26 novembro, 2011

TRANSLADAÇÃO DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DIOCESE DE SANTARÉM DO PARÁ




Por volta das 18:00, iniciou a transladação de nossa senhora da Conceição padroeira da cidade de Santarém, com a saída da berlinda com a imagem da santa da frente da catedral.
Os fiéis se reúnem na Catedral e durante horas caminham até a Igreja destinada à receber a imagem, numa grande Procissão luminosa. Os moradores das ruas por onde passa esta Romaria, se mobilizam, enfeitam as ruas, as casas, as árvores, soltam fogos, aplaudem, etc.
A Procissão também é mais rápida. A Berlinda reina soberana durante a Trasladação, pois à noite, a iluminação ajuda a destacar ainda mais a Imagem da Virgem.
A transladação 2011 chegou por volta das 20:30 da noite, no percurso a imagem da santa recebeu diversas homenagens, a procissão deste ano  teve duração de quase 2:30, onde na chegada os padroeiros das cidades que compõem a diocese de Santarém estavam esperando a sua padroeira mãe na praça de são Sebastião

25 novembro, 2011

Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Santa Sé



O Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Santa Sé relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, foi firmado na Cidade do Vaticano, em 13 de novembro de 2008. Foi subscrito por Celso Amorim, Ministro das Relações Exteriores do Brasil e por D. Dominique Mamberti, Secretário para Relações com os Estados da Secretaria de Estado da Santa Sé
Este acordo foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio do do Decreto Legislativo no 698, de 7 de outubro de 2009, nos termos do seu artigo 20 entrou em vigor em 10 de dezembro de 2009 e foi promulgado pelo Presidente da República através do Decreto Nº 7.107, de 11 de fevereiro de 2010.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do acordo dentre outras as seguintes autoridades: o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, e Dom Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil, o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, e a embaixadora do Brasil na Santa Sé, Vera Barroulin Machado.

A CÚRIA ROMANA

PALÁCIO DA CÚRIA ROMANA DA CIDADE DO VATICANO
A Cúria Romana é o órgão administrativo da Santa Sé, constituído pelas autoridades que coordenam e organizam o funcionamento da Igreja Católica. É geralmente visto como o governo da Igreja. Curia no latim medieval significa "corte" no sentido de "corte real", pelo que a Cúria Romana é a corte papal, que assiste o Papa nas suas funções.
Pelo Decreto Christus Dominus de 28 de outubro de 1965 do Papa Paulo VI ficou estabelecido que Para exercer o poder supremo, pleno e imediato sobre a Igreja universal, o Romano Pontífice vale-se dos Dicastérios da Cúria Romana. Estes, por conseguinte, em nome e com a autoridade dele, exercem seu ofício para o bem das Igrejas e em serviço dos Sagrados Pastores.

A importância da Cúria Romana cresceu ao longo da história da Igreja, tendo o apogeu durante a época de exercício de poder temporal que terminou no século XIX, com a unificação de Itália e a extinção dos Estados Papais, formalmente concluída em 1929 com os Tratados de Latrão. Desde aí a Cúria deixou de se ocupar com a administração dos antigos Estados Papais, e, dada a reduzida extensão do território do Vaticano, dedica-se ao apoio à acção papal, à diplomacia e à gestão política.

A Cúria têm a seguinte estrutura organizacional:  
Secretaria de Estado
  Congregações.
  Pontifícios Conselhos
  Tribunais
  Ofícios
  Pontifícias Comissões
  Pontifícios Comitês
  Pontifícias Academias

Outros organismos
Arquivo Secreto Vaticano
Biblioteca Apostólica Vaticana
Departamento Central de Estatísticas da Igreja
Tipografia Vaticana Poliglotta
Libreria Editrice Vaticana
Fábrica de São Pedro
Centro Televisivo Vaticano
Rádio Vaticano
Sala de Imprensa da Santa Sé
Jornal L'Osservatore Romano
Jornal Acta Apostolicae Sedis
Opus Fundatum Latinitas
Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém
Peregrinatio ad Petri Sedem
Capela Musical Pontifícia
Pontifício Instituto de Música Sacra
Guarda Suíça Pontifícia [6].

24 novembro, 2011

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

No próximo domingo dia 27 de Novembro acontece o círio de Nossa Senhora da Conceição padroeira da diocese de Santarém. Círio de numero 93, esta manisfetação religioso ocorre  desde 1919. é a segunda maior manifestação religiosa do estado do Pará.
No domingo depois da missa presidida por Dom Esmeraldo Barreto, na igreja de São Sebastião mais uma vez o povo de Santarém percorre as ruas da cidade agradecendo a Virgem da Conceição por diversas graças alcançadas, seguindo pelas seguintes ruas, avenida são Sebastião, avenida Santarém - cuiaba  e avenida tapajós, nesse cruzamento ocorre a maior homenagem entre todas, e a homenagem do sindicato dos estivadores de Santarém.




A chegada da berlinda no complexo arquitetônico de nossa senhora da Conceição esta marcado para as 11:30H, onde o Bispo diocesano  o clero e demais bispos convidados farão a Celebração Eucarística.

CARDEAL TARCISÍO BERTONE

O CARDEAL TARCISIO BERTONE  É TIDO COMO O NÚMERO 2 DO VATICANO, VATICANISTA CONSERVADOR CENTRALIZADOR, É O HOMEM MAIS PODEROSO DENTRO DA IGREJA CATÓLICA  DEPOIS DO SANTO PADRE , É CLARO.
SUA ASSUNÇÃO A ALTA CÚPULA DA IGREJA CATÓLICA SE DEU MUITO RÁPIDA, POIS FOI ELEVADO A ARCEBISPO METROPOLITANO DE GÉNOVA, EM 10 DE DEZEMBRO DE 2002, E FOI PROCLAMADO CARDEAL EM 21 DE OUTUBRO DE DE 2003 COM O TITULO DA IGREJA DE Santa Maria Ausiliatrice in via Tuscolana.




DETÉM OS CARGOS MAIS IMPORTANTES DA IGREJA, ELE E CHEFE DE ESTADO DO VATICANO, E AINDA E O CABEÇA DA CÂMARA APOSTÓLICA, OU SEJA,  O CARMELENGO, NA ATUALIDADE  AOS 76 ANOS É O MAIS COTADO PARA A SUCEDER O TRONO DE SÃO PEDRO.

A CAMÂRA APOSTÓLICA

BRASÃO DA CÂMARA APOSTÓLICA.
A Câmara Apostólica,  é um dicastério da igreja católica à cabeça da qual se encontra o Cardeal Camerlengo da Santa Igreja Romana, com a colaboração do vice-camerlengo e de outros prelados da câmara, é um serviço da Cúria Romana encarregado dos bens temporais da Santa-Sé, que exerce sobretudo funções durante a vacância da Sé apostólica, de acordo com a lei particular relativa a essa vacância

 

Constação do falecimento de Leão XIII
Os prelados e o secretário e chanceler da Câmara Apostólica assistem à constatação oficial pelo camerlengo do falecimento do Papa, após o que é redigida, pelo secretário e chanceler, a acta oficial autenticada do falecimento.
Após a inumação do Papa, um delegado do Cardeal Camerlengo redige um processo verbal do acto, na presença dos membros da Câmara Apostólica.
Cabe então ao camerlengo, durante a sedisvacance, de supervisionar a administração dos bens e dos direitos temporais da Santa-Sé, com a ajuda dos três cardeais assistentes, após ter obtido, uma vez para as questões menos importantes e cada vez para os mais graves, o voto do Colégio dos Cardeais.
O camerlengo ou o seu delegado têm o direito e o dever de perguntar a todas as administrações dependentes da Santa-Sé os relatórios sobre a sua situação patrimonial e económica e informações sobre os assuntos extraordinários em curso e, por outra parte, obter da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé o balanço geral das despesas do ano precedente e o orçamento previsional do ano seguinte. Esses relatórios são submetidos ao Colégio dos Cardeais.
Hoje quem está a frente da câmara apostólica e o CARDEAL TARCISÍO BERTONE.

CARDEAL CARMELENGO TARCISÍO BERTONE


23 novembro, 2011

CARDEAL TARCISIO BERTONE

(Romano Canavese, 2 de dezembro de 1934) é um cardeal italiano e secretário de Estado do Vaticano.
Foi ordenado sacerdote em Ivea em 1 de julho de 1960, por Albino Mensa, Bispo de Ivrea. Em seguida realizou estudos tanto em Turin quanto em Roma. Foi professor de Teologia Moral Especial no Pontifício Ateneu Salesiano de Roma, que em 1973 se converteu na Pontifícia Universidade Salesiana, no ano de 1967. Entre os anos 1976 e 1991, foi professor de Direito Canônico. Sustentou o cargo de diretor de teólogos dentro da comunidade da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, de 1974 a 1976. Do mesmo modo, foi decano da Faculdade de Direito Canônico entre 1979 e 1985, e vice-reitor da mesma instituição entre 19871989. Foi também professor convidado de Lei Eclesiástica Publica no Institute Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense em 1978. e
Foi eleito arcebispo de Vercelli em 4 de junho de 1991. Ordenado bispo em 1 de agosto de 1991, em Vercelli, por Albino Mensa, arcebispo emérito de Vercelli. Renunciou ao governo pastoral da arquidiocese em 13 de junho de 1995, quando foi nomeado secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. Foi encarregado pelo Papa João Paulo II da divulgação da terceira parte do “segredo” de Fátima.
Em 10 de dezembro de 2002 foi nomeado arcebispo metropolitano de Génova. Foi criado cardeal no consistório de 21 de outubro de 2003. Recebeu o barrete cardinalício, com o título da Igreja de Santa Maria Ausiliatrice in via Tuscolana e seu diaconato foi elevado a pro hac vice ao título cardinalício, em 21 de outubro de 2003.
Aos 15 de setembro de 2006, o Papa Bento XVI, o nomeou secretário de estado do Vaticano. No dia 4 de Abril de 2007 foi nomeado Camerlengo. O mesmo Papa nomeou-o Cardeal-bispo de Frascati em 10 de Maio de 2008.

SECRETÁRIO DE ESTADO DO VATICANO

No Vaticano, o cardeal secretário de Estado (oficialmente "secretário de Estado de Sua Santidade o Papa") é o titular da Secretaria de Estado da Santa Sé, o mais importante dicastério da Cúria Romana. Entre as suas competências estão da de dirigir as atividades dos outros dicastérios e de dirigir as relações exteriores da Santa Sé, o que faz dele uma espécie de primeiro-ministro e de ministro do Exterior do Vaticano. Durante a sede vacante, o anterior secretário de Estado (cuja nomeação expira quando o Papa morre ou resigna) assume as funções de chefe de Estado até à eleição do novo Papa.
 A Secretaria de Estado é hoje o dicastério da Cúria Romana que mais de perto coadjuva o Sumo Pontífice no exercício da sua missão. É hoje presidida por um cardeal que assume o título de Secretário de Estado, e que pode ser considerado como máximo responsável pela atividade diplomática e política da Santa Sé, representando, em circunstâncias particulares, a própria pessoa do Sumo Pontífice.
 TARCISIO BERTONE CARDEAL E SECRETÁRIO DE ESTADO DO VATICANO


22 novembro, 2011

ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA


BRASÃO ARQUIDIOCESANO
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia (Archidioecesis Sancti Salvatoris in Brasilia) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da Província Eclesiástica de mesmo nome e a Sé Primacial do Brasil. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Foi a primeira Diocese do Brasil e uma das mais antigas das Américas. Quando elevada a arquidiocese, foi, durante mais de duzentos anos, até 1892, a maior arquidiocese do mundo.
A diocese de São Salvador da Bahia foi criada como sufragânea da Sé Metropolitana de Lisboa em 25 de fevereiro de 1551 pelo Papa Júlio III, por meio da bula Super specula militantis Ecclesiae, desmembrada da Arquidiocese do Funchal. Em 1676, o Rei Dom Pedro II fez uma petição ao Papa Inocêncio XI, para elevar à dignidade de arquidiocese a então Diocese de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, com a distinção de metrópole-primaz do Brasil. No dia 16 de novembro de 1676, o Papa Inocêncio XI, pela bula Inter Pastoralis Officii Curas, elevou-a a Arquidiocese e Sede Metropolitana Primacial, tendo como suas sufragâneas as dioceses de Olinda, São Sebastião do Rio de Janeiro, Angola e Congo, além de São Tomé. A Diocese de São Luís do Maranhão, também criada a partir do desmembramento da Diocese de Olinda, ficaria subordinada diretamente à Sé lisboeta.
Desde a sua criação, sucederam-se oito bispos e 27 arcebispos, além de dois arcebispos coadjutores, dezessete bispos auxiliares e um Administrador apostólico.
No dia 22 de março de 2011, D. Murilo foi recebido no aeroporto de Salvador, onde pessoas de muitos matizes e movimentos católicos estiveram presentes. No dia 25 de março, tomou posse como arcebispo de Salvador na Catedral-Basílica
SÉ EPISCOPAL DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL



LOGOMARCA DA CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é um organismo permanente que reúne os Bispos Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, "exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito" (Cân. 447). 
Pertencem à CNBB, pelo próprio direito, todos os Bispos diocesanos do Brasil e os que são a eles equiparados pelo direito, os Bispos coadjutores, os Bispos auxiliares e os outros Bispos titulares que exercem no mesmo território algum encargo especial, confiado pela Sé Apostólica ou pela Conferência dos Bispos. (cf. Cân. 450)
A CNBB foi fundada em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro. A transferência da sede para Brasília aconteceu em 1977. 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, segundo seu estatuto, tem por finalidade:
  • aprofundar cada vez mais a comunhão dos Bispos;
  • estudar assuntos de interesse comum da Igreja no País, para melhor promover a ação pastoral orgânica;
  • deliberar em matérias de sua competência, segundo as normas do direito comum ou de mandato especial da Sé Apostólica;
  • manifestar solicitude pela Igreja Universal, através da comunhão e colaboração com a Sé Apostólica e com as outras Conferências Episcopais;
  • cuidar do relacionamento com os poderes públicos, a serviço do bem comum, ressalvado o conveniente entendimento com a Nunciatura Apostólica, no âmbito de sua competência específica.
No dia 9 de maio de 2011 foi eleito o cardeal Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis com mais de 160 votos, para ser  presidente da CNBB pelos próximos 4 anos (2011-2015).

BRASÃO EPISCOPAL DE DOM RAYMUNDO DAMASCENO

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis

O NÚNCIO APÓSTOLICO NO BRASIL

NÚNCIO APOSTÓLICO NO BRASIL
Dom Lorenzo Baldisseri (San Pietro in Campo, 29 de setembro de 1940) é um bispo católico pertencente ao serviço diplomático da Santa Sé, é o núncio apostólico no Brasil, desde 2002. É Arcebispo Titular de Diocletiana e pianista.
Dom Lorenzo foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1963, em Pisa, pelas mãos de Dom Ugo Camozzo, arcebispo de Pisa.
No período de 1970 a 1973 faz sua formação jurídica e diplomática na Pontifícia Universidade Lateranense, na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesiástica. Iniciou sua atuação no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1973, na Guatemala, com o núncio Dom Emanuele Gerada. Trabalhou nas nunciaturas apostólicas da Guatemala, El Salvador e Japão.
No Brasil esteve no período de 1980 a 1982, com o núncio Dom Carmine Rocco, depois foi para o Paraguai, França, Zimbabue e Moçambique. Em janeiro de 1991 é encarregado de uma missão especial no Haiti. No dia 6 de janeiro de 1992 é nomeado Núncio Apostólico no Haiti.
O Papa João Paulo II o nomeou arcebispo titular de Diocletiana, no dia 15 de janeiro de 1992. Dom Lorenzo recebeu a ordenação episcopal no dia 7 de março de 1992, em Pisa, das mãos de Dom Angelo Cardeal Sodano, Secretário de Estado da Santa Sé, Dom Justin Francis Cardeal Rigali, secretário da Sagrada Congregação para os Bispos, e Dom Alessandro Plotti, Arcebispo de Pisa.
Dom Baldisseri foi núncio apostólico no Haiti (1992 – 1995), no Paraguai (1995 – 1999), na Índia e Nepal (1999 – 2002). Foi nomeado núncio no Brasil no dia 12 de novembro de 2002, sucedendo a Dom Alfio Rapisarda. Em dezembro de 2008 recebeu das mãos do governador Aécio Neves, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte a comenda da "Medalha da Inconfidência", condecoração mais elevada concedida pelo governo do Estado de Minas Gerais.

21 novembro, 2011

O CATOLICISMO NO BRASIL.

CRISTO REDENTOR- RIO DE JANEIRO
O catolicismo apostólico romano é atualmente a maior religião do Brasil, ativa no país desde o período pré-colonial, quando foi introduzida por missionários que acompanhavam os colonizadores portugueses. A Igreja Católica exerce grande influência nos aspectos político, social e cultural dos brasileiros.
A principal religião do Brasil, desde o século XVI, tem sido o catolicismo romano. Ela foi introduzida por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do país recém-descoberto. O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais, com 73,8% da população brasileira declarando-se católica, de acordo com o Censo do IBGE de 2000. Porém, sua hegemonia deve ser relativizada devido ao grande sincretismo religioso existente no país Entre as tradições populares do catolicismo no Brasil estão as peregrinações à Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Nossa Senhora Aparecida acabou por tornar-se a Padroeira do Brasil. Outras festas católicas importantes são o Círio de Nazaré, Festa do Divino e a Festa do Divino Pai Eterno, mais conhecida como Romaria de Trindade, em Goiás. No transcorrer do século XX, foi perceptível uma diminuição no interesse pelas formas tradicionais de religiosidade no país. Um reflexo disso é o aparecimento de grande número de pessoas que se intitulam católicos não-praticantes.
As principais lideranças da Igreja Católica no Brasil são os bispos e arcebispos do país, dentro dos quais se destacam: o núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, o presidente da CNBB e cardeal, Dom Raymundo Damasceno Assis, os demais cardeais brasileiros: Dom Eugênio de Araújo Sales, Dom Frei Paulo Evaristo Arns (O.F.M.), Dom José Freire Falcão, Dom Serafim Fernandes de Araújo, Dom Frei Cláudio Hummes (O.F.M.), Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Eusébio Oscar Sheid (S.C.J.) e Dom Odilo Pedro Scherer, além do primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger (S.C.J.).



SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA