05 janeiro, 2012

postagem de número 200 e visitantes de numero 500 em 05 de janeiro 2012

HOJE 05 DE JANEIRO DE 2012, ESTOU NO JARDIM EUROPA CIDADE DE ANANINDEUA-PA.
ESTOU COMEMORANDO OS 500 VISITANTE DESTE BLOG, E A POSTAGEM DE NUMERO 200.
O BLOG QUE FALA SOBRE AS PERSONALIDADES E A HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA FOI CRIADO NO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2011, COM A PRIMEIRA POSTAGEM SOBRE SÃO PEDRO O PRIMEIRO PAPA DE NOSSA IGREJA. ENTÃO HOJE SÃO 49 DIAS DE PURO AMOR AO BLOG DO BEM O BLOG DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. 



















Dom Hélder Câmara



Dom Hélder Pessoa Câmara OFS (Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909  Recife, 27 de agostode 1999) foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante oregime militar brasileiro. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Entretanto, foi acusado por seus opositores de ser conivente com o marxismo, ideologia considerada, em geral, pela hierarquia católica, como sendo contrária aos princípios cristãos.





Seu primeiro título veio em 1969, de doutor honoris causa pela Universidade de Saint Louis, Estados Unidos. Este mesmo título foi-lhe conferido por diversas universidades brasileiras e estrangeiras: Bélgica, Suíça, Alemanha, Países Baixos, Itália, Canadá e Estados Unidos, alcançando um total de 32 títulos.
Foi intitulado Cidadão Honorário de 28 cidades brasileiras e da cidade de São Nicolau na Suíça e Rocamadour, na França.


Recebeu o Prêmio Martin Luther King, nos Estados Unidos e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega e diversos outros prêmios internacionais. Foi indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Em 1970, o então presidente da República Emílio Garrastazu Médiciinstruiu pessoalmente o embaixador brasileiro na Noruega para tentar impedir que este prêmio lhe fosse concedido.
Foi escolhido o brasileiro do século na categoria religião pela revista IstoÉ.

 fonte de informação:
 

Santa Sé dá indicações sobre o Ano do Fé



A Santa Sé divulgou nesta quinta-feira, 5, um comunicado que antecipa o conteúdo da Nota que dá indicações sobre Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI por meio da Carta ApostólicaPorta fidei.
O Ano da Fé terá início em 11 de outubro de 2012, dia em que se comemora 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. 

“Com a promulgação de tal Ano, o Santo Padre tem a intenção de colocar ao centro das atenções eclesiais aquilo que desde o início de seu Pontificado, lhe está mais ao coração: o encontro com Jesus Cristo e a beleza da fé Nele. Por outro lado, a Igreja está bem ciente dos problemas que hoje a fé deve enfrentar e sente quanto é atual a pergunta que Jesus mesmo fez: ‘Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?’ (Lc 18, 8)”, destaca o comunicado publicado nesta quinta-feira pela Santa Sé.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Comunicado sobre a nota com indicações para o Ano da Fé
Por isso, Bento XVI salientou a Cúria Roma, durante o encontro às vésperas do Natal deste ano, que “se a fé não retomar a vitalidade, tornando uma profunda convicção e uma força real graças ao encontro com Jesus Cristo, todas as outras formas permaneceram ineficazes”.
Em nome de Bento XVI, a Congregação para a Doutrina da Fé publicará então uma Nota com indicações pastorais para o Ano da fé. Tal Nota foi elaborada em acordo com alguns Dicastérios da Santa Sé e com a contribuição doComitê para a preparação do Ano da Fé.  O Comitê, constituído junto à Congregação para a Doutrina da Fé, a mandato do Santo Padre, tem entre seus membros: os Cardeais William Levada, Francis Arinze, Angelo Bagnasco, Ivan Dias, Francis E. George, Zenon Grocholewski, Marc Ouellet, Mauro Piacenza, Jean-Pierre Ricard, Stanisław Ryłko e Christoph Schönborn; os Arcebispos Salvatore Fisichella e Luis F. Ladaria; os Bispos Mario Del Valle Moronta Rodríguez, Gerhard Ludwig Müller e Raffaello Martinelli.
A Nota será divulgada neste sábado, 7, e é composta por uma introdução e algumas indicações pastorais.



Redescoberta da fé
Em sua introdução, a Nota confirma que “o Ano da fé quer contribuir para uma conversão renovada ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé, a fim que todos os membros da Igreja sejam testemunhas credíveis e alegres do Senhor ressuscitado, capazes de indicar a tantas pessoas que buscam a porta da fé”.
O comunicado lembra que o Ano da Fé coincide com o 50º aniversário do Concilio Vaticano II, que a partir da luz de Cristo quis aprofundar a íntima natureza da Igreja e o seu relacionamento com o mundo contemporâneo. Depois do Concílio, a Igreja se empenhou na recepção e aplicação do seu rico ensinamento, em continuidade com toda a tradição, sob a orientação segura do Magistério.
“Para facilitar a execução adequada do Concílio, os Sumos Pontífices convocaram várias vezes o Sínodo dos Bispos propondo à Igreja orientações claras por meio de diversas Exortações apostólicas pós-sinodais. A próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, no mês de outubro de 2012, terá como tema: A nova evangelização para a transmissão da fé cristã, esclarece o comunicado da Santa Sé.

O Vaticano também salienta neste comunicado que desde o início de seu Pontificado, o Papa Bento XVI se empenhou decisivamente para uma correta compreensão do Concílio e do Catecismo da Igreja Católica, que é um “autentico fruto do Concílio Vaticano II” (Carta apostólica Porta fidei, n. 4) e “renovamento da continuidade”. Assim, o Ano da fé será uma ocasião privilegiada para promover o conhecimento e a difusão dos conteúdos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica.
Indicações pastorais
As indicações pastorais da Nota têm a intenção de favorecer “seja o encontro com Cristo por meio de autênticos testemunhos de fé, seja o conhecimento sempre maior dos seus conteúdos”.
O comunicado desta quinta-feira ressalta que estas indicações pastorais por sua vez não pretendem excluir outras propostas que o “Espírito Santo quiser suscitar” entre os membros do clero e os fiéis nas várias partes do mundo.
A Nota articula suas propostas em quatro níveis: 1) Igreja universal, 2) Conferência Episcopal, 3) Dioceses e 4)Paróquias, Comunidades, Associações e Movimentos.
Ela destaca que além da solene celebração para o início do Ano da Fé e vários outros eventos aos quais participará o Santo Padre, como a Assembleia do Sínodo dos Bispos e a Jornada Mundial da Juventude 2013, são definidas iniciativas ecumênicas para “invocar e favorecer o restabelecimento da unidade entre todos os cristãos”.
A nível de Conferência Episcopal, vem encorajada a qualidade da formação catequética eclesial e “uma revisão dos catecismos locais e dos vários subsídios catequéticos em uno nas Igrejas particulares para assegurar a eles a plena conformidade com o Catecismo da Igreja Católica. Para isso, a Santa Sé espera um amplo uso da comunicação e da arte, por meio de “transmissão televisiva ou radiofônica, filmes e publicações” podendo assim atingir um grande público.
A nível diocesano, o Ano da fé vem considerado, entre outros, como “renovada ocasião de diálogo criativo entre fé e razão por meio de simpósios, convenções, jornadas de estudo, especialmente nas universidades católicas”, e como tempo favorável para “celebrações penitenciais nas quais se requer o perdão a Deus, também, e especialmente, pelos pecados contra a fé”.
A nível paroquial, a proposta central permanece a celebração da fé na liturgia, em particular na Eucaristia, porque “na Eucaristia, mistério da fé e surgimento da nova evangelização, a fé da Igreja vem proclamada, celebrada e fortifica”. 

 
  
Secretaria especial e site para o Ano da Fé
“Junto ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização será instituída uma especial Secretaria para o Ano da fé para coordenar as diversas iniciativas propostas pelos vários Dicastérios da Santa Sé ou qualquer evento de relevância para a Igreja”. O comunicado esclareque que esta secretaria “poderá também sugerir propostas para o Ano da fé e disporá de “um site especial a fim de oferecer cada informação útil” sob esse aspecto.
Por fim, a Santa Sé salienta que as indicações oferecidas na Nota têm o objetivo de convidar todos os membros da Igreja a empenharem-se no Ano da fé para redescobrir e “dividir aquilo que o cristão tem de mais precioso: Cristo Jesus, Redentor do homem, Rei do Universo, ‘autor e consumador da fé’ (Heb. 12: 2)”.

 FONTE DE INFORMAÇÕES:
Logotipo Canção Nova

Rezemos pelos que nos perseguem e caluniam



Quando dispomos o nosso coração para abençoar tudo ao nosso redor e as pessoas com as quais convivemos, a luz de Cristo vem sobre nós e passamos a enxergar a vida e o próximo sob uma nova ótica. Muitas vezes, as nossas amarguras, os nossos dissabores, os ressentimentos, as mágoas, o negativismo e as críticas obscurecem a nossa visão e, assim, nos tornamos incapazes de ver as situações como, de fato, são.
Somos convidados por Deus a olhar para nós mesmos, para as pessoas e para o mundo que nos cerca com o olhar de Jesus. Somente com o auxílio da graça divina, somos capazes de perceber o que há de belo na vida, mesmo quando as dificuldades baterem à nossa porta. Cultivemos o bom humor, a alegria e a disposição de amar e abençoar a todas as pessoas. Hoje não pode ser mais um dia na nossa vida.
Façamos a partir de hoje um firme propósito de abençoar e falar uma palavra de ânimo, de consolo e de bênção para o nosso próximo.
Pode ter certeza de que, ao agir dessa forma, você será o primeiro a ser beneficiado pela graça de Deus. Rezemos, sobretudo, pelas pessoas que nos perseguem, que nos desprezam, que nos criticam, por aquelas que falam mal de nós e por quem temos antipatia.
“Quero, portanto, que em todo o lugar os homens façam a oração, erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões” (I Tm 2,8).
Jesus, eu confio em Vós!

LUZIA SANTIAGO

DIOCESE DE SANTARÉM



 BELA IMAGEM NOTURNA DAS TORRES DA CATEDRAL DE SANTARÉM DO PARÁ


FONTE DE INFORMAÇÃO:
JÚLIO CÉSAR DE ALMEIDA

Continua em Alter do Chão Festividade de Nossa Senhora da Saúde

NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO OU DA SAÚDE


Segue até esta sexta-feira, dia seis de janeiro as festividades de Nossa Senhora da Saúde, padroeira dos comunitários da vila de Alter do Chão. O evento religioso foi aberto no ultimo dia 27 de dezembro com várias atividades religiosas e culturais. O tema deste ano é a questão da Saúde e a Vida. De acordo com o páraco da paróquia de Alter do chão, Padre José Côrtes, durante as festividades, os católicos vivem a emoção da fé e manifestam alegria com a conclusão dos trabalhos da Igreja que passou por reforma e restauração. Todos os dias, às 19:30h, têm celebração e, após, tem a barraca na praça com música, bingo em um lugar aconchegante. 
IGREJA MATRIZ DE ALTER DO CHÃO
FONTE DE INFORMAÇÃO:
JULIO CESAR DE ALMEIDA

Missa no Pará lembra os dois anos do falecimento de Zilda Arns


A cidade de Belém (PA) vai recordar no próximo dia 12 de janeiro os dois anos do falecimento da fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, doutora Zilda Arns. O evento será marcado por uma missa celebrada na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Zilda Arns faleceu dentro de uma igreja em Porto Príncipe, vítima do terremoto que atingiu a região em janeiro de 2010 que matou milhares de pessoas. O desastre gerou uma comoção mundial, devido ao tamanho da força destruidora da natureza. Somente a Cáritas Brasileira, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de ajuda humanitária, em sua campanha SOS Haiti, arrecadou e enviou em ao país caribenho, mais de oito milhões de reais.
A médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns viveu para defender e promover as crianças, gestantes e idosos, construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento humano. Doutora Zilda morreu após fazer um pronunciamento sobre como salvar vidas com medidas simples, educativas e preventivas. Lá no Haiti discutia com as autoridades locais a implantação da Pastoral da Criança, para combater o grande índice de desnutrição e mortalidade infantil.
Em seu trabalho, Zilda Arns sempre aliou o conhecimento científico ao conhecimento e à cultura popular; valorizou o papel da mulher pobre na transformação social; mobilizou a todos, pobres e ricos, analfabetos e doutores, na busca da vida plena para todos. Em suas manifestações costumava dizer: "Há muito por fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores".
Zilda Arns marcou história no Brasil e no mundo por salvar a vida de milhares de crianças famintas. Por seu trabalho na área social, recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinense de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina. Dra. Zilda é Cidadã Honorária de 10 estados e 35 municípios; e foi homenageada por diversas outras Instituições, Universidades, Governos e Empresas. Ela foi indicada três vezes ao Nobel da Paz.

FONTE DE INFORMAÇÃO:



O SANTO DO DIA 05 DE JANEIRO


5 de Janeiro

São João Nepomuceno Neumann

São João Nepomuceno Neumann
São João Nepomuceno Neumann, natural de Boêmia, nasceu no ano de 1911. Ao ser despertado para o chamado à vida sacerdotal, fez toda a sua formação, mas foi acolhido nos Estados Unidos, em Nova York, pelo Bispo Dom João. Ali, foi ordenado. Como padre, buscou ser fiel à vontade do Senhor. São João pertenceu a congregação dos padres redentoristas e, ao exercer vários cargos, sempre foi marcado pelo serviço de humildade, de ser servo de Deus e servir ao Senhor por amor aos irmãos.


O Espírito Santo pôde contar com ele também para o episcopado, ser um dos sucessores dos apóstolos. Como bispo, participou em cerca de oitenta igrejas e cerca de cem colégios; até a própria Sé, na Filadélfia, foi construída através do seu serviço, do seu ministério episcopal.


São João Nepomuceno Neumann, modelo de pastor e defensor da liberdade que salva e liberta. Uma imagem, um reflexo do Bom Pastor.


Em 1960, ele partiu para a glória do Senhor.


São João Nepomuceno Neumann, rogai por nós!



fonte de informação:
Logotipo Canção Nova

04 janeiro, 2012

PAPA DE N° 251 - S.S. PIO VII O.S. B.


Pio VII, O.S.B.
251º papa
Nome de nascimento Luigi Barnaba Chiaramonte
Nascimento Cesena, Itália,
14 de Agosto de 1740
Eleição 14 de Março de 1800
Fim do pontificado 20 de agosto de 1823 (83 anos)
Antecessor Pio VI
Sucessor Leão XII



FONTE DE INFORMAÇÃO:


PAPA DE N° 252 - S.S. LEÃO XII


Leão XII
252º papa






Nome de nascimento Annibale Sermattei della Genga
Nascimento Fabriano, Itália,
22 de Agosto de 1760
Eleição 28 de Setembro de 1823
Fim do pontificado 10 de fevereiro de 1829 (68 anos)
Antecessor Pio VII
Sucessor Pio VIII


FONTE DE INFORMAÇÃO:

PAPA DE N° 253° S.S. PIO VIII


Pio VIII
253º papa
Nome de nascimento Francesco Severio Castiglione
Nascimento Cingoli, Itália,
21 de Novembro de 1761
Eleição 31 de Março de 1829
Fim do pontificado 30 de novembro de 1830 (69 anos)
Antecessor Leão XII
Sucessor Gregório XVI




FONTE DE INFORMAÇÃO:


PAPA DE N° 254 - S.S.GREGÓRIO XVI O.S.B.Cam


Gregório XVI, O.S.B.Cam.
254º papa
Nome de nascimento Bartolomeo Albert Cappellari
Nascimento Belluno, Itália,
18 de Setembro de 1765
Eleição 2 de Fevereiro de 1831
Fim do pontificado 1º de junho de 1846 (80 anos)
Antecessor Pio VIII
Sucessor Pio IX



fonte de informação:

PAPA DE N° 255 - S.S PIO IX O.F.S


 Pio IX, O.F.S.
255º papa
Nome de nascimento Giovanni Maria Mastai-Ferretti
Nascimento Senigallia, Itália,
13 de Maio de 1792
Eleição 16 de Junho de 1846
Fim do pontificado 7 de fevereiro de 1878 (85 anos)
Antecessor Gregório XVI
Sucessor Leão XIII



FONTE DE INFORMAÇÃO:


O SANTO DO DIA 04 DE JANEIRO


4 de Janeiro

Santa Ângela de Foligno

Santa Ângela de Foligno
Nasceu na Itália, no ano de 1248, em Foligno, próximo a Roma, numa família muito abastada. Mas, infelizmente, não vivia a maior riqueza, que é o amor a Deus. Dentro deste ambiente indiferente a Deus e à Igreja, amenina foi crescendo. Ela foi para o sacramento do matrimônio, teve vários filhos, mas, infelizmente, tanto os filhos e depois o esposo faleceram. Imagine como estava o coração dessa mulher! Mas, deixando-se levar por uma vida distante de Deus, entregava-se às festas, às vaidades, cada vez mais longe de Deus e dela mesma, até que sentiu o toque da misericórdia do Senhor. Ela tocou o seu vazio existencial. Foi quando recorreu à Virgem Maria e buscou o sacramento da reconciliação.

Ela tinha 40 anos quando se abriu para esse processo maravilhoso que se chama conversão. Numa peregrinação a Assis, ela fez uma profunda experiência com o amor de Deus. Doou todos os seus bens aos pobres, entrou para a família franciscana na ordem terceira, viveu uma vida reclusa e saía para peregrinações em Assis.

Santa Ângela foi instrumento de conversão a partir do momento em que se abriu e levou muito a sério sua vida de conversão.

Santa Ângela de Foligno, rogai por nós!


FONTE DE INFORMAÇÃO:

Logotipo Canção Nova

03 janeiro, 2012

Cardeal Fortunato Baldelli


Fortunato Baldelli (Valfabbrica6 de agosto de 1935) é um cardeal italiano, atual Penitenciário-mor da Penitenciaria Apostólica. Serviu em várias nunciaturas apostólicas.

Brasão de Fortunato Baldelli
BRASÃO CARDINALÍCIO


FONTE DE INFORMAÇÕES:
 


Cardeal Angelo Bagnasco


Angelo Bagnasco (Pontevico14 de janeiro de 1943) é um cardeal italiano e arcebispo de Génova.
Elevado à dignidade cardinalicia em 24 de novembro de 2007.
Brasão de Angelo Bagnasco
BRASÃO CARDINALÍCIO
FONTE DE INFORMAÇÕES: