: Ciclorromaria, dia 20, às 8h; Romaria das Crianças, 21, 7h; Romaria da Juventude, 20, 16h; Procissão da Festa, 28, às 8h; e Recírio, 29, com subida da imagem na Basílica às 5h30. Todas as romarias irão sair da Praça Santuário exceto a Romaria da Juventude que sairá da Igreja São Judas Tadeu, bairro do Condor.
Confira abaixo, os horários das celebrações durante a quinzena:

Horários das Missas na Quinzena Nazarena
De segunda à sábado
5h15 – Terço da Alvorada
5h45 – Missa e Consagração
7h – Missa e Consagração
12h – Santa Missa
15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e novenaà Nossa Senhora de Nazaré
Confissões:
Das 7h às 20h
Aos domingos
06h30 /7h – Praça Santuário / 8h/ 10h  / 12h / 16h30  / 18h / 20h
*Com o Horário de verão (A partir de 21/10)
5h15- Terço da Alvorada
6h - Missa e Consagração
7h15 - Missa e Consagração
8h30 – Romaria com Missa
10h – Missa e Consagração
12h – Missa e Consagração
15h – Adoração e Novena
15h45 – Santo Terço
18h – Missa e Pregação
Romarias com Missa às 8h30
15/10 – 2ª feira: Fiéis
16/10 – 3ª feira: Confrarias de Nazaré, São José e CongregaçãoMariana
17/10 – 4ª feira: Colégio Nazaré
18/10 – 5ª feira: Colégios Sant’Ana
19/10 – 6ª feira: Colégio Santo Antônio
20/10 – Sábado: 9h – Pastoral da Saúde e Enfermos
22/10 – 2ª feira: Colégio Santa Catarina
23/10 – 3ª feira: Colégios Salesianos
24/10 – 4ª feira: Colégios Preciosinos
25/10 – 5ª feira: Colégio São Paulo
26/10 – 6ª feira: Apostolado da Oração
27/10 – Sábado: 9h – Pastoral da Pessoa Idosa
Missas com Bispos pregadores às 18h
14/10 – Card. Dom CláudioHummes
15/10 – Card. Dom Cláudio Hummes
16/10 – Card. Dom Cláudio Hummes
17/10 – Dom Luis Ferrando
18/10 – Dom Alberto Taveira Corrêa
19/10 - Dom Teodoro Mendes
20/10 – Dom Alberto TaveiraCorrêa
21/10 – Dom Teodoro Mendes
22/10 – Dom Vicente Zico
23/10 -Dom Jesús Maria Cizaurre
24/10 - Dom José Negri
25/10 – Dom AlessioSaccardo
26/10 – Dom Bernardo Barhlmann
27/10 –Dom Mário Rino Sivieri
28/10 – Dom Alberto Taveira Corrêa


INFORMAÇÕES DO SITE:

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE NAZARÉ


NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Oração a Nossa Senhora de Nazaré

Ó Virgem Imaculada de Nazaré,
fostes na terra criatura tão humilde
a ponto de dizer ao Anjo Gabriel:
"Eis aqui a escrava do Senhor!"
Mas por Deus fostes exaltada
e preferida entre todas as mulheres
para exercer a sublime missão
de Mãe do Verbo Encarnado.
Adoro e louvo o Altíssimo
que vos elevou a esta excelsa dignidade
e vos preservou da culpa original.
Quanto a mim,
soberbo e carregado de pecados,
sinto-me confundido
e envergonhado perante vós.
Entretanto, confiado na bondade
e ternura do vosso coração imaculado e maternal,
peço-vos a força de imitar
a vossa humildade
e participar da vossa caridade
a fim de viver unido, pela graça,
ao vosso divino Filho, Jesus,
assim como vós vivestes no retiro de Nazaré.
Para alcançar essa graça,
quero com imenso afecto e
filial devoção saudar-vos
como o Arcanjo São Gabriel:
"Ave Maria, cheia de graça..."
Nossa Senhora de Nazaré,
rogai por nós.

16 outubro, 2012

Cardeal Bertone envia nota de saudação do Papa ao Círio de Nazaré




"No segundo domingo de outubro, o Santo Padre deseja unir-se aos peregrinos paraenses e àqueles vindos de tantas partes do Brasil que, reunidos em Belém do Pará, recorrem ao amparo maternal de Nossa Senhora para obter de seu Divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo as graças necessárias para perseverar na fidelidade ao Evangelho. Ao mesmo tempo que exorta todos a seguirem o exemplo de Maria, que conservava as palavras de Cristo meditando-as no seu coração (cf. Lc 2,19), para que nunca se cansem de implorar e servir o Reino de Cristo no coração de todos os membros da família humana, Sua Santidade o Papa Bento XVI, em penhor de abundantes graças celestiais para poderem dar cumprimento a quanto aí se propuseram fazer na fidelidade a Cristo e à sua Igreja, concede a todos os romeiros uma propiciadora Bênção Apostólica".


CARD. TARCÍSIO BERTONE


 

Dois milhões de fiéis pelas ruas de Belém para o Círio de Nazaré

BERLINDA 2012

Praça lotada e devotos emocionados: assim se pode definir o clima da missa do 220º Círio de Nazaré, presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, representante do papa Bento XVI, e concelebrada pelo arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira, na Praça Frei Caetano Brandão, em frente a Catedral Metropolitana da Sé.
Mais de 50 mil pessoas participaram da missa celebrada às cinco horas da manhã. Quase duas horas depois, teve início a principal procissão que reuniu aproximadamente 2 milhões de fiéis.
Para o Núncio Apostólico, o momento foi um experiência única na sua vida. “Foi difícil dormir depois da Trasladação e ficar na espera para viver de novo essa experiência no domingo”, afirmou.
O Círio teve início na sexta-feira, com a primeira das onze romarias que compõem a quadra Nazarena. As homenagens continuam nas duas próximas semanas.
O Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do mundo. Realizado em Belém do Pará, há mais de dois séculos, congrega pessoas de todo o país numa caminhada de fé pelas ruas da capital paraense.

CÍRIO DE NAZADE 2012

IMAGENS DE AMOR E DE FÉ DO CÍRIO  DA VIRGEM DE NAZARÉ

 AVENIDA BOULEVARD CARTILHO FRANÇA E PRESIDENTE VARGAS

ARCEBISPO DE BELÉM E SEU AUXILIAR DANDO BENÇÃO AOS FIÉS

A CORDA É O SIMBOLO DO CÍRIO MAIS DISPUTADA ENTRE OS PROMESSEIROS


BERLINDA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ