06 agosto, 2012

O ÚLTIMO ADEUS Á DOM LINO

PARA LEMBRAR
O corpo do bispo emé­rito de Santarém, Dom Lino Vommbomel, 73 anos, foi enterrado ontem, às 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Uma missa celebrada no elevado da Praça de N.S. da Conceição marcou o seu último adeus. Milhares de pessoas participaram da celebração que contou também com a presença de alguns de seus irmãos e sobrinhos vindos de Santa Catarina, sua terra natal.
A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani Tempesta, que foi assistido pelos bispos Gilberto Pastana de Imperatriz (MA) e Esmeraldo Farias de Santarém. Os bispos Erwin Kräutler de Altamira, Capistrano Francisco de Itaituba, e Vicente Zico, bispo emé­rito de Belém, também ajudaram na realização da cerimô­nia. Além de religiosos, autoridades polí­ticas marcaram presença na missa de corpo presente: a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, o vice-governador Odair Corrêa, o deputado estadual Alexandre Von (PSDB) e vá­rios vereadores.
O corpo de dom Lino Vommbomel será sepultado na mesma cripta dos ex-bispos de Santarém dom Tiago Ryan e dom Amando Bahlman. Dom Lino Vommbomel faleceu no inicio da tarde de segunda-feira, 6, após ter sido ví­tima de um ACV (Acidente Vascular Cerebral) no último sá­bado.
Pela manhã, o corpo do religioso percorreu em carreata, em cima de um carro aberto do Corpo de Bombeiros, as principais ruas da cidade até o seminá­rio São Pio X, onde residiu por vá­rios anos de sua vida.
A governadora do estado, Ana Jú­lia Carepa, divulgou à imprensa uma nota de pesar em que exalta solidariedade ao povo de Santarém pela perda do religioso. 'Uno-me ao povo da diocese de Santarém que está entristecido com a morte de dom Lino Vombomel. A Igreja do Pará perde um homem simples e caridoso, sensí­vel e amigo de todos. Que a obra deste grande bispo, que trabalhou mais de 20 anos em terras santarenas, seja continuada com esmero, coragem e dedicação', externou a nota.
Vindo de Teresó­polis, Em Santa Catarina, Dom Lino foi bispo diocesano por 26 anos em Santarém. O religioso havia pedido sua aposentadoria por problemas de saú­de. No último dia 22 de abril, Dom Lino passou a função ao seu sucessor, Dom Esmeraldo Barreto, que veio de Paulo Afonso na Bahia. Dom Lino nasceu em 24 de julho de 1934. Assumiu a profissão religiosa em 31 de dezembro de 1960. Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 15 de dezembro de 1962, em Petró­polis (RJ), e a ordenação episcopal, em agosto de 1981, em Santarém.
Segundo a Pastoral de Comunicação da diocese de Santarém, Dom Lino Vommmbomel foi durante o episcopado membro da Diretoria Nacional do Movimento de Educação de Base, assistente das Pastorais da Regional Norte 2: Pastoral dos Pescadores, bispo auxiliar de Santarém (1981) e coadjutor de Santarém (1983-1985). Antes disso, foi missioná­rio da Pastoral Nipo-Brasileira, membro do Conselho da Província, Vice-Provincial (SP) e pá­roco de São Francisco (1968-1971). Formado em Teologia e Filosofia, fez especialização no Rio de Janeiro e em Tó­quio, Japão.