13 dezembro, 2011

Papa destaca devoção dos latinoamericanos à Virgem Maria



Nossa Senhora de Guadalupe indica a presença do Salvador para sua população indígena e mestiça da América Latina, “ela nos conduz sempre ao seu divino Filho, o qual se revela como fundamento da dignidade de todos os seres humanos, como um amor mais forte que as potências do mal e da morte, sendo também fonte de alegria, confiança filial, consolo e esperança”, salientou o Papa Bento XVI, nesta segunda-feira, 12, durante a Celebração Eucarística pela solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe e pelo Bicentenário de independência de alguns países da América Latina e do Caribe.

A Missa foi realizada na Basílica Vaticana, às 17h30 (horário de Roma), e concelebraram com o Papa o Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone; o prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet; o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; e o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera.

“O Magnificat, que proclamamos no Evangelho, é 'o cântico da Mãe de Deus e da Igreja, cântico da Filha de Sião e do novo Povo de Deus, cântico de ação de graças pela plenitude de graças distribuídas na Economia da salvação, cântico dos 'pobres', cuja esperança é satisfeita pela realização das promessas feitas a nossos pais”, disse o Santo Padre, aos fiéis de língua portuguesa.

Bento XVI ressaltou que, desde a encarnação do Verbo, o Mistério divino revelado em Cristo é contemporâneio a toda pessoa humana em qualquer tempo e lugar por meio da Igreja, que tem Maria como Mãe e modelo.

“Pelo seu 'sim' ao chamado de Deus, a Virgem Maria manifesta entre os homens o amor divino. Neste sentido, ela, com simplicidade e coração da mãe, ainda indica a única Luz e a única Verdade: Seu Filho Jesus Cristo, que 'é a resposta definitiva para a questão sobre o sentido da vida e às questões fundamentais que ainda hoje atingem tantos homens e mulheres do continente americano'”, salientou o Papa. 

A Virgem Maria intercede constantemente pela salvação dos homens. O Santo Padre reforça que com amor maternal, ela cuida dos irmãos de seu Filho que ainda peregrinam e caminham entre perigos e dificuldades, até que sejam levados à pátria feliz.

VEJA A FOTO DOS CONCELEBRANTES DA MISSA:
PAPA BENTO XVI
 CARDEALTARCISIO BERTONE SECRETARIO DE ESTADO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS CARDEAL MARC QUELLET


ARCEBISPO DO MÉXICO CARDEAL NORBERTO RIVERA CARRERA
ARCEBISPO DE APARECIDA DOM RAYMUNDO DAMASCENO  ASSIS



FONTE DE INFORMAÇÕES:
BOLETIM DE INFORMAÇÕES DA SANTA SÉ









Nenhum comentário:

Postar um comentário