02 dezembro, 2011

CARDEAL TARCISIO BERTONE 77 ANOS DE PURO AMOR E DEDICAÇÃO À IGREJA DE ROMA

 Hoje a Igreja nos apresenta São Cromácio, Bispo de Aquiléia (Itália). Esta cidade da Europa, por um tempo foi muito importante para o Império Romano, que a tinha como centro político e principalmente para o Cristianismo, pois São Jerônimo a chamou: "Comunidade de santos.
Como Bispo, foi santo e sábio pastor, culto, enérgico na defesa da doutrina e incansável na evangelização dos povos, o próprio São Cromácio se destacou como pregador e escritor, além de cooperar para que São Jerônimo e Rufino trabalhassem cada um na sua tradução das Sagradas Escrituras.
É que o nosso cardeal TARCISIO BERTONE, seja no futuro um santo dos nossos tempos dentro de nossa igreja, que Deus onipotente, lhe guie, nesta grande caminhada, e que ele seja mais um instrumento para a paz mundial para um futuro próximo.
Tarcisio Bertone SDB (Romano Canavese, 2 de dezembro de 1934) é um cardeal italiano e secretário de Estado do Vaticano.
Ingressou na Sociedade de São Francisco de Sales de São João Bosco, os Salesianos. Seus estudos médios foram realizados no Oratorio de Valdocco. Continuou no noviciado salesiano de Monte Oliveto, em Pinerolo. Sua profissão religiosa ocorreu aos 3 de dezembro de 1950. Mais tarde, obtém sua licenciatura em teologia (com uma dissertação sobre tolerância e liberdade religiosa) na Faculdade Salesiana de Teologia em Turin. Logo consegue sua licenciatura em teologia e um doutorado em direito canônico no Pontifício Ateneu Salesiano após sua dissertação sobre: O Governo da Igreja no pensamento de Bento XIV – Papa Lambertini (1740 – 1758).
Foi ordenado sacerdote em Ivea em 1 de julho de 1960, por Albino Mensa, Bispo de Ivrea.
Foi eleito arcebispo de Vercelli em 4 de junho de 1991. Ordenado bispo em 1 de agosto de 1991, em Vercelli, por Albino Mensa, arcebispo emérito de Vercelli. Renunciou ao governo pastoral da arquidiocese em 13 de junho de 1995, quando foi nomeado secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. Foi encarregado pelo Papa João Paulo II da divulgação da terceira parte do “segredo” de Fátima.
Em 10 de dezembro de 2002 foi nomeado arcebispo metropolitano de Génova. Foi criado cardeal no consistório de 21 de outubro de 2003. Recebeu o barrete cardinalício, com o título da Igreja de Santa Maria Ausiliatrice in via Tuscolana e seu diaconato foi elevado a pro hac vice ao título cardinalício, em 21 de outubro de 2003.
Aos 15 de setembro de 2006, o Papa Bento XVI, o nomeou secretário de estado do Vaticano. No dia 4 de Abril de 2007 foi nomeado Camerlengo. O mesmo Papa nomeou-o Cardeal-bispo de Frascati em 10 de Maio de 2008.












Nenhum comentário:

Postar um comentário