22 novembro, 2011

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL



LOGOMARCA DA CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é um organismo permanente que reúne os Bispos Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, "exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito" (Cân. 447). 
Pertencem à CNBB, pelo próprio direito, todos os Bispos diocesanos do Brasil e os que são a eles equiparados pelo direito, os Bispos coadjutores, os Bispos auxiliares e os outros Bispos titulares que exercem no mesmo território algum encargo especial, confiado pela Sé Apostólica ou pela Conferência dos Bispos. (cf. Cân. 450)
A CNBB foi fundada em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro. A transferência da sede para Brasília aconteceu em 1977. 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, segundo seu estatuto, tem por finalidade:
  • aprofundar cada vez mais a comunhão dos Bispos;
  • estudar assuntos de interesse comum da Igreja no País, para melhor promover a ação pastoral orgânica;
  • deliberar em matérias de sua competência, segundo as normas do direito comum ou de mandato especial da Sé Apostólica;
  • manifestar solicitude pela Igreja Universal, através da comunhão e colaboração com a Sé Apostólica e com as outras Conferências Episcopais;
  • cuidar do relacionamento com os poderes públicos, a serviço do bem comum, ressalvado o conveniente entendimento com a Nunciatura Apostólica, no âmbito de sua competência específica.
No dia 9 de maio de 2011 foi eleito o cardeal Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis com mais de 160 votos, para ser  presidente da CNBB pelos próximos 4 anos (2011-2015).

BRASÃO EPISCOPAL DE DOM RAYMUNDO DAMASCENO

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário