22 janeiro, 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE



NOTÍCIAS
Data: 2012
Fonte: Núcleo de Comunicação e CNBB
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012
Saúde Pública será o tema da Campanha da Fraternidade de 2012 Por Alan de Jesus

 


A Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) apresentou ontem, às 9 horas, em coletivarealizada na sede do órgão em Belém, a Campanha da Fraternidade 2012 (CF-2012). A ação religiosa do próximo ano tem como tema: “A Fraternidade e Saúde Pública”, e como lema: “Que a saúde se difunda sobre aTerra”. A ideia é instruir ainda este ano líderes de igrejas, comunidades e grupos religiosos do Pará e do Amapá sobre a temática. A campanha será lançada no dia 22 de fevereiro de 2012, data em que a Igreja Católica comemora o início da Quaresma (tempo litúrgico de conversão em que os fiéis devem se preparar para a festa da Páscoa).
Durante coletiva o Coordenador do Instituto de Pastoral Regional (Ipar), padre Lindomar Silva, relatou sobre situação da saúde hoje no Brasil. "A saúde é vista por muitos não mais como um direito do cidadão e, sim, como mercado. Parece que hoje só quem a possui são os que detêm dinheiro", criticou. "O subsídio da Campanha da Fraternidade do ano que vem já está disponível nas livrarias católicas e ajudará a sociedade e as autoridades a discutir sobre o essa realidade", completou.
Segundo o texto base da Campanha da Fraternidade 2012 o objetivo geral é "refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma saúde saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias públicas no sistema público de saúde". O secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Norte 2, Lindomar Silva, lembrou que todos os anos a CF realiza uma ação concreta. "No domingo de Ramos a Campanha realiza o Dia Nacional da Coleta Solidária. Trata-se de uma arrecadação em dinheiro feitas pelos fiéis para ajudar os projetos sociais", explicou. 
No próximo ano a campanha destinará os recursos prioritariamente a mudanças nas políticas públicas em relação à saúde. Projetos como "Ama a Amazônia, enquanto é tempo de sonhar", "Vida que te quero na Amazônia", que forma agentes e planta pastorais da AIDS nas dioceses de Bragança e Castanhal, respectivamente, são algumas das ações concretas criadas e mantidas pelas campanhas passadas.  


FONTE DE INFORMAÇÕES:


ARQUIDIOCESE DE BELÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário