09 dezembro, 2011

Dom Leonardo Steiner marca presença na Assembleia Nacional da Pastoral do Menor

Nesta quinta-feira, 8, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Leonardo Ulrich Steiner, marcou presença na 7ª Assembleia da Pastoral do Menor (PaMen), que acontece entre os dias 6 e 11, em Belo Horizonte (MG).
Ao se pronunciar, o secretário apontou o papel da Pastoral na luta e a importância de um maior envolvimento nos conselhos de direitos. Ainda leu uma carta enviada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB, dom Guilherme Werlang, na qual ele justifica sua ausência ao mesmo tempo em que agradece pelo convite de participação no evento.
Também teve lugar nesta quinta-feira um momento de oração e retiro dirigido pelo assessor da Pastoral em Pesqueira (PE), padre Bartolomeo Bergese. Na ocasião, os participantes expuseram os desafios constantes da PaMen. A missa foi presidida por dom Leonardo Steiner e concelebrada pelo bispo referencial da Pastoral, dom Leonardo de Miranda; pelo bispo de Balsas (MA), dom Enemésio Ângelo Lazzaris; pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Edson de Castro Homem e demais padres.
Programação
Na manhã desta sexta-feira, 9, houve uma palestra sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) ministrada pela ex-assessora da Comissão para a Caridade, Justiça e Paz, irmã Delci Franzen, que atualmente faz parte do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais da Rede de Assessoria da Misereor no Brasil. Ainda pela manhã realizou-se uma reunião dividida por região (trabalhos em grupos) e discussão, análise e síntese dos desafios e/ou novas fronteiras a serem enfrentados pela Pastoral do Menor.
Tarde
A partir das 14h30, os participantes se reúnem em grupo, divididos por região, para definição de três diretrizes para o triênio 2012 a 2014 e escolha dos coordenadores da PaMen por regiões. O dia é fechado com uma celebração eucarística no início da noite.
Amanhã, encerramento da Assembleia, haverá uma plenária para aprovação das Diretrizes e Moções. Apresentação e referendo das novas coordenações no início da tarde, um momento especial para a construção da “tábua” com as diretrizes da PaMen para o triênio 2012 a 2014 e, por fim, a celebração de encerramento e envio às 16h30.

secretário geral da CNBB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário